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10 dicas para pilotar sua Big Trail em qualquer terreno


Tempo nublado, com nuvens carregadas e previsão de chuva. Estrada com bastante terra e com muita lama, pedras irregulares, soltas e alguns trechos com bastante agua na pista. Você está no interior de Santa Catarina e sua única opção é fazer essa travessia com uma moto. Você encararia esse desafio?

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Tem muita gente que sim, e que procura esse tipo de situação nos finais de semana para se divertir. É isso que tem feito os pilotos de motos big trail ao enfrentar terrenos com obstáculos e desafios inesperados. Mas para isso é preciso estar preparado para encarar esse tipo de situação.

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Em um final de semana chuvoso nosso diretor e corretor de seguros, Roges Amaro, passou aprendendo as principais técnicas de pilotagem no curso de Big Trail oferecido pela Curso Big Trail Floripa em Cambará do Sul, na serra gaúcha. Ele conta como foi a experiência, veja abaixo:

Depoimento do curso de pilotagem Big Trail (Por Roges Amaro)

Uma semana antes do curso que gostaria de comentar, fui a um churrasco de um companheiro motociclista, e para chegar até o sítio onde seria a festa, passamos por uma estrada de chão batido, e nem tão batido, mas a verdade é que foram 21 km tensos, pois não sabia exatamente como reagir em situações adversas: pedras soltas, britas, subidas e descidas, o que fazer, qual freio usar, acabei usando a cautela e consegui chegar são e salvo.

"Nosso maior inimigo é o medo e quando sabemos o que fazer, a máquina sabe obedecer."

Na volta desse passeio, o amigo Daniel (presidente da AMO-RS) falou de um curso Off Road já no próximo final de semana. Saímos de Porto Alegre na sexta-feira rumo a Cambará do Sul, e percorremos quase todo o trajeto com chuva mas tudo certo. Saímos no sábado antes das 8hrs para o início do curso.

Primeiro entrosamento e fomos a campo para as instruções, intimidade com a moto, domínio do peso e exercícios após cada aprendizado. Curvas simples, porém fechadas para aprendermos a controlar a máquina, e a coisa foi piorando, mas através das técnicas aplicadas, parecia que tudo funcionava e a cada manobra fomos ficando mais confiante e querendo arriscar mais, sendo que em determinado momento, percebemos que nosso maior inimigo é o medo e quando sabemos o que fazer, a máquina sabe obedecer.

Chuva, barro, pista escorregadia, tudo acabou contribuindo para aumentar o nível de dificuldade, o que nos beneficiou. A verdade é que valeu este final de semana onde conheci 20 amigos malucos como eu, que preferem se divertir intensamente do que grudar o traseiro no sofá vendo televisão.

Agradeço aos professores, Jackson, Vantuir e Ideraldo (Paulista), aos irmãozinhos Daniel e Lucas e aos quatorze amigos de fé que conheci.

"Chuva, barro, pista escorregadia, tudo acabou contribuindo para aumentar o nível de dificuldade, o que nos beneficiou."

Veja abaixo 10 dicas fundamentais para pilotar sua moto Big Trail em qualquer terreno. Se sua intenção for realmente enfrentar terrenos desse tipo, recomendo que procure um curso mais próximo da sua residência.

01. Pilotando na terra

Detalhes simples e fáceis podem ajudar a pilotar a moto quando estiver em trechos de terra, principalmente quando você estiver em uma moto pesada como uma big trail e em um terreno muito liso com lama.

A dica aqui é baixar a calibragem pela metade, se você usa normalmente 30 libras é recomendado que use 15 nesse caso, fazendo com que a moto tenha uma maior tração em terrenos escorregadios.

Proteger as mãos também é algo importante, já que normalmente em terrenos assim existem muitos matos com galhos e você corre o risco de um deles acabar batendo no manete acidentalmente ou até mesmo no freio.

02. Quando estiver em uma subida íngreme

Aqui o segredo é ter todo o controle sobre o acelerador. O principal erro cometido quando está subindo um trecho de terra é querer acelerar no barranco, e isso fará a moto patinar, com certeza. Acelere antes para pegar o embalo e tentar subir de uma vez.

