calculator (3).png
COTAR SEGURO

Guia completo: Conheça todos os tipos de motos que existem

12/05/2020

 

 

VOCÊ LÊ EM 2 MINUTOS

Elas estão por todos os lugares: na cidade, na estrada, no chão batido e no deserto. Com diferentes tamanhos, modelos e estilos, cada vez mais surgem motos novas para diferentes tipos de pilotos.

 

Talvez o mais conhecido seja esportiva, pelas famosas Kawasaki Ninja, mas sabia que existem mais de 7 tipos de motos diferentes? Isso sem falar nas sub categorias e alguns modelos que se encaixam em mais de um estilo.

 

Ter definido qual será a principal utilização da moto faz toda a diferença na hora de escolher o modelo adequadamente, evitando arrependimento e gasto desnecessário. Por isso confira abaixo as principais categorias de tipos de motos que existem e escolha qual é a sua cara.

 

CUB

 

 

O nome Cub vem de Cheap Urban Bike (em português algo como moto urbana barata), esse estilo de moto surgiu em 1958 com a invenção do modelo Honda Super Cub, que na época fez um enorme sucesso, sendo produzidas mais de 100 milhões de unidades.

 

Uma das suas principais características, além do chassi muito resistente, é o câmbio sequencial de 4 marchas com embreagem semiautomática do tipo centrífuga, assim o piloto faz as trocas de marchas sem acionar a embreagem.

 

Esse tipo de moto é indicado para: quem procura uma moto barata, leve e econômica. Perfeito para quem está começando ou retomando a pilotar.

 

Confira alguns modelos de moto tipo Cub:

 

- Haojue Nex

- Honda Biz 125

- Honda Biz 110i

- Honda Pop 110i

- Shineray Jet 50

 

CITY OU STREET

 

 

Assim como o próprio nome já diz, as motos do tipo City ou Street são aquelas ideais para andar nas ruas da cidade, apresentando boa dirigibilidade. São os tipos de motos mais fáceis de serem encontradas nas ruas, e as suas cilindradas variam entre 150, 200, 250 e 500.

 

Esse tipo de moto é indicado para: quem procura uma moto barata, leve, econômica. Perfeito para cidades com grandes centros urbanos movimentados.

 

Confira alguns modelos de moto tipo City/Street:

 

- Honda CB 250 F Twister

- Kawasaki Z 400

- Honda CG 160 Cargo

- Dafra Apache RTR 200

- Haojue Chopper Road 150

 

TRAIL

 

 

Como o próprio nome já diz, essas motos são indicadas para o uso off-road, trilhas e estradas que são mais irregulares. Também servem perfeitamente para o uso na cidade, principalmente para aquelas que tem bastante buracos, algo bem comum aqui no Brasil.

 

Confira quais são as melhores motos para fazer trilha.

 

Esse tipo de moto é indicado para: tanto para cidade como para quem costuma andar em terrenos off-road, ou sejam estrada de chão e com irregularidades.

 

Confira alguns modelos de moto tipo Trail:

 

- Honda XRE 300

- Kawasaki Versys-X 300

- Royal Enfiled Himalayn

- Yamaha XTZ 150 Crosser

 

SCOOTER

 

 

As motos do tipo Scooter se caracterizam pela sua posição de pilotagem que permite ficar na posição sentado e com os pés apoiados no piso da moto, sem a necessidade de usar os pés para trocar a marcha.

 

O crescimento desse estilo de moto cresceu muito nos últimos anos aqui no Brasil, pois é muito fácil de dirigir, digamos que é quase “sentar e sair andando”. E alguns modelos ainda oferecem espaço embaixo do banco que possibilita guardar o capacete e demais itens.

 

Confira quais são as melhores scooter vendidas  no Brasil.

 

Esse tipo de moto é indicado para: pilotos de primeira viagem, quem procura uma opção prática, barata e econômica para se locomover no trânsito dentro da cidade = mobilidade urbana.

 

Confira alguns modelos de moto tipo Scooter:

 

- Honda PCX

- Yamaha N-Max

- Kymco Agility 200

- Haojue Lindy 125 CBS

- Dafra Maxsym

 

NAKED

 

 

As motos no estilo Naked (naked do inglês = pelado) caracterizam-se por não apresentarem a carenagem, deixando à mostra todo o motor. São motos que têm bom desempenho (acima de 500cc) em relação ao motor e conjunto mecânico, mas modificadas para permitir uma posição de pilotagem menos deitado, e mais sentado, melhorando o conforto para condução em vias urbanas.

 

Confira quais são as 7 naked mais baratas do Brasil + preço médio do seguro.

