Lucas Amaro

13 de set de 2022

As 10 motos mais rápidas do mundo

Confira quais são as 10 motos mais rápidas do mundo em 2022. Na lista temos modelos que não são mais fabricados e modelos novos.

10° Yamaha YZF R1 – 298 km/h

Desde seu lançamento em 1997, a Yamaha YZF-R1 sofreu poucas alterações, sendo a mais significativa em 2009.

Ano que foi equipada com o novo motor de 4 cilindros em linha com tecnologia Crossplane, um virabrequim com tecnologia vinda diretamente das YZR-M1 utilizadas pela equipe oficial de fábrica do MotoGP.

Em 2015 surge uma nova geração da YZF-R1, um grande salto em relação ao modelo anterior, agora mais moderna em tecnologia eletrônica.

Em 2020 chega mais refinada e compatível com as mais severas normas do Euro 5, repensada para melhorar o desempenho em todas as solicitações.

09° BMW S 1000 RR – 303 km/h

A BMW S 1000RR é uma esportiva orientada para as corridas, inicialmente criada pela Motorrad para competir no Campeonato Mundial de Superbike.

Agora em produção comercial, o modelo foi introduzido em 2009, sendo considerado a moto esportiva mais bem equipada na categoria 1000 cc.

A S 1000RR chegou de fábrica com ABS e controle dinâmico de tração, novidades para as primeiras superbike de rua da época.

08° Suzuki GSX 1300R Hayabusa – 312 km/h

Em 1999, o mundo parou para contemplar a nova moto saída das instalações da fábrica de motos da Suzuki no Japão, a Suzuki Hayabusa, também conhecida como GSX-1300R.

Os números da Hayabusa chocavam uns, mas também não agradaram a algumas pessoas, incluindo políticos e chefes de estado europeus que ameaçavam parar com as exportações para a Europa.

Por isso em 2001, foi decretado um Acordo de Cavalheiros entre os principais fabricantes em que o acordo era limitar as motas a 299km/h.

Mas em 2008 a Hayabusa ganhou as primeiras alterações graças aos ataques da Kawasaki com a Ninja ZX-12R e com a Ninja-ZX14, ganhando aumento de 22cv e de 42cc, sua velocidade máxima passou para 312 km/h.

07° Aprilia RSV4 1100 RR Factory – 316 km/h

A Aprilia RSV4 Factory é uma superbike premium no topo da sua categoria, desenhada para pilotos que procuram a melhor performance sem comprometer a qualidade e a segurança que são sinónimos de Aprilia.

A potência permanece nos extraordinários 217 CV às 13000 rpm. Agora regulamentar com as normas Euro 5, ultrapassa a barreira dos 305 km/h.

Vem agora também dotada na nova centralina Magneti Marelli 11MP e com um novo sistema de escape mais leve e com reduzida inércia térmica.

06° Honda CBR 1000 RR Fireblade SP – 329 km/h

A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2022 chega, para manter-se no topo das motos esportivas.

Já conquistou diversos prêmios em 2021, o modelo surge renovado por meio de novas tecnologias, motorização, aerodinâmica e muito mais.

O motor de quatro cilindros em linha e 1.000 cc da CBR 1000RR-R Fireblade é completamente novo. O pico de potência alcança 216,2 cv a 14.500 rpm e o torque máximo é de 11,5 kgf.m a 12.500 rpm.

05° Ducati Panigale V4R – 331 km/h

A Panigale V4R aumenta ainda mais o desempenho e eleva a corrida para outro patamar, seja para amadores ou profissionais. Uma série de aprimoramentos facilita a condução, deixando mais fácil de pilotar e menos cansativa, ao mesmo mantendo o DNA esportivo.

Os engenheiros da Ducati e Ducati Corse analisaram os números de feedback e dados dos clientes de todo o mundo e dos eventos do Campeonato Mundial de Superbike.

Uma série de alterações aerodinâmicas, de chassi, de controle eletrônico e de mapeamento Ride by Wire: projetadas para aumentar a estabilidade e a velocidade de rotação, alterando e facilitando o fechamento de curvas garantindo aos pilotos um controle do acelerador mais confiante.

04° Kawasaki Ninja ZX-14R – 335 km/h

A Kawasaki Ninja ZX-14R possui um motor de 1352 cc, com mais de 200 cavalos de potência máxima.

Apesar desta sua vocação para altas velocidades, a motocicleta apresenta uma pilotagem confortável e aerodinâmica para ter um bom desempenho tanto nas retas como nas curvas.

Considerada uma das máquinas mais rápidas em duas rodas do mundo, é reconhecida internacionalmente como uma das motocicletas preferidas daqueles que buscam o que mais de mais sofisticado e inovador em uma motocicleta.

Motor O motor estreito, chassi monobloco e tanque de combustível afunilado, fazem com que o encaixe dos joelhos durante a pilotagem seja confortável.

03° Lightning LS-218 – 350 km/h

A Lightning LS-218, é a superbike elétrica mais rápido do mundo em produção. Foi apresentada no Quail Motorcycle Gathering, na Califórnia. Está sendo vendida por encomenda pela site e tem preços diferentes nos EUA e na Europa.

Em teste no deserto de sal de Bonneville, nos EUA, a motocicleta marcou 350 Km/h. O motor é refrigerado à água, produz mais de 200 cv e 228 nm de torque. Tem autonomia de 160 Km e a sua recarga é rápida, com duração de 30 minutos em tomadas de energia padrão.

A Lightning havia estabelecido uma meta desde 2009, que envolvia competir contra as melhores motos a gasolina.

E foi em Junho de 2013, em Pikes Peak, a superbike elétrica conquistou o primeiro lugar em uma competição contra 93 outras motocicletas, envolvendo as elétricas e à gasolina, com pouco mais de 20 segundos de vantagem

02° MTT Turbine Superbike Y2K – 365 km/h

A MTT Turbine Superbike, muitas vezes denominada apenas como Superbike, mais conhecida como Y2K Turbine Superbike, é a segunda motocicleta do mundo com tração e motorização à turbina a jato, criada por Ted McIntyre da Marine Turbine Technologies Inc.

Alimentado por um motor turbo eixo Allison Model 250, produzindo 238 kW (320 cv), a moto tem uma velocidade registrada de 227 mph (370 km / h), com um preço de E.U. $ 150.000 (E.U. $ 185.000 em 2004).

É reconhecida pelo Guinness World Records como a motocicleta de produção "mais poderosa" e "a moto mais cara em produção."

01° Kawasaki Ninja H2R – 400 km/h

Quando foi apresentada em fins de 2014, a Kawasaki Ninja H2R assombrou o mundo, por suas ousadas soluções de engenharia e propostas de potência e velocidade.

O projeto foi desenvolvido em cooperação com outras áreas industriais da marca, que começou como estaleiro, fabricando navios e se transformou em um conglomerado de indústrias, incluindo a divisão aeroespacial, que desenvolveu as linhas aerodinâmicas.

O resultado foi um desenho estiloso, cheio de apêndices que funcionam como asas invertidas, que, em vez de ajudar a decolar, empurram a moto no chão, exatamente para conservar a estabilidade e não sair voando em altas velocidades.

A Ninja H2R é tão exclusiva e singular, que sua produção foi limitada e sua comercialização mundial feita sob encomenda, para ser entregue muitos meses depois, e mesmo assim, se o futuro candidato entrar na fila e depositar nada menos que equivalentes a R$ 357 mil para garantir sua produção.