calculator (3).png

O que fazer se seu carro for chamado para um recall


Alguma vez enquanto você estava assistindo televisão ou lendo jornal, provavelmente já deve ter visto um anúncio de alguma montadora de carros informando sobre um recall em determinados modelos.

- Veja os principais lançamentos da Volkswagen para 2019.

Mas o que significa fazer um recall? Sempre que as montadoras detectam algum problema de fabricação no carro que possa comprometer a segurança e vida dos passageiros e/ou de terceiros, elas são obrigadas a realizar os reparos em toda frota que esteja na rua rodando.

Não existe prazo para realizar o recall e o custo é por conta da montadora

Se o seu carro foi chamado para realizar um recall é muito importante que você o faça, mesmo que o problema tenha sido gerado dentro da fábrica, pois independente de quem seja a culpa, é a sua vida que está em perigo.

O que fazer se meu carro for chamado?

Se você descobrir que seu carro foi chamado para fazer um recall, você deve ligar para a concessionária e fazer um agendamento dos reparos, troca de peças e qualquer outro procedimento necessário.

É muito importante saber que para realizar o recall você não precisa pagar nenhum real pelo serviço, ele é de responsabilidade da montadora e totalmente grátis. Também vale comentar que seu carro não precisa estar com a manutenção e revisão em dia para poder proceder com os reparos necessários.

Também não existe prazo para realiza-lo, e nem mesmo qualquer tipo de punição por não comparecer, tudo isto está previsto no Código de Defesa do Consumidor. Mas lembre-se que mesmo a culpa não sendo sua, é sua vida que corre risco. Então não deixe de fazer caso seja convocado.

- Quanto custa o seguro dos 10 carros mais roubados no Brasil.

Para saber se seu veículo foi convocado para um recall basta acessar o site do Ministério da Justiça que lista todos que são realizados, e também especifica sobre os defeitos que existem e o que podem provocar. Se você comprou um carro usado ou semi-novo também pode conferir se o serviço de recall foi realizado através do portal do Denatran.

Curiosidades sobre recall de veículos no Brasil e no mundo

Ainda que as montadoras façam bastante publicidade sobre os recall, é incrível que muitas pessoas deixam de fazê-los. Segundo órgãos de defesa do consumidor, só em 2018 foram chamados 2.168.123 veículos, porém menos de 15% realizaram.

E se analisarmos em casos isolados, os dados ficam ainda pior. Segundo a Associação de Consumidores, a Toyota fez um recall por um problema no airbag de alguns modelos em 2017 e dos 223 mil proprietários, apenas 6.464 se apresentaram para o reparo. Isso é menos de 3% dos envolvidos!! É pouquíssimo a quantidade de carros consertados e altíssimo o número de veículos andando com riscos.

Ainda existem os chamados “recall brancos” que são aqueles que não comprometem a vida do consumidor, ou seja, ele não é obrigado a fazer. Também pode ser chamado de instrução técnica, ações da oficina e boletins de informação técnica. Seu objetivo é evitar que o veículo passe por um recall tradicional.

Ferrari de R$ 32 milhões é chamada para recall nos EUA

E não pense que recall de veículo é exclusiva de carros mais baratos. A famosa marca de carros de luxo Ferrari teve que convocar o modelo 488 GTB e Spider, avaliado em R$ 32 milhões para um recall no EUA. O problema estava em uma peça bem específica, um separador de vapores que pode se quebrar e aumentar o risco de incêndio.

A próxima vez que você ver algum anúncio sobre recall de veículos certifique-se que seu carro não foi convocado. Caso tenha sido, ligue para a concessionária mais próxima e agende todos os reparos necessários. Além de ser um direito seu, mais importante que isso é a sua segurança e de sua família.

26 visualizações
Artigos mais lidos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

QUEM ESCREVE OS ARTIGOS?

Olá, sou o Lucas Amaro. Sou formado em Administração de Empresas e na Escola Nacional de Seguros. Tenho 32 anos e trabalho com seguros desde os meus 17. Se tiver alguma dúvida pode me enviar por e-mail:

lucasamaro@cobrasguros.com.br.

COTAÇÃO
RÁPIDA