top of page
  • Lucas Amaro

CONSÓRCIO OU FINANCIAMENTO QUAL A MELHOR OPÇÃO?


Quem nunca ficou na dúvida na hora de comprar um veículo, consórcio ou financiamento? Quase 80% dos veículos comercializados no Brasil, são através de financiamento. Porém, esta modalidade vem perdendo o mercado devido à alta taxa de juros. Por outro lado, o mercado do consórcio vem crescendo de maneira significativa.

Mas antes de escolher, devemos entender como funciona cada uma destas modalidades. Na hora da compra do carro 0km, a maioria opta pelo financiamento principalmente pela vantagem de ter a possibilidade de sair com o carro da concessionária após a aprovação do cadastro. Porém, para poder aproveitar esta vantagem, o consumidor paga uma taxa alta de financiamento, além dos juros, podendo chegar a um valor até duas vezes superior ao preço do veículo. Vivemos um momento de crise e devido ao aumento da Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) as taxas de financiamento estão mais altas já que os bancos se balizam por ela.

O consórcio é uma boa alternativa para fugir das taxas e juros, contribuindo para um gasto para o bolso do consumidor. Existe a cobrança de uma taxa administrativa, definida por cada administradora. Mesmo assim, o valor final é bem menor comparado ao financiamento. A desvantagem é o fato de ter que esperar um pouco mais para realmente ter o veículo.

Como escolher a melhor opção?

É necessário levar em consideração alguns fatores antes de decidir qual a melhor opção para o seu bolso. Vale ressaltar que, quanto menos você der de entrada na compra de um veículo financiado, os juros serão maiores. O ideal mesmo, seria pagar à vista ou a maior quantia que puder para diminuir os juros do financiamento. Atualmente, várias concessionárias estão com estoques cheios e com opções mais atraentes, vale pesquisar antes de adquirir o seu veículo 0 km. Para aqueles que possuem uma poupança ou até mesmo um veículo usado para negociar, é mais fácil de conseguir uma taxa mais baixa.

Geralmente pessoas que já possuem um veículo, optam pelo financiamento na hora de trocar o seu carro, principalmente por já terem a sua disposição um veículo e não querem ou não podem ficar sem este conforto.

Mesmos nestes casos, vale a pena pesquisar qual a opção mais em conta!

Planejar a compra do seu carro novo pode acabar sendo a melhor opção principalmente neste momento atual da economia. Motivo este, que estão levando cada dia mais pessoas a optarem pelo consórcio. Principalmente para aqueles que não possuem valor de entrada, nem poupança. Se você pode esperar mais um pouco para adquirir um veículo, opte pelo consórcio.

Você ainda pode se organizar e dar lances, que possibilitam a aquisição do veículo em menos tempo e com as mesmas condições de pagamento. Além claro, dos sorteios que geralmente ocorrem mensalmente. Lembre-se sempre de se certificar do índice de reajuste anual das parcelas do consórcio antes de assinar o contrato.

PLANEJE-SE!

Com certeza tudo que você planejar e organizar com antecedência fará toda a diferença no seu bolso! Leve em conta todos os fatores e não esqueça de contabilizar na aquisição do seu veículo todos os demais gastos, como por exemplo: seguro, IPVA, estacionamento, manutenção do veículo ou até mesmo as revisões. Todos os detalhes são extremamente importantes, principalmente para aqueles que não dispõem de recursos reservas.

bottom of page