calculator (3).png
COTAR SEGURO

Veículo de leilão: como fazer para contratar um seguro?

08/05/2018

 

 Já faz um tempo que venho querendo escrever esse post sobre seguro para veículos de origem de leilão. Não é de hoje que recebemos aqui na corretora cotações de veículos com essa procedência e em muitos casos conseguimos algum tipo de solução para o cliente. Comprar em leilão aqui no Brasil ainda é algo que as pessoas enxergam com ar muito grande de desconfiança, porém em alguns países como nos Estados Unidos isso é muito comum e antigo.

 

Quando bem pesquisado e analisado, comprar veículo de um leilão pode ser uma vantagem financeira enorme, e em muitos casos os veículos podem apresentar pouquíssimas avarias ou até mesmo nenhuma, quando forem recuperados de financiamento. Porém você precisa ficar atento em alguns detalhes importantes para não se sentir enganado depois.

 

Leia também:

++ Veja como contratar seguro para veículos com mais de 10 ou 20 anos

 

De onde vem os veículos de leilão?

Você pode pesquisar alguns veículos disponíveis através de sites de empresas especializadas, e a maioria dos veículos são provenientes do seguintes lugares:

 

Bancos: Em casos de inadimplência de financiamento, a instituição pode apreender esse veículo e leiloar para cobrir o prejuízo com a operação.

Seguradoras: Veículos com sinistros por perda total, que depois de recuperados são leiloados.

Frotas de empresas: Empresas que por algum motivo resolveram leiloar os veículos (como uma renovação de frota) e colocam os veículos antigos em leilão.

Pessoa física: Qualquer pessoa que escolhe o leilão para vender seu carro, muitas vezes pela confiança de conseguir um valor justo.

 

Saber qual a origem do veículo de leilão poderá lhe ajudar bastante para identificar melhor o estado que ele está. Por exemplo: veículos de seguradoras por perda total podem ser por acidente (média ou grande monta), alagamento e roubo e furto, quando não localizados e indenizados ao segurado. A escolha por um modelo com pouca ou nenhuma avaria é o preferencial da maior parte das pessoas que procuram em leilão, porém nem sempre é fácil encontrar.

 

Por isso é preciso pesquisar bem antes de comprar. Algumas empresas na internet oferecem um serviço de consulta on-line que em muitos casos apresentam dados do histórico da vida do carro, como multas, pendências e se já foi para leilão (em alguns casos informam até qual o motivo por ter entrado no leilão). Elas cobram um preço para cada tipo de informação, e claro, quanto mais completa for, maior o valor. Separei algumas aqui para vocês analisarem: www.consultarveiculo.com, www.carcheck.com.br e www.checkauto.com.br. Se você está pensando em comprar um veículo em leilão vale a pena investir um pouco para não ter surpresas depois.

 

 

Afinal, é possível fazer o seguro?

Sim, é possível, mas com algumas observações. Primeiramente é preciso deixar claro que a aceitação do seguro por parte da seguradora sempre dependerá de uma análise individual de cada motorista (dados como CPF, CEP, e outras informações serão analisados) e também dados de cada veículo após a vistoria realizada. A seguradora tem por lei 15 dias para aceitar o seguro, então até esse prazo terminar ela pode dizer sim ou não.

 

Em geral as seguradoras aceitam veículos de leilão quando são recuperados de bancos, frotas de empresas e pessoa física. Quando são de origem de acidentes, a maioria não aceitam. Mas como falei antes, sempre vai depender da análise da seguradora. Aqui na corretora já fizemos seguro de leilão por perda total, porém com limite de tabela Fipe 70%.

 

Abaixo seguem as condições para aceitar veículos de leilão nas seguradoras que que trabalhamos:

 

Porto e Azul: Aceita somente veículos recuperado de roubo/furto ou de financiamento com limite de 80% da tabela Fipe. Não aceita veículos com colisões.

HDI: Aceita somente veículos recuperados por questão financeira, não aceita veículos de colisão. Aceitação da tabela Fipe será somente no momento da cotação.

Bradesco: Aceitação somente após realizada vistoria prévia no veículo. Após a vistoria ela irá informar se aceita ou não, e quais as condições para aceitar. Normalmente aceita somente veículos que não tiveram acidentes.

Suhai: Aceita veículos de todos os tipos, inclusive de perda total. O fator da tabela Fipe será de acordo com o tipo de origem de leilão.

Liberty: Aceitação somente após realizada vistoria prévia no veículo. Após a vistoria ela irá informar se aceita ou não, e quais as condições para aceitar. Normalmente aceita somente veículos que não tiveram acidentes.

Sul América:

Tokio Marine:

 

Fique atento para não cair uma cilada

Comprar em leilão não é coisa para iniciante. Você pode fazer uma compra excelente e economizar bastante dinheiro, como pode comprar uma grande dor de cabeça. Existem muitos veículos em leilões em ótimo estado e com pequenas avarias, porém é preciso saber pesquisar antes e descobrir mais detalhes. Nesse artigo falamos sobre algumas condições de aceitação por parte das seguradoras, mas não nos responsabilizamos por nenhuma prévia aceitação de seguro, visto que as regras podem ser alteradas a qualquer momento pelas empresas. Se você tiver pesquisando em leilão ou já possui um veículo, fale conosco que podemos te ajudar para contratar seu seguro.

 

 

 

 

Please reload

Mais lidos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Please reload

10

QUEM ESCREVE OS ARTIGOS

Olá, sou o Lucas Amaro. Sou formado em Administração de Empresas e na Escola Nacional de Seguros. Tenho 30 anos e trabalho com seguros desde os meus 17 anos. Se tiver alguma dúvida pode me enviar por e-mail:

lucasamaro@cobrasguros.com.br.

COTAÇÃO
RÁPIDA
Please reload

Você também pode gostar