calculator (3).png
COTAR SEGURO

16 dicas de segurança para proteger sua casa

23/10/2019

 

VOCÊ LÊ EM 2 MINUTOS

 Não existe outro lugar que nos deixe mais tranquilos e seguros do que a nossa própria casa. Chegar depois de um longo e cansativo dia de trabalho e deitar no sofá ou depois de alguns de férias não tem preço. É por isso que poucas coisas nos deixam mais assustados do que pensar em entrarem nela, render você e roubar seus pertences.

 

Confira: 16 dicas para proteger sua casa durante as férias.

 

Somente quem já passou por esse tipo de situação sabe o quanto é traumático. Depois de um acontecimento desses, aumentar a segurança da residência vira algo essencial.

 

Alarme residencial, empresa de segurança e até mesmo um seguro muitas vezes são ótimas alternativas para manter os ladrões longe e minimizar prejuízos.

 

Mas existem algumas dicas de segurança básicas e fáceis que você pode adotar, sem ter que investir ou gastar muito dinheiro. você não precisa passar por isso para analisar alguns pontos que podem ser alterados dentro e fora da sua casa. Confira 18 dicas de segurança residencial para ajudar a proteger sua casa.

 

1. ANALISE OS PONTOS FRACOS DA SUA CASA

 

O muro é alto o bastante? Possui grades ou cerca elétrica? Veja como é a fachada da sua casa e principalmente aqueles pontos que não ficam visíveis, aonde não possui grande movimento e circulação de pessoas. Caso tenha algum terreno desocupado ao lado de mais atenção para essas áreas.

 

2. ILUMINAÇÃO AUTOMÁTICA 

 

Uma mudança simples e que não custa muito e com certeza irá chamar sua atenção para qualquer movimentação suspeita do lado de fora. Ambientes claros ajudam a espantar ladrões.

 

3. UM CÃO DE GUARDA PODE AJUDAR

 

O cachorro sempre vai ser o primeiro a alertar sobre a presença de algo estranho dentro ou próximo do seu terreno. Tenha em mente que você precisa de uma raça que realmente faça a guarda da casa, então confira as principais utilizadas para esse objetivo: Rottweiler, Dobermann, Fila Brasileiro, Dogue Alemão, Bullmastiff, Pastor Belga, Dogo Argentino, American Terrier, Akita, Boxer. Se por algum motivo você não possa ter um cão de guarda, tenha um cachorro bem barulhento.

 

4. REFORCE PORTAS E JANELAS DE VIDRO

 

Portas e janelas são os pontos mais frágeis da sua casa, se alguma delas for de vidro, então não pense duas vezes em algo que possa reforçar a entrada contra ladrões. Grades na parte de fora podem ser a solução, mas às vezes, esteticamente não fica muito bonito. Nesse caso o ideal é ter um alarme de sensor em cada ponto de entrada para disparar caso seja quebrado.

 

5. ALARMES SÃO SEMPRE BEM VINDOS

 

Hoje em dia é muito comum alarmes em casas, e com certeza ajuda inibir a ação de ladrões. Só o fato de ter na fachada casa alguma placa que indique a existência deles já faz com que ladrões repensem seu plano.

 

Existem muitas empresas que oferecem monitoramento, com diferentes tipos de tecnologia e preços. Então vale a pena investir um pouco do seu tempo e pesquisar para escolher o modelo ideal para seu tipo de imóvel.

 

6. CUIDE DAS ÁRVORES E JARDIM

 

Em complemento a dica 05, caso você já tenha algum tipo de alarme de segurança instalado, certifique-se que as árvores em volta da casa estejam podadas e aparadas. Muitas vezes os sensores podem disparar ao tocar em algum galho e até mesmo dificultar a visão das câmeras. Também vale lembrar que árvores muito grandes podem servir de esconderijo para os ladrões.

 

7. DESCONFIAR FAZ BEM

 

Um serviço de entrega apareceu de repente? A empresa de TV a cabo veio fazer um reparo? Alguém se oferecendo para cortar a grama? Fique atento! Não deixe um estranho entrar na sua casa sem que você tenha feito um prévio agendamento.

