Veja o passo a passo de como virar um motorista Uber


Homem no volante do carro

Trabalhar com aplicativos é uma das maneiras mais rápidas de ganhar dinheiro e ser dono do seu próprio negócio. O Uber proporciona a independência financeira de muitas pessoas, além de permitir um horário flexível. Mas a pergunta é: para trabalhar no Uber o que precisa?

Como ainda tem bastante gente entrando nessa atividade eu resolvi explicar, de uma forma bem objetiva e clara, como você pode se tornar um motorista de aplicativos. O passo a passo desse artigo é referente ao Uber, mas em outras empresas como Cabify e 99Pop são bem similares. Acompanhe e veja como o processo não é tão complicado, só um pouquinho burocrático.

Quais são os requisitos mínimos exigidos pela Uber

1. O motorista ter pelo menos 21 anos e 2 anos de CNH

2. Atestado de Antecedentes Criminais - sem registros

3. Dois anos de CNH, no mínimo, com observação EAR (Exerce Atividade Remunerada)

4. Aplicativo no celular para o motorista Uber Driver, baixe o aplicativo aqui

5. Veículo, próprio ou alugado, com no máximo 10 anos de fabricação/modelo

6. Espaço para quatro pessoas, além do motorista

7. Ar-condicionado

8. Quatro portas

9. Bancos em couro (Uber Black)

10. Cor preta (Uber Black)

11. Seguro APP (acidentes pessoais de passageiros)

Carteira de habilitação com atividade remunerada, como fazer?

O processo para incluir na sua carteira de habilitação que exerce atividade remunerada (EAR) é muito simples, similar em todas as regiões onde a empresa atua. Basta ligar ou ir até uma agência do Detran ou um Centro de Formação de Condutores (CFC) e fazer sua solicitação. O prazo varia de acordo com cada local e demanda, mas geralmente é rápido, levando em torno de 7 dias a 10 dias. O custo varia em cada estado, mas para você ter uma ideia, aqui no Rio Grande do Sul sai por R$ 225,09. Veja como proceder:

1. Entre em contato com o Detran ou CFC mais próximo

2. Realize o pagamento das taxas

3. No dia e horário marcados, compareça com seus documentos, CNH, RG, Comprovante de 4. Residência (conta de água, luz ou telefone)

5. Faça o exame psicotécnico

6. Aguarde a data para a retirada da nova CNH

Quais os documentos necessários para realizar o cadastro na Uber?

1. O mais importante é sua CNH com a observações de EAR. Importante: a empresa não aceita a permissão para dirigir, somente a CNH definitiva.

2. A Uber também irá solicitar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) vigente e válido do ano, ou seja, se o documento do veículo estiver atraso a empresa poderá não aceitar. Para enviar você pode tirar uma foto dos documentos no momento em que estiver preenchendo o cadastro, dentro do próprio o site.

3. Demais documentos serão solicitados conforme a lei do seu município (se houver).

Como se cadastrar para exercer a atividade de motorista na Uber?

1. O processo é simples. Entre no site do Uber e preencha o cadastro. A instituição tem algumas exigências para aceitação de novos motoristas tanto para a categoria mais simples (Uber X) quanto para a mais luxuosa (Uber Black).

Tela inicial site Uber

Tela inicial site Uber. Clique em cadastre-se no canto superior direito.

Cadastro Uber. Clique em CADASTRE-SE PARA DIRIGIR

2. Na página de cadastro informe seu nome completo, número de telefone e e-mail.

Cadastro Uber, preencha as informações

Preencha as informações solicitadas

3. Coloque uma senha que você não esqueça.

4. Depois prossiga conforme as solicitações vão sendo feitas.

Tudo é feito diretamente no site, ou pelo aplicativo que você deve baixar em seu celular. Clique aqui para baixar o aplicativo para Android ou clique aqui se for IOS. O retorno da aceitação, ou recusa, pode demorar até sete dias úteis.

Trabalhar com Uber vale a pena?

Toda atividade tem seus prós e contras. A principal vantagem do Uber é a flexibilidade de horário, porém você ainda desfruta de descontos com combustível, manutenção do veículo, aquisição de celular e redução nos custos com planos de telefonia e até mesmo descontos de 50% no aluguel de carros em locadoras parceiras. No próprio site da empresa possui uma página exclusiva com todos os benefícios que os motoristas possuem, para saber mais acesse aqui.