calculator (3).png
COTAR SEGURO

Documento do carro poderá ser impresso em casa

23/04/2020

 

 

VOCÊ LÊ EM 1 MINUTO

Uma boa notícia para os proprietários e motoristas de veículos em meio esse crise do coronavírus: o famoso CRLV, documento de rodagem para veículos, poderá agira ser impresso pelo próprio usuário em qualquer impressora caseira. A novidade começa a valer inicialmente em 13 estados, além do Distrito Federal.

 

Veja como fazer para obter a nova CNH digital direto no seu celular.

 

 

A partir do primeiro semestre de 2020, os estados que poderão imprimir o documento de rodagem do veículo em impressora comum são: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

"...a taxa de expedição do veículo, ela continua sendo obrigatória para que o documento possa ser expedido."

A impressão deverá ser feita em papel sulfite branco e formato A4, com tinta preta, em página única. A validação se dá por meio de leitura do QRCode inserido no documento, então fique atento para ter uma impressão com qualidade mínima para esse tipo de leitura, caso seja preciso.

 

Para os demais estados a validade deverá começar a partir de 30 de junho, com os já disponíveis tendo antecipado o recurso de forma a evitar a proliferação do COVID-19.

 

Para quem ainda quiser o documento impresso no antigo papel moeda deverá pagar a taxa no valor de R$ 112,59 e solicitar a 2° via do documento através da Central de Serviços do Detran do seu estado ou indo até um CRVA.

 

Fique atento ao pagamento da taxa de expedição do veículo, ela continua sendo obrigatória para que o documento possa ser expedido. A vantagem é que em caso de perda você não precisa solicitar a 2° via, pode imprimir o documento em casa.

 

Lembrando que em caso de fiscalização valerão tanto as versões digitais quando as impressas pelo próprio usuário, assim como as em oficiais emitidas pelos órgãos de trânsito anteriormente até o final de junho (período que se esse tipo de documento deixará de existir.

 

VEJA COMO IMPRIMIR SEU PRÓPRIO DOCUMENTO DO CARRO

 

A partir do início de 2020 13 estado já poderão fazer a impressão do documento via site do Detran e depois de junho todos os demais poderão também.

 

Pré-Requisitos

 

- Estar licenciado para o ano de exercício;

- Para gerar o arquivo para impressão, pela internet, é necessário cadastro prévio no portal gov.br.

 

Imprimir o documento via internet

 

Passo 1: Acesse o site https://servicos.detran.rs.gov.br/dtwcs/

 

 

Passo 2: Na sessão em meu(s) veículo(s) clicar em CONSULTAS ADICIONAIS:

 

 

Passo 3: Localize o veículo que deseja emitir o documento e informe o código de segurança do documento de propriedade, o CRV (antigo DUT):

 

 

Veja aonde achar o código de segurança no seu documento:

 

 

Passo 4: Imprima o documento em papel sulfite branco e formato A4, com tinta preta, em página única.

 

Imprimir o documento de forma presencial

 

Passo 1: Compareça ao CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores) de sua escolha e apresente o documento de identificação que comprove que você é o proprietário do veículo, ou seu representante legal.

 

Passo 2: Efetue o pagamento da taxa de emolumento no próprio CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores).

 

Passo 3: Retire o CRLV impresso no próprio CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores).

 

 

Please reload

Mais lidos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Please reload

10

QUEM ESCREVE OS ARTIGOS

Olá, sou o Lucas Amaro. Sou formado em Administração de Empresas e na Escola Nacional de Seguros. Tenho 30 anos e trabalho com seguros desde os meus 17 anos. Se tiver alguma dúvida pode me enviar por e-mail:

lucasamaro@cobrasguros.com.br.

COTAÇÃO
RÁPIDA
Please reload

Você também pode gostar