top of page
  • Lucas Amaro

Veja o passo a passo de como virar um motorista Uber


Homem no volante do carro

Trabalhar com aplicativos é uma das maneiras mais rápidas de ganhar dinheiro e ser dono do seu próprio negócio. O Uber proporciona a independência financeira de muitas pessoas, além de permitir um horário flexível. Mas a pergunta é: para trabalhar no Uber o que precisa?

Como ainda tem bastante gente entrando nessa atividade eu resolvi explicar, de uma forma bem objetiva e clara, como você pode se tornar um motorista de aplicativos. O passo a passo desse artigo é referente ao Uber, mas em outras empresas como Cabify e 99Pop são bem similares. Acompanhe e veja como o processo não é tão complicado, só um pouquinho burocrático.

Quais são os requisitos mínimos exigidos pela Uber

1. O motorista ter pelo menos 21 anos e 2 anos de CNH

2. Atestado de Antecedentes Criminais - sem registros

3. Dois anos de CNH, no mínimo, com observação EAR (Exerce Atividade Remunerada)

4. Aplicativo no celular para o motorista Uber Driver, baixe o aplicativo aqui

5. Veículo, próprio ou alugado, com no máximo 10 anos de fabricação/modelo

6. Espaço para quatro pessoas, além do motorista

7. Ar-condicionado

8. Quatro portas

9. Bancos em couro (Uber Black)

10. Cor preta (Uber Black)

11. Seguro APP (acidentes pessoais de passageiros)

Carteira de habilitação com atividade remunerada, como fazer?

O processo para incluir na sua carteira de habilitação que exerce atividade remunerada (EAR) é muito simples, similar em todas as regiões onde a empresa atua. Basta ligar ou ir até uma agência do Detran ou um Centro de Formação de Condutores (CFC) e fazer sua solicitação. O prazo varia de acordo com cada local e demanda, mas geralmente é rápido, levando em torno de 7 dias a 10 dias. O custo varia em cada estado, mas para você ter uma ideia, aqui no Rio Grande do Sul sai por R$ 225,09. Veja como proceder:

1. Entre em contato com o Detran ou CFC mais próximo

2. Realize o pagamento das taxas

3. No dia e horário marcados, compareça com seus documentos, CNH, RG, Comprovante de 4. Residência (conta de água, luz ou telefone)

5. Faça o exame psicotécnico

6. Aguarde a data para a retirada da nova CNH

Quais os documentos necessários para realizar o cadastro na Uber?

1. O mais importante é sua CNH com a observações de EAR. Importante: a empresa não aceita a permissão para dirigir, somente a CNH definitiva.

2. A Uber também irá solicitar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) vigente e válido do ano, ou seja, se o documento do veículo estiver atraso a empresa poderá não aceitar. Para enviar você pode tirar uma foto dos documentos no momento em que estiver preenchendo o cadastro, dentro do próprio o site.

3. Demais documentos serão solicitados conforme a lei do seu município (se houver).

Como se cadastrar para exercer a atividade de motorista na Uber?

1. O processo é simples. Entre no site do Uber e preencha o cadastro. A instituição tem algumas exigências para aceitação de novos motoristas tanto para a categoria mais simples (Uber X) quanto para a mais luxuosa (Uber Black).

Tela inicial site Uber

Tela inicial site Uber. Clique em cadastre-se no canto superior direito.

Cadastro Uber. Clique em CADASTRE-SE PARA DIRIGIR

2. Na página de cadastro informe seu nome completo, número de telefone e e-mail.

Cadastro Uber, preencha as informações

Preencha as informações solicitadas

3. Coloque uma senha que você não esqueça.

4. Depois prossiga conforme as solicitações vão sendo feitas.

Tudo é feito diretamente no site, ou pelo aplicativo que você deve baixar em seu celular. Clique aqui para baixar o aplicativo para Android ou clique aqui se for IOS. O retorno da aceitação, ou recusa, pode demorar até sete dias úteis.

Trabalhar com Uber vale a pena?

Toda atividade tem seus prós e contras. A principal vantagem do Uber é a flexibilidade de horário, porém você ainda desfruta de descontos com combustível, manutenção do veículo, aquisição de celular e redução nos custos com planos de telefonia e até mesmo descontos de 50% no aluguel de carros em locadoras parceiras. No próprio site da empresa possui uma página exclusiva com todos os benefícios que os motoristas possuem, para saber mais acesse aqui.

Porém você precisa saber cuidar dos seus gastos e ter sempre em mente que possui uma despesa fixa todo o mês. Ser seu próprio chefe parece uma ideia muito boa, mas lembre-se que é preciso trabalhar regrado para ganhar bem. Em média, um motorista Uber ganha R$ 20/por hora. O valor pode não parecer muito, por isso é importante saber se planejar nos horários e, principalmente, aproveitar as corridas dinâmicas.

Você sabia que é possível trabalhar para Uber Eats?

Esta é uma modalidade mais recente da empresa e foi feita para pessoas que dirigem motos ou até mesmo bicicletas. O processo é parecido com o cadastro de motorista de carros, basta fazer o cadastro e apresentar a documentação (CNH e CRLV). Para bicicleta a idade mínima é de 18 anos e basta enviar CNH e CPF.

bottom of page