calculator (3).png
COTAR SEGURO

6 DICAS PARA CONTRATAR O SEGURO DO SEU CARRO SEM ERROS

Contratar um seguro de carro muitas vezes pode parecer uma tarefa complicada. Hoje com tantas seguradoras no mercado oferecendo diferentes tipos de serviços pode confundir qual a melhor opção.

 

Separamos para você 6 dicas que são fundamentais saber na hora de contratar uma apólice de seguro.

 

 

Dica 1: Aproveite os benefícios da assistência 24h

 

Ao comprar um carro, é comum analisar alguns fatores, como o tipo de combustível que o veículo aceita e o consumo, a forma de pagamento e o potencial de revenda. Depois de achar o melhor veículo, ainda existem impostos, combustível e uma série de gastos menores que é necessário arcar. Contratar o seguro, por mais que seja mais um gasto, significa justamente proteger esses investimentos.

 

No entanto, não significa que você desperdiçou dinheiro caso nada ocorra com o seu veículo.

As seguradoras oferecem um leque variado de serviços de  assistência para auxiliar o segurado em diferentes situações. Por exemplo, ajuda em caso de pane, troca de pneus, chaveiro e motorista no caso o segurado não poder dirigir.

 

Algumas seguradoras oferecem serviços ainda mais especializados, como orientações  de alimentação e estilo de vida em geral e serviços de babá, por exemplo. Por isso, vale a pena pesquisar bem os benefícios antes de contratar o seguro e usá-lo para economizar.

 

 

Dica 2: CNH e documentos do veículo em dia

 

A renovação da CNH dá aos motoristas um prazo de até 30 dias após o vencimento da carteira para regularizá-la, agora com a novas lei, quem não renovar neste prazo ganha multa e precisa fazer o processo desde o início. Geralmente as seguradoras também aceitam esses 30 dias para que o cliente com sinistro regularize a carteira de habilitação.

 

Nesse caso funciona da seguinte maneira: se ocorrer sinistro com CNH vencida dentro desses 30 dias, o segurado deverá renovar a CNH e, com a documentação em dia e enviada à seguradora, será dada sequência no processo de indenização ou conserto do veículo.

 

 

Dica 3: Não omita informações para o corretor

.

O cálculo do preço do seguro leva em conta uma série de informações pessoais e do veículo para calcular o risco de acidente ou furto. Por isso o seguro é mais caro para pessoas mais jovens ou

que deixam o carro na rua, por exemplo.

 

São dezenas de fatores levados em conta e cada seguradora tem um complexo sistema próprio para fazer esse cálculo, constantemente atualizado.

 

Sabendo disso, é tentador distorcer alguma informação no momento da contratação para diminuir o preço do seguro.

 

Mas tenha em mente que a seguradora será muito rigorosa para conferir essas informações caso ocorra uma perda total ou um furto, podendo inclusive cancelar o pagamento da indenização. O barato sai caro!

 

 

 

 

Dica 4: Comunicar as mudanças no perfil dos condutores

 

Sempre que houver alguma alteração que envolva a utilização do  veículo é muito importante que seja comunicada para a seguradora. Conforme falamos no item anterior, o preço do seguro leva em conta uma série de informações pessoais e do veículo, e caso alguma alteração seja feita, a seguradora precisa ficar sabendo.

 

 

 

 

Dica 5: Entenda o que é sua franquia

 

A franquia  é a participação do segurado em caso de perda parcial do veículo. Ela é paga diretamente a oficina para consertar os danos do carro.

 

Conheça os tipos de franquia:

 

Franquia Comum: Valor estabelecido previamente pela seguradora, levando em consideração o valor do veículo e suas peças.

 

Franquia Reduzida: Tem como  objetivo diminuir o valor normal da franquia e com isso o valor do  seguro aumenta, pelo fato de estar diminuindo a sua participação em um eventual sinistro.

 

Franquia Isenta: Algumas seguradoras isentam os clientes de pagar franquia em um eventual sinistro de perda parcial, porém mesmo assim estabelecem um valor prévio e esta isenção só é concedida caso o orçamento atinja essa valor. Essa modalidade torna o seguro mais caro, pois você está isentando de pagar qualquer valor de franquia.

 

Franquia Aumentada: Tem como objetivo aumentar o valor normal da franquia para diminuir o valor do seguro, pelo fato de estar aumentando a sua    participação em um eventual sinistro.  Atualmente essa modalidade caiu em desuso, devido ao desconto ser muito aquém do esperado.

 

 

 

Dica 6: Evite veículos visados para roubo e furto

 

Se você ainda esta no processo de compra do seu veículo, uma dica é verificar se ele não está na lista dos mais roubados porque os que sofrem mais assaltos costuma ter o valor do seguro mais elevado.

 

Agora, se já comprou o seu carro sem antes verificar essa informação, não tem mais  jeito, é preciso investir em outros itens de segurança, como  alarmes e rastreadores, se quiser pagar menos.

 

Confira a relação dos veículos mais roubados no Brasil até junho de 2016.

 

 

Fiquei espero na hora de contratar o seguro para seu carro. Aproveite os benefícios que sua seguradora oferece. Se você ainda tiver dúvidas entre em contato com a gente.

 

Please reload

Mais lidos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Please reload

10

QUEM ESCREVE OS ARTIGOS

Olá, sou o Lucas Amaro. Sou formado em Administração de Empresas e na Escola Nacional de Seguros. Tenho 30 anos e trabalho com seguros desde os meus 17 anos. Se tiver alguma dúvida pode me enviar por e-mail:

lucasamaro@cobrasguros.com.br.

COTAÇÃO
RÁPIDA
Please reload

Você também pode gostar