calculator (3).png
COTAR SEGURO

ENTENDA PORQUE VOCÊ PAGA MAIS NO SEU SEGURO DO QUE SEU VIZINHO

25/08/2016

 

Diversos fatores são levados em consideração para se chegar ao valor de um seguro de automóvel. Além de dados estatísticos e coberturas contratadas, as seguradoras analisam o perfil de cada motorista, região de circulação e modelo de veículo.

 

Neste artigo quero mostrar quais são essas variáveis levadas em consideração na hora de calcular o seguro do seu carro.

 

1° Modelo do veículo:

A primeira coisa que devemos analisar quando se fala em preço de seguro é o modelo do veículo. Cada um possui uma taxa específica, e isso irá determinar o valor o que você irá pagar. Muitas pessoas me perguntam por que o vizinho ou parente está pagando menos por uma apólice. A primeira coisa que pergunto é: os carros são os mesmos? Cada veículo possui uma taxa de seguro diferente, não é possível comparar preço quando o carro não igual. Outro fator que as seguradoras levam muito em consideração é o índice de roubo e furto. Todo semestre a Susep (Superintendência de Seguros Privados) divulga uma relação dos 10 veículos mais roubados no Brasil, e estes veículos possuem uma taxa maior ainda para contratação do seguro.

 

2° Perfil do motorista:

A(s) pessoa(s) que dirige(m) o veículo também influencia(m) diretamente no preço do seguro. Condutores mais jovens (entre 18 e 25 anos) possuem uma taxa maior, mulheres possuem um desconto no valor, a utilização do veículo também afeta diretamente (veículo será utilizado para lazer ou exercício do trabalho), estado civil também. Ou seja, para cada perfil existe diferença no valor a ser pago. 

 

 

3° Região de circulação:

A região aonde você mais dirige também é levada em consideração na hora de contratar o seguro. Existem bairros aonde o índice de roubo e furto de veículos é maior, e é justamente nestes bairros que a taxa do seguro fica mais cara. Eu já fiz cotações que observei diferenças de R$ 400,00 entre bairros em Porto Alegre. Algumas cidades no interior, aonde a taxa de roubo de carros é menor, o seguro tende sempre a ficar mais barato.

 

 

4° Classe de bônus:

Outro fator importante que influência no preço do seguro é o bônus da sua apólice. Para quem não conhece muito bem, sempre que você renova seu seguro, e não tiver ocorrido nenhum sinistro nos últimos 12 meses, você tem direito a uma classe de bônus. Este bônus é convertido em desconto no valor do seguro e pode chegar até 45%. A classe de bônus varia entre 1 a 10, e pode ser transferida entre cônjuges e pais e filhos.

 

 

5° Coberturas contratadas:

Cada seguradora possui uma extensa relação de coberturas e serviços disponíveis. Carro reserva, vidros, danos em terceiros, assistência 24h, franquia, acidente por passageiros....São muitas! Cada cobertura influencia no valor do seguro, algumas agravam pouco e outras bastante. O mais importante é que você deve saber pelo que esta contratando. Caso tenha alguma dúvida sobre alguma cobertura entre em contato conosco que poderemos te ajudar.

 

6° Seguradora:

A escolha da seguradora também define a taxa do preço pago pelo seu seguro. Mas esse fator pode variar bastante dependendo da época de contratação da apólice. Como eu falei anteriormente, o preço do seguro é feito com base em dados estatísticos, ou seja, variam o tempo todo. Você pode contratar o seguro hoje com a seguradora X e daqui a dois meses a seguradora Y está com a tarifa menor. Todo mês a taxa sofre alteração, para alguns veículos para mais e outros para menos.

 

O preço de um seguro pode variar bastante para cada pessoa, são diversos dados que as seguradoras levam em consideração para chegar ao valor final que você irá pagar. É importante você conhecer e que saber exatamente aquilo que esta contratando. Caso tenha alguma dúvida sobre o seu seguro, estaremos dispostos a ajudar.  

 

 

Please reload

Mais lidos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Please reload

10

QUEM ESCREVE OS ARTIGOS

Olá, sou o Lucas Amaro. Sou formado em Administração de Empresas e na Escola Nacional de Seguros. Tenho 30 anos e trabalho com seguros desde os meus 17 anos. Se tiver alguma dúvida pode me enviar por e-mail:

lucasamaro@cobrasguros.com.br.

COTAÇÃO
RÁPIDA
Please reload

Você também pode gostar