Confira 10 dicas para organizar a casa
Cuidar da casa e dar manutenção adequada é uma tarefa que devemos fazer durante todo o ano e em todas as estações, porém existem algumas situações específicas que enfrentamos durante o verão que requerem alguns cuidados extras.
Abaixo separei 10 dicas dicas para você organizar sua casa de forma simples, prática e funcional. Se você seguir esses passos, com certeza vai conseguir viver em um ambiente mais agradável e produtivo.
1. Pare de acumular roupas
Chega de ser refém da montanha de roupas. Desapegar não é só liberar espaço no armário, é como abrir as janelas de casa em um dia ensolarado. Acumular peças que raramente usa só contribui para uma atmosfera caótica.
Aproveite ainda os espaço antes ocupado por pilhas de roupas e use para guardar outras coisas, assim sua casa consegue respirar melhor e agradece e fica organizada.
2. Escolha móveis funcionais
Escolher móveis para o meu lar, funcionalidade é a chave para uma casa que flui com facilidade. Móveis versáteis são como os super-heróis, e você ainda consegue organizar a casa rápido.
Desde sofás que se transformam em camas para acomodar visitantes, até mesas que se expandem para acomodar jantares improvisados, cada peça serve um propósito múltiplo.
Essa abordagem inteligente não apenas maximiza o espaço disponível, mas também adiciona uma pitada de praticidade ao dia a dia. Com móveis que se adaptam às suas necessidades, cada canto da casa é fica bem organizado.
3. Recicle tudo o que puder
Adotar práticas de reciclagem não apenas ajuda o meio ambiente, mas também traz uma sensação de ordem e propósito ao seu lar. Separação de resíduos pode parecer uma pequena mudança, mas seus benefícios se espelham por toda a casa.
A organização que vem com a reciclagem é uma recompensa por si só: latas separadas e caixas de papelão dobradas transformam o que poderia ser uma bagunça em um ambiente limpo e sustentável.
4. Categorize as coisas dentro de casa
Organizar os itens em casa é como criar um mapa para sua tranquilidade diária. Categorizar cada objeto não é apenas uma forma de manter as coisas arrumadas, mas também uma maneira de simplificar sua vida.
De dividir os utensílios de cozinha em categorias claras até agrupar as roupas por estação e ocasião, cada item tem possui um lugar distinto. Essa técnica não só poupa tempo na busca pelo que preciso, mas também traz uma sensação de harmonia ao seu espaço.
5. Faça uma limpeza geral em casa
Dar uma limpeza geral na casa é como um reset mágico para o seu espaço. Uma limpeza completa não apenas elimina poeira e sujeira, mas também purifica o ar e remove energias estagnadas.
6. Cuidado com o mofo
Temos o costume de associar mofo com o inverno, porém, durante o verão devido ao excesso de umidade e falta de ventilação é muito comum às paredes mofarem. Esse fato não é somente esteticamente feio, mas sim prejudicial à saúde.
O mofo nas paredes pode causar desde alergia cutânea até problemas respiratórios. Para evita-lo, mantenha sua casa sempre aberta durante o dia. O uso de anti-mofo também pode ajudar a combatê-lo e pode ser encontrado em qualquer supermercado por R$ 15,00.
7. Não esqueça da limpeza de armários
Assim também são os armários que ficam a maior parte do tempo fechados e estão mais propensos a terem mofo durante o verão. Porém, com algumas medidas simples, como mantê-lo aberto, não guardar roupas usadas e utilizar vinagre branco para a limpeza, ajudam a minimizar o risco de mofo dentro dos seus armários.
8. Mantenha os insetos longe de casa
Sofremos mais no verão também com a invasão de insetos. Mosquitos e baratas aparecem com mais frequência no verão. Para evitar essas visitas indesejadas, mantenha a casa sempre limpa e seca, não acumule lixo e tampe as caixas d’água.
Tenha bastante cuidado com água parada, em Porto Alegre o índice médio de infestação do Aedes Aegypti atingiu na última semana (15 a 21 de Janeiro de 2017) o status crítico. É importante eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito, principalmente quando você for viajar.
A utilização de repelentes elétricos e velas de citronela também ajudam a afastar esses indesejados visitantes. Algumas seguradoras oferecem gratuitamente serviço de dedetização dentro da assistência 24h no seguro residencial, verifique se você possui e aproveite para usar.
9. Lembre-se de regar suas plantas
Durante o verão, a incidência de raios solares é muito maior que no restante do ano, nós sentimos muito com o calor e com os raios solares.
Com as plantas não é diferente. Para evitar que elas fiquem desidratadas, regue-as durante a manhã e a noite, mas tenha cuidado para não deixar o vaso cheio de água, isso evita além do apodrecimento das raízes o criadouro de Aedes aegypti. Os melhores horários são 07H30 e as 20h00.
10. Fique atento aos fortes temporais
Outra dica bem importante é quanto às chuvas de verão. De acordo com a meteorologia, a sequência de dias muito quentes e alta umidade provocam chuvas frequentes com chances de temporais. Investir em toldos pode evitar danos em sacadas, janelas e jardins.
Mantenha as calhas sempre limpas e verifique se há alguma telha quebrada ou com rachaduras. Observe se existe alguma árvore encostando em fios, o risco de curto-circuito aumenta neste tipo de situação, neste caso recomendamos buscar ajuda da prefeitura para que a poda seja realizada.
Algumas seguradoras também oferecem serviço de limpeza de calhas e dutos dentro do seguro residencial, e não cobram nada a mais por isso. Certifique-se se você possui este benefício e evite vazamentos.
Comments