top of page
  • Lucas Amaro

Os melhores alimentos para consumir durante o verão


A cada ano que passa, a temperatura do planeta sobre incessantemente, gerando muita preocupação com o nosso bem estar, pois com todo este calor sofremos diversos danos à saúde. Um dos cuidados que devemos ter no verão é com os alimentos que iremos consumir. Evitar alimentos pesados e gordurosos diminui o risco de complicações intestinais e estomacais além de garantir uma digestão mais rápida. De contra partida, existem aqueles alimentos que nos ajudam a repor o que precisamos e acabamos perdendo por causa do calor. São alimentos leves, mas de extrema importância, ajudam o nosso organismo a funcionar melhor e manter-nos hidratados.

A necessidade de ingerir alimentos mais leves no verão possui explicações químicas e biológicas. Nosso corpo possui uma temperatura em torno dos 36° e quando está frio ele precisa de mais energia para manter a temperatura ideal, por isso ingerimos mais calorias. No verão nosso corpo reage de forma contrária, não precisamos de tanta energia para aquecê-lo, nesta época o nosso organismo está preocupado em aliviar o calor excessivo e por isso, precisamos nos preocupar em repor a perda de água e sais minerais, consumindo bastante água e sucos. Vale lembrar que sentir sede já é um sinal de desidratação.

Separamos alguns alimentos leves, mas que nos ajudam a repor tudo o que perdemos.

CARNE MAGRA

Por ser rico em proteína, o consumo da carne magra é importante não somente no verão, mas durante o ano todo. Ela é bem importante para aquelas pessoas que estão iniciando alguma atividade física. As melhores opções para consumo durante o verão são as carnes de peixe e frango. São opções leves, saborosas e nutritivas.

ÁGUA E SUCO

Por causa do calor, sofremos com o suor excessivo principalmente quem prática exercícios físicos. Repor todo este liquido perdido é fundamental para manter-nos hidratados. Desta forma, aconselhamos o consumo destes líquidos. Opte sempre por sucos naturais, eles são ricos em nutrientes.

FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES

Além de serem essenciais para a nossa saúde são rapidamente processadas pelo nosso organismo auxiliando inclusive quem sofre com a prisão de ventre. São alimentos leves, saudáveis e ricos em nutrientes. São capazes de fortalecer nosso sistema imunológico. A combinação destes alimentos como, por exemplo, vitaminas a base de frutas e verduras também é uma ótima opção leve e refrescante para os dias mais quentes. As frutas que possuem um percentual maior de água, fibras e minerais são: a banana prata que é rica em vitamina C e B2, o abacate rico em vitamina C e a acerola que também possui vitamina C. Como as verduras mais ricas em água, nutrientes, minerais e vitaminas, citamos o espinafre, agrião e couve. E os legumes preferidos pelos altos níveis de nutrientes são a cenoura, abóbora e abobrinha.

GRÃOS

Eles possuem fibras e por isso são processados rapidamente pelo nosso organismo garantindo uma boa digestão e saciedade. Vale combinar os grãos com outras receitas como, por exemplo, o iogurte natural que pode inclusive ser uma ótima opção de sobremesa. O nosso organismo precisa de carboidratos para que tenhamos energia! Opte pelo arroz integral que possui 70,1% de água, fibras e minerais, além de vitaminas do complexo B. O feijão carioca além de todos estes nutrientes possui também 80,4% de água.

Tenha cuidado ao preparar os seus alimentos. Manter uma boa higienização nos livra de algumas intoxicações alimentares, mais comuns durante esta época. Recomendamos também a prática de exercícios físicos para manter-nos saudáveis, mas não esqueça: mantenha-se hidratado!

bottom of page