top of page
  • Publicado por Lucas Amaro

Seguro auto para jovens: como pagar menos?


seguro-auto-jovens

Se você esta contratando pela primeira vez um seguro de carro, tem algum que você precisa saber: quanto mais jovem, mais caro ele é. Isso porque estatisticamente pessoas mais novas acabam se envolvendo mais em acidentes.

Esse é um dos principais motivos que deixa o seguro de automóvel para jovens tão caro. O fator risco aliada a pouco experiência, faz com que as seguradoras elevam as taxas a níveis nada legal.

A seguir, você vai entender porque o preço do seguro para jovens é mais caro e também como fazer para tentar diminuir o preço do seguro do seu carro ou da sua moto.


Vale lembrar que você é livre para escolher o carro e o seguro que quiser, só depois não diz que não te avisei como economizar o seguro.


Por que o seguro auto para jovens é mais caro?


Pessoas mais jovens, principalmente os solteiros, são as pessoas que mais se envolvem em acidentes de trânsito, esse é um dado estatístico há anos.


Segundo o Detran do Rio de Janeiro, pessoas entre 18 e 39 anos somaram cerca de 51,2% do total dos acidentes de trânsito em 2022. E desse percentual, mais de 30% estão entre 18 a 29 anos.


Infelizmente esses números impactam diretamente nos índices e taxas realizados pelas empresas no mercado de seguro, agravando os preços pagos nas apólices.


Se você tem entre 18 e 30 anos não tem jeito, você vai pagar mais caro no seguro. Mas existem algumas dicas que podem te ajudar a baixar o preço dele.


Separei 6 dicas que irão te ajudar, confira abaixo cada uma delas. Você pode reduzir em até 80% do preço pago no seu seguro.

1. Veículos muito visados para roubo e furto

Sim, existem alguns veículos, motos ou carros, que estão na lista dos mais roubados do Brasil. Consequentemente eles possuem o preço de seguro maior, devido aos altos índices de prejuízos no seguro.


Se você puder, fuja desses veículos, procure outras opções para comprar. Nós divulgamos com frequência aqui no Blog a lista tanto dos carros mais roubados, como das motos mais roubadas. Confira!


2. Veículos importados


Bom, o preço de seguro para um veículo importado pode assustar uma pessoa de qualquer idade, mas para os jovens assusta ainda mais.


Carros e motos importados são bem caros para seguro, principalmente porque as peças são caras e a mão-de-obra também.


Se falarmos de veículos importados mais antigos, com mais de 10 anos de fabricação, então a situação complica mais. Muitas vezes nem é possível contratar um seguro, mesmo pagando caro.


3. Casados pagam menos


Aqui não é uma dica, mas sim uma condição, mas que muitas pessoas não conhecem. Casados ou quem possui união estável geralmente tem o preço de seguro menor.


Isso acontece porque, estatisticamente, pessoas casadas saem menos e acabam de envolvendo menos em acidentes.


Claro que você não vai casar para pagar menos no seguro, mas se você possui uma união estável, lembre-se de avisar o seguro. Já vi casos que o preço reduziu 30% só por informar.


4. Seguro roubo e furto


Uma alternativa bastante comum entre os condutores mais mais jovens é a cobertura exclusiva roubo e furto no seguro de carro ou motos.


Nessa opção não estão incluídos os danos parciais no veículo, ou seja, o conserto dele na oficina. Porém pode ser uma boa alternativa para não ficar totalmente desprotegido.


O seguro roubo e furto pode custar até 80% menos do que um seguro completo, e ele ainda oferece assistência 24h e a cobertura é por todo Brasil.


Hoje temos algumas boas opções de seguradoras que fazem esse seguro, como a Suhai Seguradora e a Liberty. Se você ficou interessado peça uma cotação através do nosso formulário rápido.


5. Cote em diversas seguradoras


Sim, o preço do seguro pode variar bastante entre cada seguradora, por isso é importante você calcular em pelo menos três opções.


A nossa corretora trabalha com dez seguradoras diferentes, e sempre fazemos a cotação em todas para buscar o menor preço e o melhor custo x benefício.


Assim que receber os valores pergunte quais as principais diferentes entre cada uma delas, procurando entender as coberturas e benefícios que façam mais sentido para o seu perfil.


6. Evite coberturas desnecessárias


Os seguros de veículos, principalmente de carro, oferecem diversas coberturas extras. Isso pode ser bom ou ruim, e você precisa saber disso.


Contratar um carro reserva para 15 dias, seguro Carta Verde, assistência residencial, motorista amigo, descontos em estacionamentos. Tudo isso pode trazer benefícios, desde que você realmente use.


Conheça todas as coberturas que estão sendo colocadas no seguro. Pergunte, tire dúvidas, saiba para que serve. Evite coberturas desnecessárias que somente deixaram o seguro mais caro.

Comments


bottom of page