Qual o papel das seguradoras no mercado de seguro no Brasil?


o-papel-das-seguradoras-no-mercado-de-seguros

O que é e o que faz uma seguradora?


As seguradoras são empresas jurídicas devidamente registradas pela Susep (Órgão que regulamenta o setor de seguros e previdência no Brasil) e são responsáveis por assumir o risco de algum bem ou capital financeiro em troca de pagamento de um prêmio (valor cobrado na apólice de seguro).


É muito comum as pessoas confundirem seguradora com corretora de seguros, pois elas estão diretamente ligadas nesse mercado. Porém ambas possuem papei diferentes, sendo que a seguradoras assume o risco e a corretora gerencia o contrato para o cliente.



De uma maneira mais fácil para você entender e usando um exemplo, seria da seguinte forma: quando você precisa contratar um seguro, ele será feito através de uma corretora, que irá fazer o papel de gestora desse contratado, apresentando as melhores opções de acordo com o seu perfil e necessidade.


Mas o que você estiver assegurando, seja um carro, uma casa ou até a vida de uma pessoa, será garantido o risco pela seguradora. Ela quem irá indenizar você caso haja alguma perda do que estiver assegurado.


Ainda tem pessoas que acabam confundindo as associações de proteção com seguradoras. Apesar dessas entidades apresentarem um produto muito similar ao contrato de seguro, elas não regulamentadas pela Susep. Por isso tome muito cuidado quando estiver procurando um seguro, principalmente se for seguro online.


Quais as principais seguradoras no Brasil?


Para trazer aqui a informação das principais seguradoras do Brasil, estou levando em consideração os dados buscados no site da Sincor, aonde lista as 78 seguradoras ativas e que possuem pelo menos 0,01% de participação de mercado.


Dessas 78 seguradoras listadas, a 10 primeira colocadas são responsáveis por cerca de 73,17% de participação no mercado de seguros no Brasil. São elas: Bradesco Seguros (22,36%), Sul América (10,86%), Porto Seguro (8,67%), Banco do Brasil (5,95%), Zurich-Santander (5,77%), Caixa Seguros (4,82%), Mapfre (4,39%). Allianz (3,98%), Tokio Marine (3,74%) e Itaú (2,63%). Confira na tabela abaixo:



maiores-seguradoras-no-brasil

Tabela 1: As 10 maiores seguradoras no Brasil. (Fonte: Fenacor, 2020)


Algumas informações acho importante trazer aqui para melhor entendimento desses dados. Entre essas 10 maiores seguradoras do Brasil, 5 estão ligadas a bancos. Muitas vezes o seguros contratados dentro do banco estão ligados a uma venda casada, por exemplo, um empréstimo com melhores taxas por um seguro de vida.


Uma curiosidade sobre a Sul América é que ela é a seguradora mais antiga entre todas do ranking, fundada em 1895 e operando incialmente com seguros marítimos. Já a Porto Seguro, fundado em 1945, é considerada umas das melhores seguradoras e quem mais investe em tecnologia nesse mercado.


Ambas essas 10 primeiras colocadas oferecem diversos produtos e serviços no mercado de seguros e financeiro, como seguro de carro, seguro de moto, seguro residencial, seguro empresarial, seguro de vida, seguro para notebook, seguro para câmera e até mesmo plano de saúde para cachorros e gatos.


Quais as melhores seguradoras no Brasil?


Para trazer aqui as melhores seguradoras do Brasil, eu fiz uma consulta no site Reclame Aqui e pesquisei a nota das 10 empresas que possuem maior participação de mercado e também as que nós aqui da Cobra Seguros trabalhamos. Confira a tabela:


Tabela 2: Seguradoras com melhores reputação. (Fonte Reclame Aqui)


A grande maioria das seguradoras listadas comercializam seguro de carro, que o tipo de seguro mais vendido no Brasil. Então você pode ter uma boa ideia sobre qual a melhor seguradora de carro no Brasil com esses dados.


Algo que acho importante comentar e que aprendi nesses meus 15 anos trabalhando com seguro e 10 anos como corretor, é que além de escolher a seguradora certa é preciso escolher o corretor de seguros certo. Pois o corretor é quem vai lhe representar na seguradora, ele quem irá administrar sua apólice e resolver os problemas quando tiverem.

As seguradoras que a Cobra Corretora de Seguros trabalha


Azul Seguradora


Em 2004, a Porto Seguro, uma das principais seguradoras do mercado brasileiro, adquiriu as operações de uma empresa que estava encerrado suas atividades, dando a ela o nome de Azul Seguros que, desde então, está presente como mais uma opção para os consumidores.


