calculator (3).png
COTAR SEGURO

Carros de leilão: 5 coisas para saber antes de comprar

05/11/2018

 

 

Comprar um carro nem sempre significa gastar muito ou ficar anos pagando parcelas que parecem nunca terminar. Sem falar nos juros que são altos demais e até triplicam o preço pago ao final. Os leilões podem ser uma opção para quem está pensando em investir um pouco menos na compra de um veículo

Veja também:

 

LEIA TAMBÉM:

++ Os 10 carro mais baratos para seguro no Brasil em 2018

++ Como contratar um seguro para carros antigos

 

Um carro usado tem um preço mais acessível e não deprecia na mesma velocidade que um novo. Nem sempre vale a pena comprar um carro zero diante da desvalorização que ele sofre em tão pouco tempo.

 

Mas é seguro comprar carro em leilão?

 

Primeiro vamos entender como funciona a venda de carros recuperados e disponibilizados em leilão. Resumidamente, esta modalidade de comercialização é a venda de bens que foram apreendidos por falta de pagamento, troca de frota, ou restaurado após uma perda total (acidente).

 

A venda é oferecida por meio de um edital, onde consta todas as regras, processo de arremate e forma de pagamento. É imprescindível observar cada detalhe de um edital para evitar transtornos por falta de conhecimento ou informações.

 

 

Os veículos são identificados por lotes e ofertados pela empresa de duas maneiras: virtualmente (site) e presencialmente. Você pode fazer uma oferta (respeitando o mínimo) assim que tiver interesse por algum veículo. Lembre-se que outros podem querer o mesmo lote, o que leva a uma disputa onde vencerá o que der o lance final de maior valor.

 

Entendido todo o processo é hora de considerar estes cinco itens para fazer um bom negócio:

 

01. Carros sinistrados

 

O mais indicado é que se evite adquirir veículos advindos de seguradoras. É muito provável que você acabe negociando um carro que já tenha sofrido uma grande avaria, o que aumenta substancialmente a chance de problemas mais graves no futuro. Verifique a procedência e prefira os veículos que são oriundos de financeiras ou de empresas que estão fazendo a renovação de frota.

 

 

02. Vá acompanhado de um mecânico de sua confiança

 

Mesmo que você conheça muito de carros é importante que um especialista faça uma avaliação. Um profissional experiente é capaz de prever possíveis defeitos, principalmente quando não é permitido realizar um teste drive antes da compra.

 

 

03. Não faça nada antes de checar a documentação

 

Os leilões, nem sempre, têm todas as informações sobre a situação dos documentos ou multas. Verifique como estão licenciamento, IPVA e veja se existem infrações cometidas até a data da compra. Mesmo que você seja comunicado que está tudo em dia, não confie plenamente e faça a sua averiguação.

 

 

04. Não é preciso gastar com despachante

 

Atualmente qualquer pessoa consegue regularizar as pendências de um veículo. Lá mesmo no leilão, você já pode acessar na hora a internet, pelo seu smartphone, e verificar a situação do veículo por meio da placa e do Renavam. Cada estado tem o seu próprio Departamento de Trânsito, DETRAN, onde é possível saber se há pendências. Existem sites também que podem te ajudar a fazer essa pesquisa de forma mais minuciosa, porém alguns deles é preciso pagar:

 

- checkauto.com.br

supervisao.com

carcheck.com.br

 

 05. Pesquise seguradoras que façam seguro de carros comprados em leilão

 

Consulte um corretor de seguros antes de fechar negócio e seja claro com ele. Diga que você está avaliando a compra de um carro de leilão. Isso é muito importante, pois não são todas as seguradoras que aceitam este tipo de risco. Com esta informação o especialista saberá onde cotar o seguro de carro de leilão. A dificuldade não está sobre o fato do carro ser usado e sim, por ele ser advindo de leilão. No entanto, as companhias que vendem seguro de carros recuperados, colocam algumas limitações: condicionam a uma vistoria e a indenização fica limitada a um percentual da Tabela Fipe.

 

 

Garantindo que não há dúvidas e tomando todas as precauções certamente você fará um excelente negócio.

 

Que uma cotação grátis para seu veículo comprado em leilão? Solicite agora mesmo, trabalhamos com seguradoras que aceitam esses veículos.

 

 

 

Please reload

Mais lidos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Please reload

10

QUEM ESCREVE OS ARTIGOS

Olá, sou o Lucas Amaro. Sou formado em Administração de Empresas e na Escola Nacional de Seguros. Tenho 30 anos e trabalho com seguros desde os meus 17 anos. Se tiver alguma dúvida pode me enviar por e-mail:

lucasamaro@cobrasguros.com.br.

COTAÇÃO
RÁPIDA
Please reload

Você também pode gostar