top of page
  • Lucas Amaro

Como evitar os 10 acidentes domésticos mais comuns

Atualizado: 25 de nov. de 2022



como-evitar-acidentes-domesticos

Saber o que fazer quando ocorre um acidente doméstico pode não só diminuir a gravidade do acidente, como salvar vidas. Curiosamente, eles são a maior causa de morte no Brasil entre crianças em idosos.


Devemos estar sempre atentos àqueles pequenos detalhes que podem sim criar uma situação de risco para crianças curiosas, idosos com movimentos limitados e adultos desatentos.


Separei aqui os 10 acidentes mais comuns que ocorrem dentro de casa e que talvez você nem vazia ideia.

1. Incêndios


Sem dúvida, o mais preocupante de todos e que na maioria das vezes ocorre por algum descuido “bobo”. Uma simples vela acesa e uma corrente de vento podem causar um incêndio daqueles.


Tente substituir as velas por lâmpadas de emergência, mantenha objetos elétricos bem guardados e longe do alcance das crianças, desligue sempre o gás quando este não for utilizado e armazene o seu botijão do lado de fora de casa.

2. Armas de fogo


Com certeza já ouvimos alguma história bem triste sobre o filho de um amigo do vizinho que pegou a arma do pai apenas para “brincar” e acabou sendo vítima ou até mesmo atingindo outra pessoa.


Definitivamente armas e crianças não combinam! Por tanto se você possui uma dentro de casa, guarde-a com segurança SEMPRE!

3. Objetos afiados


Assim como as armas de fogo, facas, tesouras e qualquer objeto cortante devem ser armazenados com segurança, longe do alcance de crianças e utilizados sempre com cuidado e atenção.

4. Choques elétricos


E quem aqui também tem a impressão de que as tomadas possuem um imã para os pequenos? O ideal é usar protetores de tomadas para evitar que até mesmo o seu filho menor tente colocar o dedinho naquele curioso buraquinho da tomada!


Outra dica bem importante, mas esta para os adultos super-heróis que se arriscam nos pequenos consertos elétricos: desligue sempre o disjuntor, mesmo quando for fazer uma simples troca de chuveiro elétrico. E caso tenha alguma dúvida, consulte um profissional. Não se arrisque.

5. Quedas


Levante o dedo quem nunca improvisou uma “escada” para trocar uma lâmpada? Ou aquela velha história, a avó da minha amiga caiu do banquinho quando foi estender a roupa.


Gente existem escadas apropriadas para isso. Mas não esqueça de utilizá-las com segurança. Além disso, tenha cuidado com pisos escorregadios, tapetes que não possuam antiderrapantes e se for necessário, instale contenção nas escadas, banheiros e etc. Não se esqueça de grades de proteção em janelas e sacadas.

6. Queimaduras


Pessoal, o índice de queimaduras domésticas no Brasil é de mais de um milhão de pessoas por ano. Sem dúvida o melhor tratamento para queimaduras é evita-las!


Por tanto, tenha cuidado ao manusear objetos quentes, utilize luvas térmicas, substitua o álcool líquido pelo gel, certifique-se de que os cabos das panelas não estejam soltos e nem projetados para fora do fogão.

7. Asfixia por objetos


É preciso ter muito cuidado com pequenos objetos espalhados pelo chão. Qualquer coisa, sério pessoal, qualquer coisa mesmo pode ir rapidamente para a boca de uma criança.


Eles são curiosos e quando pequenos saem colocando tudo que há pela frente na boca. Este acidente atinge principalmente crianças de até 9 anos. Então, evitem objetos pequenos ao alcance de crianças.

8. Intoxicaçaões


O risco de intoxicação, principalmente ao manusear produtos de limpeza sem os devidos cuidados é enorme. Por isso, mantenha-os em suas embalagens originais, bem armazenados e bem fechados. Quando for manusear algum produto tóxico, use uma máscara. Tenha cuidado também com remédios, mantenha-os sempre em local seguro e longe do alcance de crianças.

9. Afogamentos


Mantenha os baldes sempre vazios após utilizá-los e viradas de cabeça para baixo. Além disso, se você possui piscina em casa, providencie grades de proteção em volta.

10. Alergias


Na maioria das vezes, só descobrimos alguma alergia quando passamos por alguma situação de risco e algumas alergias podem ser fatais.


Existem diversos tipos de alergias, desde picadas de insetos e animais peçonhentos como alergias a produtos de limpeza, tecidos e animais de estimação.


Durante o verão o ataque destes queridos insetos torna-se mais frequentes, pois com o calor eles saem dos seus ninhos e então somos surpreendidos com sua indesejada visita. Por isso, fique atento aos sinais e sintomas e caso você tenha alguma reação alérgica após uma picada de inseto, procure rapidamente atendimento médico.

bottom of page