Pertencendo ao grupo, a seguradora oferece aos clientes de auto do seguro Azul total acesso aos serviços da Porto Seguro, com a mesma qualidade e tradição que a empresa oferece aos seus segurados. Entre os serviços, destaca-se o CAPS, Centro Automotivo Porto Seguro – uma oficina completa, com equipamentos avançados e peças com garantia de fábrica.


Bradesco Seguros


Fundada em 1983, a Bradesco Seguros é um dos maiores grupos seguradores do país e atua em diversos segmentos do mercado. A partir de 2004, foi criada a Bradesco Auto/RE, responsável exclusivamente pelas apólices de veículos e ramos elementares.


Com a chancela e seguindo os mesmos padrões de qualidade do Banco Bradesco, a seguradora apresenta variados benefícios para o cliente Bradesco seguro auto, como o Auto Center, um centro automotivo especializado que oferece atendimento a sinistro e realização de vistoria, além de vantagens no pagamento do seguro para correntistas do banco.


HDI Seguradora


Fundada em 1903, na cidade de Frankfurt, a HDI está presente em mais de 150 países e é considerado um dos maiores grupos de seguros da Alemanha. No Brasil, a HDI Seguradora atua a mais de 30 anos. O seguro auto HDI tem como diferencial o HDI Bate-Pronto, um centro de atendimento desenvolvido para prestar todo suporte em caso de sinistros.


De forma rápida e personalizada, a vistoria do veículo é feita e todos os documentos são providenciados para que, em cerca de 30 minutos, o cliente saia com tudo pronto para encaminhar o automóvel para conserto.


Liberty Seguradora


A Liberty chegou ao país em 1996, através da incorporação de uma seguradora nacional pelo Grupo Liberty Mutual, um dos maiores grupos seguradores do mundo. Desde 2010, a Liberty Seguradora é a maior operação internacional da empresa norte-americana.


Seguradora oficial da Copa do Mundo no Brasil, a Liberty prima por facilitar a vida de seus clientes, oferecendo benefícios como suporte para buscar o carro em caso de problemas e um motorista “reserva”, que irá dirigir o veículo do segurado diante de uma impossibilidade.


Porto Seguro Seguradora


A Porto Seguro é uma das maiores seguradoras do Brasil. Possui em seu grupo a Azul Seguros e a Itaú Auto e Residência. Além de ter um nome forte, a Porto é conhecida pela qualidade de seu serviço para o segurado.


A seguradora destaca-se ainda por apresentar diversas assistências no Porto Seguro Auto, como apoio residencial, atendimento eletricista e suporte help desk para auxiliar em problemas com o computador. O cliente ainda pode usufruir de diversos descontos exclusivos.


Suhai Seguradora


A Suhai Seguradora faz parte do Grupo Suhai, presente a mais de 23 anos no mercado brasileiro e considerado um dos maiores grupos de segurança do país. A Suhai Seguros se destaca neste cenário com sua especialização na proteção de motos e veículos com alto índice de roubo e furto sem restrições de modelo ou fabricação.


Por isso, possui um seguro diferenciado com cobertura exclusiva para roubo e furto, aonde o valor pode ser até 60% mais barato. Em caso de indenização, o cliente recebe até 100% do valor da tabela Fipe contratado.


Sul América Seguradora


A Sul América Seguradora é o maior grupo segurador independente do Brasil. Fundada em 1895, a companhia possui cerca de 5,3 mil funcionários e atua em várias linhas de seguros, como saúde e odontológico, automóveis e outros ramos elementares, vida, além de outros segmentos, como previdência privada, investimentos e capitalização. A Sul América tem mais de 7 milhões de clientes em todo o país.


Tókio Marine Seguradora


A Tokio Marine Seguradora pertence ao Grupo Tokio Marine Holdings Inc., fundado em 1879 no Japão e considerado o maior e mais antigo conglomerado de seguros japonês. A filial brasileira é considerada a terceira maior em participação no Grupo no mundo.


O seguro auto Tokio Marine dispõe de coberturas exclusivas para seus segurados como a proteção para farol de milha e para para-choque. O cliente ainda conta com a cobertura de isenção de franquia, que elimina o pagamento da mesma em caso de sinistro onde a culpa é exclusiva de outro envolvido no acidente.


Comprar seguro na internet é seguro?


Sim, é seguro, mas você precisa saber de quem está comprando. Com falei acima, existem três informações básicas que são necessárias para verificar se a corretora de seguros é confiável, como: avaliar o cadastro ativo na SUSEP, ver avaliações no Google e a comunicação nas redes sociais como Facebook e Instagram.


Outro ponto que é preciso levar em consideração na hora de contratar um seguro na internet é a comunicação oferecida pela corretora aos seus clientes. Se você consegue ligar e falar com alguém facilmente, se ela oferece diferentes canais como WhatsApp.





31 visualizações