top of page
  • Lucas Amaro

VEJA QUAIS SÃO AS COBERTURAS OBRIGATÓRIAS NO SEGURO AUTO


Pesquisar qual o veículo certo para comprar não é uma tarefa fácil e muitas vezes podem levar vários dias até que se chegue numa decisão final, porém analisar com cuidado algumas informações previamente podem fazer você evitar futuras dores de cabeça e poupar bastante dinheiro. A escolha do carro irá impactar diretamente seu bolso na hora de contratar uma apólice de seguro.

Leia também:

É um assunto que ninguém gosta muito de falar, mas quando pesquisado com antecedência, evita grandes sustos na hora de contratar. Com tantas seguradoras no mercado, e tantas coberturas diferentes disponíveis, muitas vezes fica difícil escolher qual a melhor opção para fazer a proteção mais correta para o seu perfil de motorista. Nesse post vou apresentar quais são as principais coberturas no seguro de carro, aquelas que não podem deixar de serem contratadas, evitando uma compra mail feita e deixando de gastar dinheiro sem necessidade.

Coberturas obrigatórias

O seguro de veículos (carros, motos, caminhões leves) oferece diversas coberturas para diferentes tipos de situações, porém existem três que são de contratação obrigatória para você comprar uma apólice, são elas:

- Cobertura Compreensiva: É a cobertura de seguro total, que inclui colisão, incêndio, roubo/furto e danos contra terceiros (RCF). Normalmente é a mais contratada, pois oferece proteção mais completa. Nessa modalidade ainda é possível por contratar diversas coberturas adicionais, como: carro reserva, vidros, faróis, lanternas, assistência 24 horas, acidentes com passageiros, entre outras.

- Coberturas Exclusiva Roubo e Furto: Proteção exclusiva para casos de roubo e furto do veículo, sem proteção contra danos causados por acidentes. É uma boa alternativa quando o preço da apólice com cobertura compreensiva fica muito elevado, para não deixar o veículo completamente desprotegido. Tem um ótimo custo-benefício e pode chegar a custar até 70% menos que a cobertura total.

- Cobertura Contra Terceiros (RCF): Entre as três coberturas obrigatórias, essa é a mais simples, oferecendo proteção somente contra danos causados por acidentes à veículos de terceiros, ou seja, cobre somente colisão em veículos de outras pessoas e não para o veículo segurado. É a de menor valor, em média a apólice custa R$ 700,00/ano, e normalmente é contratada para veículos mais antigos ou de uso comercial. Ela pode ser contratada em complemento com a exclusiva roubo e furto.

Coberturas adicionais

Após escolher entre as três coberturas principais, você ainda tem à disposição outras coberturas que ajudam diminuir gastos, como por exemplo: o aluguel de um carro enquanto o seu fica na oficina consertando. As coberturas adicionais mais contratadas são: carro reserva, vidros, faróis, lanternas, retrovisores, acidentes com passageiros (APP), assistência 24 horas, danos morais, despesas extraordinárias.

Evite tomar sustos na hora de contratar uma apólice de seguro. A grande maioria das pessoas não faz, mas o ideal seria sempre conversar com seu corretor e ter uma ideia de preço do seguro antes de comprar o veículo. Mas caso você já tenha feito a escolha o mais importante é não ficar sem proteção. Faça uma simulação com as três coberturas obrigatórias e veja qual a melhor para seu perfil e qual cabe no seu orçamento.

bottom of page