top of page
  • Lucas Amaro

7 Dicas antes de contratar um seguro

Atualizado: 25 de nov. de 2022


7-dicas-para-contratar-seguro

Confira nesse artigo 7 dicas que considero fundamentais na hora de contratar um seguro para seu veículo e não ter dores de cabeças depois.

1. Pesquisar o preço do seguro antes de comprar o veículo


Sim, parece óbvio, mas é a dica mais importante de todas. Antes mesmo de decidir qual veículo comprar, já tenha noção do valor médio do seguro.


Quando você está pesquisando informações como: consumo, preço de revenda, opcionais, manutenção e etc. Saber o valor do seguro pode evitar uma tremenda dor de cabeça.


Faça uma cotação de seguro para ter uma ideia do valor. Uma dica é fugir dos veículos mais procurados pelos ladrões.

2. Escolha uma corretora de seguros que você confia


Estamos há mais de 30 anos no mercado e posso garantir: milagres não existem. A regra o barato que sai caro se aplica muito bem na hora de contratar um seguro.


Para começar a busca por uma corretora de confiança, consulte o registro na SUSEP (órgão responsável por controlar e fiscalizar o mercados de seguro).


Tudo ok? Então saiba que, ao optar por ter um corretor de seguros ao invés de contratar o seu seguro pelo banco, você pode sim economizar tempo e dinheiro.


Pois ele irá te passar todas as orientações necessárias no momento de um sinistro, por exemplo. Nada de ficar horas na espera pelo atendimento de uma central telefônica com aquelas gravações desagradáveis.

3. Compare os preços


Peça para seu corretor simular o seguro em todas as seguradoras que ele trabalha. Essa pesquisa é muito importante, pois o valor pode variar muito entre elas.

4. O barato que sai caro


Economizar R$ 200,00 no seu seguro, mas gastar R$ 700,00 para alugar um carro reserva. Na hora de contratar o seguro você precisa de alguém que oriente quais coberturas são adequadas para seu perfil.


Nem sempre o mais barato será aquele que vai te ajudar quando você precisar. Então já que você está gastando, que seja útil.

5. Não contrate o que você não precisa

Da mesma forma que não contratar uma cobertura necessária para economizar, contratar o que não precisa também não faz sentido. Evite exageros e contrate somente o necessário.


Existem diversos tipos de seguros e serviços de assistência 24 horas. É importante você saber as coberturas de cada um e optar por aquele que mais se encaixa com você.


6. Escolha a franquia certa


Dica muito importante. Franquia é a sua participação no momento de usar o seguro. E ela pode variar bastante, assim, você precisa saber qual o valor está contratando.


Sempre que possível, opte pela franquia mais baixa. Mas o valor não é o principal, e sim saber o valor, porque assim você não vai ter surpresas quando precisar acionar o seguro.

7. Forneça informações claras e corretas


O seguro auto é calculado a partir de informações que você passa para a corretora. E todas essas informações são extremamente importantes.


Ao omitir alguma informação, você vai estar pagando por um serviço que, quando precisar usar, poderá ser negado.


Se você tiver qualquer dúvida consulte seu corretor. Lembre-se também de manter todas as informações atualizadas durante o período de vigência da apólice, como endereço, CEP, estado civil e utilização do veículo.

Pronto! Seguindo estas dicas você estará contratando o seguro para o seu automóvel de forma correta e economizando o seu dinheiro de forma inteligente!

bottom of page