VOCÊ LÊ EM 2 MINUTOS
Antes de realizar uma viagem de carro algumas checagens são fundamentais para que um divertimento não se torne um pesadelo.
Não há nada tão desagradável quanto ter problemas mecânicos, ou elétricos, com um veículo e ter de recorrer a guinchos.
Como qualquer máquina, um automóvel precisa de manutenção preventiva e periódica. Longas distâncias não devem ser percorridas sem a certeza de que tudo está funcionando perfeitamente.
Para te ajudar a ter uma boa viagem, veja abaixo 10 itens que você precisa pedir para seu mecânico de confiança verificar antes de pegar a estrada.
Vazamentos
Notou alguma mancha no chão da garagem? Pode verificar, pois pode ser algum problema com vazamento. A cor pode te ajudar a detectar o problema. Manchas amarronzadas podem indicar escape de óleo. As rosas, líquido de arrefecimento (esfriamento).
Luzes
Não ignore aquelas luzes indicadoras no painel do carro. Elas são um sinal de que algo está errado. Por isso certifique-se que todas estão funcionando. Verifique lanternas, faróis, setas e luz de freio.
Freios
Talvez o item que nunca é esquecido. Mas veja! Não é somente o pedal que deve ser checado. Lembre-se que o freio de mão é, igualmente, importante. Caso necessário, faça a substituição do óleo de freio.
Óleo do motor
Faltam alguns quilômetros para a próxima troca de óleo? Faça mesmo assim! Melhor trocar em um lugar de sua confiança do que no meio do caminho com pessoas que podem colocar um produto ruim em seu automóvel.
Filtro de óleo
Aproveite e substitua o filtro também. Ainda que você gaste um pouco mais, vale a pena. Um filtro cheio de impurezas vai sujar o óleo que você acabou de trocar. O desempenho do veículo fica comprometido e o consumo de combustível aumenta.
Volante e direção
Aquelas folgas que, muitas vezes, passam despercebidas e são encaradas como normais pelos motoristas, podem ser um grande risco e provocar acidentes. Na hora da revisão do carro peça que o mecânico faça o ajuste necessário.
Combustível
Buscar postos com preços baixos não é muito aconselhável. Quando o valor está muito menor você corre o grande risco de abastecer com combustível “batizado”. Você terá dois problemas: danos no seu veículo e uma viagem comprometida.
Pneus
Além de calibrar os pneus que estão rodando é importante calibrar o estepe. Cuidado, pois é muito fácil esquecê-lo. Nunca vá viajar de carro com pneus desgastados, os chamados “carecas”. Quando não for possível fazer o rodízio dos pneus, troque-os.
Alinhamento e Balanceamento
Alinhar, balancear e fazer a cambagem são processos que garantem mais segurança ao dirigir na estrada e prolongam a vida útil dos pneus.
Reservatório de água
Nunca deixe a água abaixo do nível indicado no reservatório. Fique sempre atento às determinações da montadora para não cometer pequenos erros que podem comprometer sua viagem.
Todas estas dicas ficam ainda melhores com um bom seguro de veículos. Verifique sua apólice para conferir qual a quilometragem coberta pela sua assistência 24h.
Verifique se o seu destino fica a uma distância que esteja coberta para a remoção do veículo, caso precise utilizar. Por exemplo: se você costuma viajar para lugares que ficam 400 km da sua cidade, o ideal é ter no mínimo essa cobertura, caso contrário, todo o quilômetro excedido será cobrado.
Evite viajar sem ter ao menos um contato de alguma assistência. Um seguro auto nessas horas pode te ajudar bastante, consulta um corretor e faça uma cotação.
コメント