03. Quando estiver em uma descida

Regra básica aqui: use sempre o freio motor. Fique bem posicionado na moto antes de começar a descer e deixar ela correr. Use a primeira marcha junto com o freio traseiro. Descer em pé ou sentado é uma opção de cada piloto e vai de acordo com a sua confiança, mas a escolha em pé beneficia por já estar em cima do freio traseiro.

04. Como fazer para levantar a moto

Se o tombo acontecer fique calmo, isso faz parte da aventura. A forma mais correta para levantar a moto é mais simples do que você pode imaginar. Você vai usar seu corpo como uma alavanca pelo guidão.

Antes de realizar o procedimento verifique a condição da moto, pois é normal torcer um pedal de freio ou o próprio câmbio, impossibilitando a pilotagem.

05. Dirigindo em pé

Pilotar em um terreno irregular é cheio de obstáculos como pedras soltas, pedaços de troncos e lamas escorregadias, fazendo com que o motoqueiro tenha que prestar mais atenção e tentar não absorver tanto os impactos com seu corpo. Pilotar em pé ajuda bastante nesse sentido e também contribui para o equilíbrio e segurança.

06. Quando estiver na lama

Aqui duas palavras irão comandar a pilotagem: suavidade e tranquilidade. Conforme falei antes, é recomendado que baixe a calibragem dos pneus em terrenos escorregadios, assim a moto estará mais equilibrada e terá uma maior tração.

Quando for enfrentar um terreno com muita lama você deve estar relaxado, tentando nunca fazer frenagens e acelerações bruscas, caso contrário será um tombo garantido. Mantenha a calma e faça todo o percurso com bastante tranquilidade.

07. Utilizando o freio em trechos irregulares

Tenha sempre em mente o seguinte: o freio dianteiro é aquele que para a moto efetivamente. O freio traseiro já possui a função de oferecer equilíbrio. Essa técnica é a mesma do asfalto, então basta você saber dosar da forma correta. Porém em terrenos irregulares sua atenção precisa ser dobrada.

Outra dica importante a ser considerada é utilizar ao máximo o freio motor para evitar o bloqueio das rodas.

08. Como lidar com trechos alagados

Existem duas situações aqui que poderão ser utilizadas. Em caso de poça d´água ou um rio que não seja muito fundo, os cuidados são em não aquaplanar, controlando o acelerador com calma. Agora se for de uma profundidade maior ou com muitas pedras irregulares e escorregadias, o melhor a fazer, com toda certeza, é descer da moto e ir ao lado dela. Fique controlando o acelerador e embreagem e faça a travessia com bastante cuidado.

09. Atravessando uma ponte estreita

A melhor opção e mais segura é pelo meio da ponte, porém nem sempre isso é possível. Nesse caso é recomendado que a travessia seja feita no local aonde está a marca do pneu do carro.

Em situação como essa é sempre importante reduzir a velocidade e alinhar a moto antes de atravessar, porque o piso normalmente é escorregadio, e se deixar para fazer essas correções no meio do caminho você corre grandes riscos de ser jogado para fora da ponte, causando um acidente.

10. Pilotando sobre pedras

Em geral, sempre que se deparar com algum obstáculo em terrenos irregulares, o principal cuidado a se tomar é dosar a aceleração e embreagem, evitando que a moto faça movimentos bruscos e você perca o equilíbrio.

Em terrenos com pedras isso não seria diferente, porém aqui é preciso ficar atento que o piso pode estar escorregadio. A dica é ir sempre devagar, com o pé no chão, sem deixar a moto embalar com força.

Em trechos com pedras irregulares a melhor opção é ficar sentado, com os pés próximo do solo para ajudar manter o equilíbrio.

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QUEM ESCREVE OS ARTIGOS?

Olá, sou o Lucas Amaro. Sou formado em Administração de Empresas e na Escola Nacional de Seguros. Tenho 32 anos e trabalho com seguros desde os meus 17. Se tiver alguma dúvida pode me enviar por e-mail:

lucasamaro@cobrasguros.com.br.

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