calculator (3).png
COTAR SEGURO

Como funciona seguro de vida para funcionários

 

 

As leis brasileiras não obrigam que todas as empresas contratem seguro de vida para seus funcionários. No entanto, se um colaborador sofrer algum acidente durante o horário de trabalho, existe uma grande possibilidade da empresa ser responsabilizada. Em contrapartida, alguns setores, como indústria, construção civil, bares e restaurantes, entre outros, são obrigados a contratar seguro de vida para todos os seus funcionários, seguindo o que está no acordo de convenção de cada categoria. Se você ainda tem dúvidas com relação a esta questão, veja algumas informações que listei abaixo, que podem te ajudar a esclarecer a maioria delas.

 

Como funciona o seguro de vida empresarial?

 

Cada funcionário, ao ser contratado, é incluído na apólice coletiva da empresa. A partir daí este trabalhador passa a ter direito a uma indenização (que é destinada aos seus dependentes financeiros que entraram como beneficiários) caso ele venha a falecer naturalmente, ou em virtude de algum acidente. Diferente do seguro individual, que atende uma única pessoa e pode ser personalizado para ela, o empresarial é direcionado ao grupo e as necessidades básicas de todos, de uma forma mais abrangente. Mesmo não sendo tão específico, o seguro empresarial é extremamente importante para salvaguardar a empresa (na hipótese de algum funcionário sofrer um acidente no horário de trabalho e a responsabilidade cair sobre ela), seus funcionários e os familiares deles. Como em qualquer outro seguro, na eventualidade de um sinistro, a seguradora é comunicada e o processo é aberto para prosseguir com a indenização.

 

Além das principais coberturas, quais outros benefícios podem ser destacados?

 

  • Invalidez
    Se porventura o trabalhador sofrer um acidente, ou ficar doente, tornando-o inválido totalmente ou parcialmente, ele terá direito a uma indenização. Neste caso há duas possibilidades: invalidez temporária ou permanente.

 

  • Assistência médica emergencial em rede conveniada
    Esta cobertura é garantida no caso do segurado estar viajando e precisar de atendimento médico (hospitais ou clínicas).

 

  • Despesas médico-odontológicas
    Cobre todos os gastos que o funcionário tiver quando for atendido por médicos ou dentistas por causa de acidentes.

 

  • Pagamento ainda em vida
    A indenização pode ser antecipada quando há o diagnóstico de doenças terminais ou crônicas.

 

  • Assistência funeral
    O seguro cobre todos os custos com o funeral do segurado, inclusive se responsabilizando com a parte burocrática.

 

O seguro de vida empresarial é barato?

 

Sim, o custo é super baixo, principalmente quando comparado ao seguro individual. Vale ressaltar uma grande vantagem que beneficia a empresa que contrata seguro de vida empresarial: quando há o regime de tributação pelo lucro real o seguro de vida pode ser deduzido no imposto de renda.

 

E um ponto que deve ser destacado, também, é que esta modalidade de seguro é bastante compensatória, inclusive para os sócios da empresa.

 

Como contratar?

 

O primeiro passo é consultar uma corretora de seguros para que ela faça um estudo. Você vai precisar, logo de cara, informar dados de seus funcionários para esta cotação, como nome, idade e atividade exercida.

 

Em segundo lugar você precisa estabelecer os valores, ou importâncias seguradas. Com estes dados é possível cotar o seguro de vida empresarial. Caso você queira solicitar uma cotação on-line, muitas corretoras recebem solicitações por meio de seus sites.

 

Assim você já consegue ter uma boa noção de quanto custará para contratar uma apólice de seguro de vida empresarial para seus funcionários.

Please reload

Mais lidos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Please reload

10

QUEM ESCREVE OS ARTIGOS

Olá, sou o Lucas Amaro. Sou formado em Administração de Empresas e na Escola Nacional de Seguros. Tenho 30 anos e trabalho com seguros desde os meus 17 anos. Se tiver alguma dúvida pode me enviar por e-mail:

lucasamaro@cobrasguros.com.br.

COTAÇÃO
RÁPIDA
Please reload

Você também pode gostar