top of page
  • Lucas Amaro

4 dicas simples para evitar os mofos em casa durante o inverno


APRENDA COMO ACABAR COM A UMIDADE E OS MOFOS DENTRO DE CASA USANDO 4 DICAS SIMPLES E FÁCEIS DE SEREM REALIZADAS

Você sabia que o mofo, ou bolor, produz esporos que são extremamente prejudiciais à saúde, principalmente para pessoas que têm problemas respiratórios, como asma? E tem mais. As bactérias, também produzidas pelo mofo, podem ser responsáveis por infecções em idosos e crianças.

Viu só como os cuidados para evitar o mofo não são somente relacionados a beleza das paredes? Vai muito mais além. As soluções que exterminam o mofo de dentro de casa criam um ambiente, acima de tudo, saudável para você e sua família.

Pensando nisso eu separei quatro dicas simples para que você possa se ver livre deste mal tão comum em muitas residências.

Ventilação

Uma ducha quente no inverno é relaxante e muito gostoso. As mulheres são as que mais gostam da alta temperatura na hora do banho. Mas e depois? Como fica o banheiro? A nuvem que se forma durante o banho vai direto para as paredes e teto. Com o passar do tempo já é possível notar alguns pontos mais escurecidos na pintura. Aqui a solução é bem simples. Manter o local sempre ventilado. Após o banho é preciso que toda umidade desapareça e, somente com uma boa ventilação isso é possível. Uma ducha quente pode, o que não pode é um local sem ventilação. Mas fique atento. Não é só o banheiro que precisa ficar sempre bem arejado. Cozinhas e área de serviço também necessitam de bastante ar para que possam se manter livres do mofo.

Acabe com a umidade

Uma casa com umidade persistente é sinal de um problema mais grave. Muitas vezes você combate o mofo, mas ele sempre retorna. Você já verificou se existe algum vazamento? Para acabar com o bolor, ou o mofo, você precisa, primeiro, investigar a causa do problema chamando um profissional que entende de hidráulica. Se você não tem um seguro residencial (que oferece assistência para sua casa) está na hora de cotar. Este tipo de seguro está repleto de coberturas que incluem estes serviços domésticos. O custo é baixo e você só terá o trabalho de ligar e chamar o profissional. Por que veja, se houver alguma infiltração proveniente de vazamento será preciso resolver o escape para depois acabar com a umidade e com o bolor. Uma casa sem umidade não tem incidência de fungos e bactérias nocivas a saúde.

Tinta correta

Alguns produtos têm características que funcionam como impermeabilizantes dificultando que o vapor da água provocado por altas temperaturas se aloje nas paredes. Por isso é indicado que ao pintar o banheiro, cozinha e área de serviço a tinta seja do tipo impermeável. A reação química que acontece quando o vapor se fixa nas paredes e cria bolhas de água é interrompida se, paredes e teto, estiverem revestidos com tintas impermeáveis.

Paredes limpas

Se você notar que já está aparecendo algum ponto de mofo, ou bolor, aja rápido. Limpe o local com um escovão de cerdas bem firmes e resistentes. Assim que perceber que todo o mofo foi retirado, use um pano bem umedecido em água sanitária e deixe que este produto fique agindo por pelo menos 10 minutos. Após este tempo lave a parede e seque muito bem. Este processo deve ser finalizado com um produto que impermeabilize a região e depois é aconselhável pintar todo o local. A dica é: se usar o produto impermeabilizante a tinta pode ser comum.

Viu só como algumas soluções bem práticas podem manter sua casa livre de mofo?

Agora é só colocá-las em prática.

bottom of page