7 Dicas para contratar um seguro de carro sem erros



7-dicas-contratar-seguro-carro-sem-erros


Contratar um seguro de carro atualmente é algo muito simples e fácil. Você consegue comprar uma apólice de forma 100% on-line e digital, diretamente pelo seu celular. Ótimo, certo? Nem tanto! Antes de sair comprando um seguro para seu carro é importante ficar atento(a) a algumas informações importantes.


Assim você não corre o risco de comprar algo que não precisa ou até mesmo contratar uma cobertura que não seja suficiente para aquilo que você precisa. Eu separei aqui 7 dicas que considero fundamental saber antes de comprar um seguro.

Dica 1: CNH e documentos do veículo em dia

Sim pode parecer óbvio, mas quando se trata de seguro eu prefiro que o óbvio seja dito. Para garantir a cobertura e o direito de receber a indenização da seguradora é fundamental que a CNH e os documentos do veículo (licenciamento) estejam em dia.


Na hora do sinistro esses dois documentos sempre serão solicitados: seja uma perda parcial ou uma perda total. E caso algum deles esteja vencido a seguradora poderá negar a indenização. E não importa se a CNH é provisória, desde que esteja válida já é suficiente.

Dica 2: Não minta ou omita informações


A cotação do seguro de carro leva em conta uma série de informações do principal condutor, como CPF, estado civil, CEP residencial, profissão, outros condutores que usam o carro, se é para uso particular ou profissional, entre outras.


Com base nessas informações o mercado consegue fazer uma estimativa do risco e quanto você deve pagar por esse risco. Então se você mentir ou omitir alguma informação, principalmente com a intenção de tentar reduzir o preço do seguro, quando tiver que acionar corre o risco de ter a cobertura negada.


Fique atento quando você estiver fazer cotações com diversos empresas e uma delas estiver ofertando um valor muito abaixo das demais. Na maioria dos casos não existe milagre e o barato pode sair caro.


Dica 3: Conheça todas as coberturas disponíveis


Hoje em dia existem diversos tipos de coberturas que atendem diferentes necessidades e modelos de carros no mercado. Você pode contratar desde uma cobertura super completa com proteção contra colisão, incêndio, roubo, furto, danos contra terceiros ou também uma cobertura exclusiva roubo e furto.


A escolha vai depender da sua necessidade e claro, de quanto você pode gastar para proteger seu carro. A grande vantagem é que existem seguros para todos os bolsos. Então conhecer bem as coberturas e saber como elas podem te ajudar será ideal para escolher as mais adequadas para seu perfil.


Dica 4: Entenda d-e-f-i-n-i-t-i-v-a-m-e-n-t-e o que é a franquia


Sim, você precisa saber bem como ela funciona, porque se não pode ter uma surpresa no momento que mais precisar usar o seguro. Existem alguns tipos diferentes de franquias para seguro de carro e você precisa escolher qual contratar logo no início da validade da sua apólice.


A definição de franquia é: sua participação máxima (em dinheiro) no momento do sinistro. Ou seja, quanto você terá que pagar para utilizar o seguro. E não esqueça que a franquia somente é cobrada para consertar o carro seguradora, não possui cobrança de franquia para consertar veículos de terceiros.

Dica 5: Comunicar as mudanças no perfil dos condutores

Sempre que houver alguma alteração durante a vigência do seu contrato que envolva a utilização do veículo ou seus dados pessoais, é muito importante que seja comunicada para a seguradora. Assim ela poderá recalcular o risco do seu seguro.


Isso não quer dizer necessariamente que você terá que pagar um valor a mais, pois em alguns casos é possível que com uma alteração no endereço o risco seja menor e você receba um valor de restituição (proporcional).

Dica 6: Pergunte, pergunte pergunte


Isso mesmo, tire todas suas dúvidas antes da contratação da sua apólice e também durante a vigência dela. Por mais boba que você ache a sua dúvida, tenha certeza que para o corretor de seguros será um prazer em ajudar. A melhor coisa que tem é você saber todos os detalhes, assim nunca terá surpresas.


Dica 7: Chame a gente no WhatsApp ou no Instagram e pergunte qualquer coisa


Estamos aqui para te ajudar a tirar todas as suas dúvidas e escolher a melhor opção de seguro. Então se você quiser saber algo sobre um seguro que está pesquisando ou até mesmo como funciona sua apólice, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou Instagram.


Todos os dias deixamos uma caixinha de perguntas em nossos stories para responder aquelas dúvidas mais frequentes. Então é só nos chamar que iremos responder o mais rápido possível.



cotar-seguro-carro