top of page
  • Lucas Amaro

ENTENDA PORQUE VOCÊ PAGA MAIS NO SEU SEGURO DO QUE SEU VIZINHO

Diversos fatores são levados em consideração para se chegar ao valor de um seguro de automóvel. Além de dados estatísticos e coberturas contratadas, as seguradoras analisam o perfil de cada motorista, região de circulação e modelo de veículo.

Neste artigo quero mostrar quais são essas variáveis levadas em consideração na hora de calcular o seguro do seu carro.

1° Modelo do veículo:

A primeira coisa que devemos analisar quando se fala em preço de seguro é o modelo do veículo. Cada um possui uma taxa específica, e isso irá determinar o valor o que você irá pagar. Muitas pessoas me perguntam por que o vizinho ou parente está pagando menos por uma apólice. A primeira coisa que pergunto é: os carros são os mesmos? Cada veículo possui uma taxa de seguro diferente, não é possível comparar preço quando o carro não igual. Outro fator que as seguradoras levam muito em consideração é o índice de roubo e furto. Todo semestre a Susep (Superintendência de Seguros Privados) divulga uma relação dos 10 veículos mais roubados no Brasil, e estes veículos possuem uma taxa maior ainda para contratação do seguro.

2° Perfil do motorista:

A(s) pessoa(s) que dirige(m) o veículo também influencia(m) diretamente no preço do seguro. Condutores mais jovens (entre 18 e 25 anos) possuem uma taxa maior, mulheres possuem um desconto no valor, a utilização do veículo também afeta diretamente (veículo será utilizado para lazer ou exercício do trabalho), estado civil também. Ou seja, para cada perfil existe diferença no valor a ser pago.

3° Região de circulação:

A região aonde você mais dirige também é levada em consideração na hora de contratar o seguro. Existem bairros aonde o índice de roubo e furto de veículos é maior, e é justamente nestes bairros que a taxa do seguro fica mais cara. Eu já fiz cotações que observei diferenças de R$ 400,00 entre bairros em Porto Alegre. Algumas cidades no interior, aonde a taxa de roubo de carros é menor, o seguro tende sempre a ficar mais barato.

4° Classe de bônus:

Outro fator importante que influência no preço do seguro é o bônus da sua apólice. Para quem não conhece muito bem, sempre que você renova seu seguro, e não tiver ocorrido nenhum sinistro nos últimos 12 meses, você tem direito a uma classe de bônus. Este bônus é convertido em desconto no valor do seguro e pode chegar até 45%. A classe de bônus varia entre 1 a 10, e pode ser transferida entre cônjuges e pais e filhos.

5° Coberturas contratadas:

Cada seguradora possui uma extensa relação de coberturas e serviços disponíveis. Carro reserva, vidros, danos em terceiros, assistência 24h, franquia, acidente por passageiros....São muitas! Cada cobertura influencia no valor do seguro, algumas agravam pouco e outras bastante. O mais importante é que você deve saber pelo que esta contratando. Caso tenha alguma dúvida sobre alguma cobertura entre em contato conosco que poderemos te ajudar.

6° Seguradora:

A escolha da seguradora também define a taxa do preço pago pelo seu seguro. Mas esse fator pode variar bastante dependendo da época de contratação da apólice. Como eu falei anteriormente, o preço do seguro é feito com base em dados estatísticos, ou seja, variam o tempo todo. Você pode contratar o seguro hoje com a seguradora X e daqui a dois meses a seguradora Y está com a tarifa menor. Todo mês a taxa sofre alteração, para alguns veículos para mais e outros para menos.

O preço de um seguro pode variar bastante para cada pessoa, são diversos dados que as seguradoras levam em consideração para chegar ao valor final que você irá pagar. É importante você conhecer e que saber exatamente aquilo que esta contratando. Caso tenha alguma dúvida sobre o seu seguro, estaremos dispostos a ajudar.

bottom of page