top of page
  • Lucas Amaro

Qual é a seguradora mais cara para seguro de automóvel?


Toda vez que você vai renovar o seguro do seu carro ou contratar um seguro novo você deve ficar se perguntando “será que estou pagando pelo seguro mais barato?” ou “é possível reduzir ainda mais o valor do meu seguro?”. Em tempos de economia em crise é mais do que certo poupar o seu dinheiro, evitando gastos desnecessários, ainda mais quando falamos em algo que é indispensável hoje em dia no Brasil: seguro de carro.

Atualmente existem mais de 30 seguradoras operando em nosso país, com as mais diversas opções de coberturas e benefícios, nos mais diversos ramos de negócios. Então você se pergunta “qual delas é a mais barata para contratar o seguro do meu carro?” A resposta é: depende.

Chegar no preço final do seguro depende de diversos fatores para as seguradoras, tanto fatores externos como internos. Alguma vez, provavelmente, você já deve ter conversado com seu vizinho sobre o assunto e ele falou que tinha um seguro na mesma seguradora mas que pagava bem menos que você. Você ficou com a pulga atrás da orelha e foi direto perguntar para seu corretor porque pagava mais. Não é verdade?

Vou citar alguns exemplos que afetam diretamente no preço do seguro de carro: sexo do motorista, idade, estado civil, bairro onde mora ou de maior circulação, possui motorista jovens dirigindo, modelo do veículo, índice de roubo do veículo (pode variar por estado), bônus de desconto...a lista segue. Eu poderia fazer uma relação grande aqui citando as variáveis. E além disso, essas variáveis mudam em cada seguradora, ou seja, depende muito o preço do seguro. Consegue entender agora? Não é possível escolher uma seguradora como a mais barata do mercado, essa informação não está correta, se alguém já te falou isso não era verdade. Poderia ser a mais barata para ele, para o perfil dele, para o modelo do carro dele, mas para você pode ser que não.

Não faz diferença pesquisar o preço em outras seguradoras?

Não só faz, como você deve pesquisar. Seguro é pura estatística, e estatística trabalha com variáveis. Ou seja, o preço varia com as informações, que variam todo dia, mês e ano. Por isso que o valor que você paga em um ano não vai ser igual no outro. Às vezes o preço aumenta e às vezes diminui. Vou citar um exemplo de variável muito fácil de identificar que está afetando bastante o preço de seguro de carro aqui no estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente em Porto Alegre: Índice de roubo de veículos. Há cerca de um ano e meio este índice tem aumentado todo ano, afetando de forma negativa o mercado de seguro no estado, e mais um vez quem paga por isso somos nós consumidores. Se o número de roubo e furto de veículos sobe, as seguradoras registram maior número de sinistros, se o número de sinistro sobe, o preço do seguro também. Entende? Quando há uma queda nesse índice o preço também reduz. Por isso é sempre importante pesquisar o valor do seu seguro e outras seguradoras.

Aqui na corretora trabalhamos com 10 seguradoras de carro, e toda vez que fazemos um orçamento calculamos em todas. É importante para nós sabermos como está o preço no mercado, e identificarmos qual a seguradora possui o menor preço para determinado modelo e para determinado tipo de motorista.

Como é possível então economizar no preço no seguro?

Algumas coisas você não pode evitar que o preço do seu seguro fique caro, por exemplo sua idade. Se você tem 19 anos não existe muita solução, o valor do seguro é caro mesmo. Algumas alternativas como contratar um seguro com cobertura exclusiva para roubo e furto pode fazer você economizar legal, mas na maioria dos casos o preço vai ser salgado.

Porém você fazer algumas coisas para reduzir o custo, como por exemplo evitar modelos de veículos que são muito roubados. Todo ano a Susep (Superintendência de Seguros Privados) divulga a relação do modelos mais roubados. Comprar os que estão em primeiro lugar com certeza fará você gastar mais na hora de contratar uma apólice. Uma dica que dou e sempre falo para os nossos clientes é que antes de comprar o carro converse com seu corretor e verifique os valores. Fazer essa simples consulta poderá diminuir uma grande dor de cabeça no futuro. Já tivemos casos na corretora do clientes que trocaram de carro por um modelo importado com mais de 5 anos e não conseguiram fazer o seguro com cobertura total.

Converse bem com seu corretor quando estiver fazendo seu seguro. Faça todas as perguntas que tiver, tire todas suas dúvidas, por mais bobas que pareçam. Nem sempre vai ser possível pagar pouco, mas com uma boa consultoria você pode ao menos fugir de algumas armadilhas.

Se você estiver renovando seu seguro ou comprando um carro novo e quer saber o preço do seu seguro, fale conosco. Trabalhamos com as maiores seguradoras do país e teremos o maior prazer em poder te ajudar a contratar de forma correta e econômica.

bottom of page