Macetes para prolongar a vida útil da bateria do seu carro


macetes-para-prolongar-vida-util-bateria


Embora a bateria do seu carro seja algo que raramente é levado em consideração, um pouco de atenção pode ajudar muito a estender sua vida útil. Isso economiza dinheiro, reduz o desperdício e ajuda a garantir que seu motor dê partida quando você precisar, o que é importante no inverno e com a atual exigência de limitar viagens não essenciais.


Confira: Quanto custa o seguro dos 10 SUV's mais econômicos do Brasil em 2020.


Lembre-se, mostrar um pouco de amor à bateria pode fazer a diferença entre ela durar dois ou cinco anos ou mais. Aqui estão algumas maneiras fáceis de estender a vida útil da bateria do seu carro. Acompanhe nossos macetes!


1. Limpe a corrosão


Com o tempo, uma corrosão de aparência salgada pode começar a se formar nos terminais da bateria, a parte da bateria que a conecta ao sistema elétrico do carro. A corrosão do terminal da bateria é um fenômeno natural em muitos climas. Geralmente tem aparência cristalina e pode ser marrom, verde, branco ou azul.


A formação desta substância seca e quebradiça é relativamente normal, embora deva ser limpa regularmente. O crud é semicondutor, o que significa que pode drenar lentamente a bateria o tempo todo, reduzindo sua vida útil no processo.


Felizmente, a remoção da corrosão da bateria é rápida e fácil. Consulte o manual do proprietário para obter informações ou peça ao seu técnico para dar uma olhada na próxima vez que precisar de manutenção. Você pode, por exemplo, limpar a corrosão com segurança usando bicarbonato de sódio, água e uma escova de dentes.


2. Cuidado com as teclas inteligentes


Uma causa comum de esgotamento e pouca vida útil da bateria tem a ver com as “chaves inteligentes” remotas usadas em muitos carros mais modernos. A chave inteligente permite que os motoristas acessem o veículo e liguem o motor com um simples toque, graças a um campo de comunicação gerado entre a chave inteligente e o veículo, desde que ambos estejam próximos.


Se você guardar sua chave inteligente muito perto de seu veículo, no entanto, o campo de comunicação entre os dois pode nunca desligar, causando o esgotamento da bateria. Com o tempo, isso pode encurtar a vida da bateria. Para muitos motoristas, guardar a(s) chave(s) inteligente(s) longe do veículo quando não estiver em uso resolveu vários problemas relacionados à bateria.


O alcance da comunicação é limitado, por isso não há necessidade de guardar as chaves do outro lado da casa, mas evitar guardá-las em uma prateleira ao lado do carro na garagem ou perto de onde o veículo está estacionado pode fazer toda a diferença.


3. Use um carregador lento


Se você tiver um veículo de uso ocasional ou usado normalmente para viagens mais curtas, um conector lento de bateria é outro meio de evitar a morte prematura da bateria do seu Nissan March usado, por exemplo.


Tudo o que você precisa fazer é conectar o carregador de gotejamento a uma tomada e, em seguida, conectar os dois cabos aos terminais da bateria. Uma vez conectado, o carregador lento recarrega, condiciona e mantém a bateria, mesmo quando você não está dirigindo o veículo.


Muitos carregadores desse tipo podem ser adquiridos por menos de R$ 50 reais em mecânicas especializadas e, normalmente, podem ser instalados em meio minuto ou até menos. Conecte um sempre que seu carro for ficar parado por mais de uma semana e sua bateria agradecerá.


4. Desconecte seu MP3 Player quando não estiver em uso


Se você conectar música em seu veículo por meio de um MP3 player ou outro dispositivo de armazenamento conectado por USB, considere desconectá-lo quando não estiver em uso. Embora um tanto raro, há relatos desses dispositivos que causam o consumo não intencional da bateria se forem deixados conectados enquanto o veículo está desligado.


Em alguns casos, incompatibilidades entre o veículo e o MP3 player podem fazer com que o sistema de entretenimento do carro permaneça ativo em segundo plano por horas a fio, o que consumirá a bateria. Para obter melhores resultados e maior vida útil da bateria, desconecte o reprodutor de música ou a chave USB ao estacionar e desligar o carro.


5. Evite rodar pequenas distâncias


Uma causa significativa de falha precoce da bateria tem menos a ver com a bateria e mais a ver com a forma como o veículo é usado. Se o seu carro for usado com frequência em viagens curtas ou raramente usado, ele poderá morrer antes do previsto.


Longos períodos sentados, combinados com frequentes viagens de curta distância, podem descarregar a bateria mais rápido do que o alternador é capaz de recarregá-la. Com o tempo, esse tipo de direção pode degradar o desempenho e a vida útil da bateria. Este tem uma solução simples. Leve seu carro ou caminhão para uma viagem mais longa algumas vezes por mês.


Uma rodovia é melhor, mas qualquer lugar onde você possa navegar continuamente por alguns minutos ou mais funcionará bem. Isso não apenas ajudará a recarregar a bateria e estender sua vida útil, como também ajudará a manter o motor funcionando em ótima forma.


Embora viagens não essenciais atualmente não sejam recomendadas em muitas partes do mundo devido à pandemia, quando as coisas voltarem ao normal, será uma ótima desculpa para sair para um longo passeio.


6. Atualizações de software para corrigir falhas


Os fabricantes de automóveis costumam lançar atualizações de software que os técnicos carregam em seu veículo como um meio de corrigir ou melhorar a operação de um ou mais de seus sistemas. Existem literalmente milhares de problemas que podem ser remediados por atualizações de software como essa em carros modernos.


Um deles é o consumo indesejado da bateria e as implicações associadas na vida útil da bateria. Quando você desliga a ignição, o software controla quando e como determinados componentes eletrônicos serão desligados.


Muitos sistemas em carros modernos permanecem ativos por algum tempo depois que a ignição é desligada, e um software ruim pode bagunçar isso - possivelmente deixando de cortar a energia de um ou mais sistemas e acabando com a bateria no processo.


Fale com seu revendedor para ver quais atualizações de software (se houver) podem estar disponíveis para o carro que você dirige. Uma ou mais dessas atualizações podem ter um efeito dramático na vida útil da bateria.



Gostou destes macetes? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais, para que mais pessoas possam aprender a economizar e aumentar a vida útil da bateria dos seus carros!




cote-seguro-carro-rapido-facil-barato

7 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
calculator (2).png
COTAÇÃO
RÁPIDA

Obrigado. Em breve lhe enviaremos.

ARTIGOS EM DESTAQUE
FAIXA VERTICAL - CÂMERA.png
FOTO FRONTAL LUCAS AMARO (REDONDA).png

SOBRE O AUTOR

Lucas Amaro, gaúcho, graduado em Administração de Empresas e pela Escola Nacional de Seguros. Tem 32 anos e trabalha com seguros desde os 17. Sócio e gerente de marketing da Cobra Seguros - @cobraseguros - empresa fundada há mais de 30 anos pelo seus pais.

calculator (3).png