 

Muitas vezes essas pessoas usam disfarces, se fazendo de bonzinhos mas na verdade querem alguma oportunidade para entrar na sua casa de maneira fácil e sem chamar a atenção.

 

8. TOME CUIDADO AO CHEGAR EM CASA

 

Minimizar os esforços para entrar na sua casa é um dos principais objetivos do assaltantes, preste atenção nisso. Sempre que você estiver chegando em casa, seja a pé ou de carro, olhe em volta se possui algo suspeito. Se estiver chegando a noite tenha cuidado redobrado.

 

9. PORTÃO AUTOMÁTICO

 

Se você possui portão manual faça a conta de quanto tempo leva para descer do carro, abrir o portão, voltar para o carro, estacionar o veículo, sair e fechar o portão. É tempo mais que suficiente para o ladrão agir e entrar na sua casa sem fazer esforço nenhum.

 

Instalar um portão automático não é muito barato, mas vale a pena o investimento para diminuir os riscos. Mas lembre-se ao chegar e observar algo suspeito, dê meia volta e se caso continuar, chame a polícia.

 

10. NÃO POSTE NAS REDES SOCIAIS QUE VAI VIAJAR

 

Não significa que você não poderá postar suas fotos de viagem no seu Facebook ou Instagram, mas evite ficar divulgando o período exato que vai sair de férias ou viajar no feriado. Pode parecer loucura, mas se alguém já estiver de olho na sua residência, a probabilidade dela acompanhar seus passos nas redes sociais existe e não é pouca. Evite deixar pistas de quando sua casa ficará vazia.

 

11. CONVERSE COM SEUS VIZINHOS

 

Manter a boa vizinhança faz bem para sua vida social. Se você for ficar um período longe de casa, aproveite para pedir para algum vizinho de confiança ficar de olho na sua casa. Caso ele veja algo suspeito peça para lhe avisar imediatamente.

 

Outra coisa que também pode funcionar é criar um grupo no WhatsApp dos vizinhos para cada um ajudar ao outro. Mas lembre-se que quanto mais pessoas souberem dos seus passos, mais vulneral ficará.

 

12. EM CASO DE URGÊNCIA, SAIBA PARA ONDE LIGAR

 

Parece óbvio, mas muita gente não sabe o número da polícia militar ou ás vezes na hora do desespero esquece. Lembre desse número 190.

 

13. NÃO DEIXA SUA CAIXA DE CORREIO ACUMULAR

 

Quando sair de férias ou uma viagem que dure mais tempo, evite deixar que suas correspondências acumulem bastante, isso demonstra claramente que não possui ninguém em casa. Peça ao seu vizinho ou algum parente para de vez em quando passar na sua casa e recolher para não chamar atenção.

 

14. EVITE DEIXAR O PORTÃO ABERTO

 

Em vez de ficar conversando do lado de fora com tudo aberto, o que já é uma situação de perigo, entre, tranque o portão e depois comece a conversa em um local seguro.

 

15. DIVISA COM TERRENO BALDIO

 

Se sua casa faz divisa com um terreno baldio, instale uma cerca elétrica ou alarme para assustar os bandidos. Coloque algo que dificulte a vida do criminoso.

 

16. NUNCA REAJA

 

Lembre-se: sua vida é o mais importante. Se os bandidos conseguirem entrar em casa, não reaja. Tente ficar calmo e não fique encarando, muitas vezes eles estão sob algum efeito de droga para realizar o assalto. Para proteger sua família e fazer com que tudo acabe o mais rápido possível, não enfrente-os e faça tudo o que mandarem.

  

Please reload

Mais lidos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Please reload

10

QUEM ESCREVE OS ARTIGOS

Olá, sou o Lucas Amaro. Sou formado em Administração de Empresas e na Escola Nacional de Seguros. Tenho 30 anos e trabalho com seguros desde os meus 17 anos. Se tiver alguma dúvida pode me enviar por e-mail:

lucasamaro@cobrasguros.com.br.

COTAÇÃO
RÁPIDA
Please reload

Você também pode gostar