calculator (3).png

O seguro do seu carro cobre danos por enchente e alagamento?

VOCÊ LÊ EM 1 MINUTO

O último temporal que aconteceu no dia 10 de fevereiro em São Paulo deixou boa parte da cidade parada e criou bastante caos para quem precisava sair para a rua. A tempestade fez rios transbordarem, causando diversos pontos de alagamentos que praticamente fez a cidade parar

Infelizmente esse problema não é algo único e exclusivo de São Paulo, e muitas capitais pelo Brasil todo enfrentam esse tipo de situação quando acontecem fortes chuvas e acaba pegando todo mundo desprevenido.

Quando isso acontece, ruas e avenidas ficam alagadas deixando muitos carros e motos cobertos pela água e como única alternativa para os proprietários desses veículos é esperar a enchente passar para depois buscar e apurar os prejuízos.

Mesmo quem possui um seguro fica com medo e dúvidas se o seguro cobre realmente os danos causados por alagamento e enchente no carro. Por isso separei aqui todas as informações sobre esse tipo de eventos que, infelizmente, tem sido cada vez mais comum no Brasil, confira.

SEGURO DE CARRO COBRE DANOS POR ALAGAMENTO E ENCHENTE?

Sim, o seguro cobre danos por alagamento e enchente, tanto perda parcial como perda total. Porém existem duas situações diferentes que o segurado ou segurada precisam saber:

1° Se os danos forem acima da franquia da apólice a seguradora irá indenizar todos os prejuízos, inclusive perda parcial como limpeza de estofados, troca de peças e até mesmo indenização integral;

2° Se os danos forem abaixo da franquia, a cobertura ocorrerá somente se o segurado tiver a cobertura opcional de limpeza em caso de enchente ou alagamento. Caso não contrate, todo o prejuízo ficará por conta do segurado(a).

É importante informar também que caso o motorista faça algo, comprovadamente, que tenha contribuído para agravar os danos no veículo, como por exemplo entrar em uma rua alagada para tentar fugir do trânsito, a seguradora pode se negar a pagar a indenização.

É o chamado calço hidráulico, que é uma situação que ocorre em motores a pistão, ocasionado por entrada de água ou acumulação de óleo no interior da câmara de combustão, impedindo o pistão de comprimir a mistura no seu interior, ocasionando um travamento abrupto e consequente empeno ou ruptura das bielas.

O QUE É A COBERTURA OPCIONAL DE LIMPEZA EM CASO DE ALAGAMENTO?

Essa é uma cobertura opcional dentro do seguro de carro que serve para cobrir os danos em caso de alagamento ou enchente que forem menores que o valor da franquia da apólice. Ela podem ser contratada voluntariamente, da mesma forma como a cobertura de carro reserva.

O custo dela é baixíssimo, menos de cinquenta reais, mas esse valor pode variar de acordo com a região que você mora. Então se vive por cidades como São Paulo, recomendo que ao contratar o seguro fale com seu corretor ou corretora e peça para incluir a cobertura.

Ela garante a troca da forração e feltros, limpeza e higienização de tapetes e carpetes e também áreas externas do veículo atingido por enchentes, inundação e alagamento, e ainda tem abrangência em todo o Brasil.

5 visualizações
Artigos mais lidos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

QUEM ESCREVE OS ARTIGOS?

Olá, sou o Lucas Amaro. Sou formado em Administração de Empresas e na Escola Nacional de Seguros. Tenho 32 anos e trabalho com seguros desde os meus 17. Se tiver alguma dúvida pode me enviar por e-mail:

lucasamaro@cobrasguros.com.br.

COTAÇÃO
RÁPIDA