 

Esse tipo de moto é indicado para: pilotos que buscam mais adrenalina no seu estilo de pilotar, pois é uma mistura de moto esportiva porém sem as carenagens.

 

Confira alguns modelos de moto tipo Naked:

 

- Royal Enfield Classic 500

- Kawasaki Z900

- Suzuki GSX-S 750

- Triumph Street Triple RS

- Yamaha MT-07

 

MAXITRAIL OU BIG TRAIL

 

 

As motos no estilo Maxitrail, mais conhecidas como Big Trail, são perfeitas para longas viagens, oferecendo, além de conforto, autonomia, bom desempenho para qualquer tipo de estrada. São motos de alta cilindradas, iniciam em 500cc e seguem até 1200cc.

 

Veja quanto custa o seguro das 10 Big Trails mais vendidas no Brasil + preço médio do seguro.

 

Esse tipo de moto é indicado para: pilotos com mais experiência que já vivem um estilo de vida com a moto, gostam de fazer viagens longas e prezam pelo conforto alta performance.

 

Confira alguns modelos de moto tipo Maxitrail:

 

- BMW S 1000XR

- Triumph Tiger 800

- Yamaha XTZ 1200

- Kawasaki Versys 650

- Ducati Multristrada

 

ESPORTIVA

 

 

Aqui tudo é feito com um objetivo principal: velocidade. Com design aerodinâmico e toda sua mecânica desenvolvida para auto desempenho, as motos esportivas são usadas tanto na rua como em corridas.

 

Dentro desse tipo de moto existem diversas outras sub categorias que variam a potência podendo chegar a velocidade próximas à 300 km. Aqui você encontra as motos mais rápidas do mundo.

 

Especial: Confira as 9 motos esportivas mais baratas vendidas no Brasil + preço médio do seguro.

 

As principais características desses modelos são os pneus largos, altura muito baixa e a posição do piloto, que fica praticamente deitado sobre o tanque de combustível. Isso faz com que não oferece o melhor conforto do mundo, mas também não é isso que se procura aqui.

 

Esse tipo de moto é indicado para: pilotos que já possuem experiência e procuram velocidade e alta performance.

 

Confira alguns modelos de moto tipo Esportiva:

 

- BMW S 1000RR

- Kawasaki Ninja 400

- Honda CBR 1000RR Fireblade

- Suzuki GSX-R1000R

- Yamaha YZF R3

 

TOURING

 

 

O nome já diz tudo, Touring do inglês significa excursão, ou seja, esses tipos de motos são perfeitas para quem gosta de fazer viagens longas, oferecendo ótimo conforto sendo para uma ou duas pessoas.

 

São modelos bem fáceis de serem identificados, pois são grandes e geralmente possuem dois bagageiros na parte traseira direta e esquerda. Outra característica é o motor bem potente, acima de 1000 cilindradas.

 

Esse tipo de moto é indicado para: quem gosta de fazer viagens longas, inclusive internacionais. Por serem bem grandes não são a melhor opção para o dia-a-dia.

 

Confira alguns modelos de moto tipo Touring:

 

- BMW K 1600 Bagger

- Harley-Davidson CVO Limited

- BRP Spyder RT Limited

- Kawasaki Versys 650 Tourer

 

CUSTOM

 

 

As motos do tipo Custom (do inglês: personalizar) são as preferidas pelos pilotos mais tradicionais. Alguma vez na vida quando você parou em um posto de gasolina na estrada deve ter visto um grupo de motoqueiros com motos grandes, chamativas e todos usando jaqueta de couro.

 

A marca mais conhecida e com mais opções para esse modelo é a Harley-Davidson. Até pouco tempo atrás esse era o único estilo da montadora, por isso ela oferece diversas opções em diversos valores.

 

Esse tipo de moto é indicado para: quem busca modelos autênticos e que possam ser personalizados.

 

Confira alguns modelos de moto tipo Custom:

 

- Kawasaki Vulcan S

- Suzuki Boulevard M1800R

- Harley-Davidson Fat Boy 114

- Triumph Rocket 3 R

- Harley-Davidson Sport Glide

 

 

Please reload

Mais lidos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Please reload

10

QUEM ESCREVE OS ARTIGOS

Olá, sou o Lucas Amaro. Sou formado em Administração de Empresas e na Escola Nacional de Seguros. Tenho 30 anos e trabalho com seguros desde os meus 17 anos. Se tiver alguma dúvida pode me enviar por e-mail:

lucasamaro@cobrasguros.com.br.

COTAÇÃO
RÁPIDA
Você também pode gostar
Please reload