top of page
  • Lucas Amaro

Conhece o seguro para celulares? O que ele cobre, quanto custa?

Atualizado: 8 de jun. de 2021




A tecnologia fez com que os celulares deixassem de ser aparelhos utilizados apenas para fazer e receber ligações, e isso já está bem claro para qualquer um de nós. O que às vezes esquecemos é que com toda esta evolução estes equipamentos receberam muitas outras funções que elevaram o seu preço de compra.

Perder, quebrar ou ter um smartphone roubado, se tornou sinônimo de um grande prejuízo para qualquer pessoa. Mas e quanto aos tablets, notebooks, filmadoras ou câmeras fotográficas? Podemos dizer que o prejuízo é o mesmo, ou quem sabe, maior.

O que pode nos ajudar bastante a diminuir consideravelmente nosso prejuízo, caso venha ocorrer alguma perda com qualquer um destes equipamentos, é o seguro. Provavelmente algum vendedor já deve ter lhe oferecido algo parecido no momento em que você adquiriu seu produto. Mas você conhece os benefícios que o seguro lhe oferece?

Vou responder algumas perguntas que podem esclarecer suas dúvidas, mas eu já indico que você procure um corretor de seguros especializado para que ele possa lhe explicar detalhadamente o que cada cobertura oferece. Aí é só cotar o seguro e verificar o quanto é barato e compensatório optar por uma proteção que custa pouco diante do prejuízo que você pode evitar.

Como funciona a cobertura de seguro para celulares e equipamentos eletrônicos?


Basicamente ao contratar um seguro para proteger seu equipamento eletrônico você está adquirindo uma proteção que garante uma indenização caso você venha a perder, quebrar ou ter seu aparelho roubado.

Quais as principais coberturas do seguro para celular?


Se seu equipamento (celular, tablet, notebook, filmadora ou câmera) for roubado você tem a segurança de ter o bem reposto ou receber o valor em dinheiro. Mas veja, é comum as pessoas acharem que depois de algum tempo elas receberão o mesmo valor pago na data da compra, mas isso não acontece, e vou explicar o porquê.


O seguro reembolsa um aparelho igual, ou similar, porém considera a depreciação do bem. Então, se a compra aconteceu um ano antes do sinistro (prejuízo), o valor do equipamento não será mais o mesmo, pois ele não é mais um produto novo, e sim, usado, correto?


Vale ressaltar também que acessórios, como capas ou fones de ouvido, não fazem parte desta garantia. E olha só, fique bem atento (a), porque o seguro de celulares e aparelhos eletrônicos portáteis não cobre o simples desaparecimento do bem, ou seja, o furto simples.

Uma outra garantia é para reparo quando o dano é causado acidentalmente, principalmente por queda. Se não for possível realizar o reparo do equipamento o mesmo poderá ser substituído, ou indenizado, mas lembre-se que sempre será por um equipamento igual. Não esqueça da depreciação e da exclusão dos acessórios.

No caso de defeitos de peças, a cobertura para garantia estendida garante o reparo, substituição ou indenização do equipamento. Esta cobertura segue os mesmos moldes das anteriores, sempre considerando o valor do bem na data do sinistro (prejuízo).

Por que o seguro é importante para uso pessoal?


O seguro te garante além da indenização do equipamento eletrônico portátil. Ele também proporciona a segurança de não ter um grande prejuízo, a tranquilidade de ser atendido (a) por técnicos capacitados, a garantia da utilização de peças originais no caso de reparos e a praticidade de ter sempre o respaldo de uma empresa séria que lhe prestará o melhor atendimento quando você precisar reparar ou substituir seu equipamento.

Por que o seguro é importante para quem utiliza os equipamentos para uso profissional?


Um profissional que trabalha com filmagens de festas e eventos, por exemplo, tem em suas câmeras, ou filmadoras, o seu instrumento de trabalho. Não é apenas um aparelho de uso pessoal, mas um equipamento que é utilizado profissionalmente.


É o seu “ganha pão”. Se você e um fotógrafo, então, não pode colocar em risco sua atividade profissional. Por isso, é imprescindível a contratação de um seguro que proteja todos os equipamentos portáteis que fazem parte do seu trabalho. Tente cotar um seguro para sua câmera fotográfica, ou filmadora e você verá que vale a pena!

É isso! Espero ter ajudado.




bottom of page