calculator (3).png
COTAR SEGURO

Como fazer para obter a nova CNH digital

14/01/2019

 

 

Que nós estamos na era digital todo mundo já sabe. Hoje em dia é praticamente impossível alguém não ter um telefone e ainda mais em uma versão smartphone. Cada vez mais estamos conectados através de redes sociais, aplicativos e diversos outros recursos que podem ser utilizados na palma de nossas mãos.

 

 

E graças a isso, hoje podemos trocar nossa CNH impressa pela nova versão digital. Podendo ser utilizada 100% através do celular. Veja abaixo como funciona, quanto custa e como fazer para solicitar a sua.

 

O que é a CNH digital

 

Como o próprio nome já diz, a CNH digital ou e-CNH é uma nova opção complementar ao modelo impresso, com objetivo de facilitar o uso do documento através de aparelhos smartphones que tiverem o aplicativo instalado.

 

 Novo modelo da CNH terá um QR Code que poderá ser usado para habilitar a versão digital

 

 

No aplicativo será possível identificar todas as informações pertinentes ao motorista, como foto e demais características. Possibilitando deixar o documento impresso em casa. Porém vale lembrar, mesmo que óbvio, que somente serão possível a utilização digital quando o documentos estiver regularizado.

 

A partir de 2019 o novo modelo também contará com um chip e terá uma verão igual a um cartão de crédito, deixando de ser em modelo de papel. Isso irá facilitar a vida dos condutores, possibilitando uma integração com outros países.

 

 

Além disso a nova versão também possibilitará o uso para as seguintes funções:

  • Fiscalização mais rápido e off-line

  • Pagamento de pedágios

  • Pagamento de transporte público

  • Controle de acesso (prédio públicos, universidades, estacionamentos, etc...)

 

O que é preciso para fazer a nova CNH?

 

As regras particulares sobre como fazer a e-CNH poderá variar entre cada estado, isso porque o Detran de cada um possui autonomia para criar suas particularidades na emissão do novo documento.

 

Se você possui sua CNH emitida a partir de maio de 2017 já pode configurar para a nova versão, basta utilizar o QR Code (um código de barras) que possui do ladro de dentro do documento. Com ele você consegue configurar o aplicativo.

 

 Utilizando a e-CNH não será mais preciso andar com a versão impressa

 

 

Se a sua CNH for emitida antes dessa data e deseja a emissão da e-CNH, basta ir ao Detran local da sua região e solicitar, ou então aguardar a renovação.

 

Qual será o custo para ter a e-CNH?

 

A nova versão da CNH poderá ser emitida gratuitamente para aqueles que já o QR Code no documento usando apenas seu smartphone, e o melhor disso é que poderá ser utilizada mesmo quando não for possível obter um sinal internet no aparelho.

 

Logo quando foi lançada era um pouco mais complicado para conseguir adquirir, isso porque era preciso ir até um posto do Detran ou então utilizar um modelos de certificado digital que pouquíssimas pessoal tinham.

 

Para quem ainda não tiver a CNH com o código de barras, terá que solicitar a versão. O custo varia entre cada estado, por exemplo no Rio Grande do Sul o valor é de R$ 53,36.

 

Como fazer para solicitar

 

Caso você já tenha sua CNH com o QR Code basta seguir o passo a passo abaixo para obter a versão digital no seu celular ou tablet:

 

  1. Passo: baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na sua App Store (IOS) ou Google Play (Android).

  2. Passo: realize o cadastro no aplicativo e faça a confirmação através do e-mail que será enviado.

  3. Passo: após a confirmação, acesse o app e clique em “adicionar documento” pelo celular.

  4. Passo: escaneie o QR Code que fica na parte de dentro do documento.

  5. Passo: faça a identificação biométrica usando a câmera do seu celular.

  6. Passo: crie um senha de 4 dígitos que será solicitada toda vez que for utilizar e-CNH.

 

Pronto. Agora você já pode utilizar a sua nova CNH digital e não será mais preciso carregar o documento impresso. Por mais utilidades públicas digitais como essa ;)

 

 

 

 

Please reload

Mais lidos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Please reload

10

QUEM ESCREVE OS ARTIGOS

Olá, sou o Lucas Amaro. Sou formado em Administração de Empresas e na Escola Nacional de Seguros. Tenho 30 anos e trabalho com seguros desde os meus 17 anos. Se tiver alguma dúvida pode me enviar por e-mail:

lucasamaro@cobrasguros.com.br.

COTAÇÃO
RÁPIDA
Please reload

Você também pode gostar