Se você chegou aqui provavelmente deve ter ou pensando em comprar uma moto certo? Bom, umas primeiras coisas que você também precisa pensar são os custos que estão envolvidos, e quanto custa um seguro de moto é um deles.
Para calcular o preço de seguro de veículos, seja de moto ou de carro são levados em consideração informações pessoais de quem vai dirigir e obviamente do modelo da moto escolhida.
O preço do seguro pode variar bastante, mas trabalhando com seguros há mais de 15 anos ter uma variantes que interfere bastante em como é calculado o preço de seguro para moto: a cidade.
Nesse artigo eu vou montar uma tabela com o preço de seguro para moto usando as informações que acho muito importante, e no final farei uma média de valor para poder lhe falar de fato: qual o preço médio de um seguro, confira.
Quais informações eu usei para calcular o preço de seguro de moto
Para chegar nos valores de seguro eu vou considerar as seguintes informações: perfil homem, de 40 anos, solteiro, morando em apartamento com garagem em casa e no trabalho.
Não estou considerando um perfil feminino aqui porque o preço para homens, geralmente é mais caro. Então você que é mulher já pode ter uma noção de preços máximos.
Também vou utilizar aqui as cinco capitais mais populosas do Brasil, que são: São Paulo, Brasília, Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte. Sim, excluí o Rio de Janeiro da segunda posição porque é a cidade mais cara para contratar um seguro atualmente.
E os modelos de motos escolhidos considerei as três motos mais vendidas em cada categoria. As categorias utilizadas foram: city, trail, scooter, big trail, naked, esportivae custom.
Tabela de preço: quanto custa um seguro de moto
Confira na tabela abaixo então o preço de seguro de moto para os modelos mais vendidos no Brasil até dezembro 2021. Caso o modelos da sua moto não esteja na tabela e você queria saber o custo do seguro, clique aqui e converse conosco.
É claro que esses valores podem sofrer alteração para cada perfil, mas assim é possível ter uma boa noção de valores. Aconselho que você faça uma pesquisa em pelo menos três seguradoras diferentes.
Como já esperado motos esportivassão as que possuem o preço de seguro mais elevado, em média R$ 4.875,00. Já as motos modelo scooter os menos valores, em média R$ 547,00. Uma diferença de quase 900% de valores.
Separando o preço de seguro de moto por categorias, temos a seguinte tabela, com os valores do menor para o maior:
Então se você está pesquisando um modelo novo para comprar, ou se está trocando sua moto atual, saiba que além dos custos fixos já existentes para ter uma moto, a categoria dela irá influenciar diretamente em quanto terá que desembolsar com seguro anualmente.
Vale a pena ter um seguro de moto?
Sim, vale. Sua moto fica protegida com contra roubo, furto, acidentes e você ainda conta com uma assistência 24h em qualquer lugar do Brasil. Agora vale a pena ter seguro para moto em qualquer situação? Depende!
Analisar a vantagem de contratar um seguro é algo muito pessoal. Isso porque depende de diferentes motivos, como por exemplo: quanto você pode gastar no seguro, quanto você se preocupa caso aconteça alguma coisa.
De modo geral vale a pena sim, até porque existem diferentes coberturas de seguro de moto que variam bastante de valor.
É possível encontrar uma cobertura ideal para quem pode gastar mais e deixar a proteção super completa, como gastar menos e a proteção parcial.
O mais importante é você saber que um ao pesquisar um seguro de moto não fique pensando: por que um seguro de moto é tão caro? Faça uma cotação de seguro, analise as diferentes opções e escolha a que for melhor para seu perfil.
Comments