calculator (3).png

Coronavírus e home office: 7 dicas para o trabalho em casa render


VOCÊ LÊ EM 2 MINUTOS

Quem nunca se imaginou trabalhando no conforto de casa, usando seu notebook, resolvendo tudo de forma digital e ainda sem precisar sair para enfrentar o trânsito ou ficar esperando o ônibus? Realmente é muito bom, isso eu posso garantir.

Infelizmente, devido a atual situação que todos nós estamos, a realidade de se trabalhar em home office está sendo experimentada, mesmo que de forma forçada. É a saída que muitas empresas e autônomos tem encontrando para tentar reduzir os prejuízos causados pelo Corona Vírus.

Confira: Será que contratar um seguro residencial realmente funciona? Vale a pena?

Aqui na corretora, todo mundo quase sempre trabalhou através de home office, principalmente depois que quase tudo migrou para o mundo digital, essa forma de trabalho tem sido cada vez mais fácil.

Porém para quem não está acostumado é preciso tomar alguns cuidados para manter a produtividade, já que dentro de casa existem diversas coisas que irão buscar sua atenção.

Se você é uma dessas pessoas que não possui o hábito de trabalhar em casa, confira algumas dicas que separei para tentar ajudar a manter seu trabalho em dia.

"...evite deixar esse conforto de forma que acabe parecendo que você está de férias."

São coisas que eu faço no meio dia-a-dia há mais de 10 anos, então funcionam para mim, talvez nem todas sejam ideias para você, mas espero que de alguma forma ajudem.

1. UM LUGAR DA TRANQUILO DA CASA PARA TRABALHAR

Se você possui um notebook a escolha de um lugar ideal para transformar no seu escritório temporário será mais fácil, mas é importante você escolher um cômodo aonde consiga se concentrar mais. Se você mora sozinho(a) fica mais fácil, pois não tem outras pessoas passando e conversando, mas se mora com a família, dê preferência para partes que ficam mais isoladas.

Também é importante estar bem acomodado, ter uma cadeira confortável e uma boa iluminação, preferencialmente luz branca. Um abajur pode ajudar bastante, principalmente quando chegar próximo do final da tarde.

Eu nunca trabalhei no sofá ou em cima da cama, principalmente porque acho desconfortável, e em menos de 1 hora fico com dor nas costas.

2. EVITE FICAR TRABALHANDO DE PIJAMA

Sempre que eu comentava com amigos que trabalhava em casa umas das primeira coisas que me falavam era “coisa boa poder trabalhar de pijama”. Mas não é bem assim, a verdade é que nunca trabalhei em casa de pijama, gosto de usar uma roupa confortável: bermuda, camiseta e até mesmo chinelo.

Mesmo estando em casa, acredito que deixar o ambiente um pouco formal ajuda na produtividade, da mesma forma como falei na dica 1, você pode aproveitar o conforto de casa, mas evite deixar esse conforto de forma que acabe parecendo que você está de férias.

3. TER UMA ROTINA DE HORÁRIO PODE AJUDAR

Essa dica vale principalmente para quem tem certa dificuldade em se concentrar em casa. Uma das coisas eu mais gosto em poder fazer home office é a flexibilidade de horário e poder fazer as coisas, mas tome cuidado para não deixar tão flexível assim.

Mesmo trabalhando há mais de 10 anos dessa forma eu sempre acordo no mesmo horário.

Claro que cada um sabe quais seus compromissos e aquilo que precisa fazer, mas tome cuidado para não ficar postergando as atividades mais importantes. Lembre-se que você trocou o ambiente de trabalho por sua casa, aproveite o conforto dela para tentar produzir mais ou igual.

4. FAÇA PEQUENOS INTERVALOS

Outra vantagem de fazer home office é em poder fazer pequenos intervalos a cada 2 horas. Isso é algo que eu costumo fazer, procuro dar pequenas pausas de 15 minutos. Você pode aproveitar para resolver algo rápido dentro de casa, como colocar a roupa na máquina ou pagar uma conta.

Só tome cuidado para esses intervalos não se tornarem grandes e acabar tirando o foco do seu trabalho. A ideia é tentar produzir a mesma coisa que no ambiente de trabalho ou até mesmo ser mais produtivo. Os intervalos servem para relaxar.

5. UMA BOA INTERNET PODE SER FUNDAMENTAL

Dependendo da sua atividade, ter uma boa internet será fundamental para conseguir realizar todas as tarefas. Se você utiliza sistemas pesados no computador, costuma fazer reuniões semanais com seu time, uma internet lenta poderá fazer você perder tempo e paciência.

6. EVITE DISTRAÇÕES

É impossível negar que dentro de casa existem milhares de coisas que irão querer chamar sua atenção. É muito comum isso, principalmente se você está começando a fazer home office agora. Se você possui 2 telefones, um pessoal e outro do trabalho, procure deixar o de uso pessoal no silencioso.

Se você possui filhos pequenos, se possível converse com eles e explique que está em casa mas ainda assim está trabalhando. Aproveite aqueles pequenos intervalos que falei na dica 4 para dar atenção para eles.

7. HOME OFFICE NÃO SIGNIFICA TRABALHAR SOMENTE EM CASA

Se você está lendo esse artigo bem na época dessa pandemia do Corona Virus, minha dica é sempre evitar sair de casa. Mas caso esteja lendo em outro momento, saiba que home office não é apenas ficar trabalhando dentro de casa.

Essa é uma dica que considero valiosa e eu aproveito ela sempre que possível. Aproveite essa flexibilidade de poder trabalhar de qualquer lugar e escolha outros também. Lembre-se sempre das dicas anteriores para manter a produtividade, mas isso com certeza fará você se sentir bem, essa liberdade acaba lhe dando mais prazer no trabalho.

Uma coisa que eu costumo fazer é me encontrar na casa de amigos que também costumam trabalhar em casa e juntos cada um faz suas atividades. Naqueles pequenos intervalos aproveitamos para trocar ideias de negócios, e isso acaba ainda contribuindo para os negócios de forma mútua.

Outra dica bacana é ir em coworking, que são ambientes de trabalha compartilhados. Muitos deles oferecem planos diários, semanais e até mensais. São uma ótima alternativa para sair um pouco de dentro de casa e ver gente diferente.

ALGUNS ITENS ESSENCIAIS PARA UM BOM HOME OFFICE

Para você conseguir manter uma boa produtividade trabalhando em casa é quase que essencial você ter esses itens que vou falar abaixo. Talvez não seja possível conseguir todos eles, mas com certeza serão úteis para melhorar seu ambiente de trabalho:

- Escrivaninha;

- Abajur com luz branca;

- Cadeira confortável;

- Se usar notebook, tenha um mouse;

- Calendário;

- Impressora;

- Post it;

- Teclado externo;

- Fone de ouvidos, para quem precisa se concentrar mais.

É isso, espero ter de alguma forma ajudado você que está fazendo home office, seja por apenas um período ou até mesmo quem já faz há algum tempo. Aliás, se você que já trabalha em casa e gostaria de dar mais alguma dica que seja legal, comenta abaixo. Abraço.

22 visualizações
Artigos mais lidos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

QUEM ESCREVE OS ARTIGOS?

Olá, sou o Lucas Amaro. Sou formado em Administração de Empresas e na Escola Nacional de Seguros. Tenho 32 anos e trabalho com seguros desde os meus 17. Se tiver alguma dúvida pode me enviar por e-mail:

lucasamaro@cobrasguros.com.br.

COTAÇÃO
RÁPIDA