top of page
  • Lucas Amaro

OS 5 MAIORES DESAFIOS PARA MICRO E PEQUENA EMPRESA EM 2017


Entrar no mercado é um dos maiores desafios que existe na vida de empreendedor. Conseguir juntar os recursos para abrir a empresa, ajeitar a documentação e providenciar cada detalhe são tarefas muito pesadas para um empreendedor de primeira viagem. Mas com muito esforço e dedicação tudo pode dar certo e você conseguir um resultado satisfatório, tanto profissional como pessoal. Hoje estou aqui para trazer um assunto interessante para todos pequenos e micro empresários e para continuarmos alcançando nossos objetivos de empreender: os cinco maiores desafios que toda micro e pequena empresa está sujeita.

Continue acompanhando o post de hoje e saiba mais sobre o assunto!

SEPARAR CASA E TRABALHO

Enquanto tudo é planejamento, está ótimo empregar a família inteira em nossa empresa. Mas quando o pessoal começa a misturar as coisas, e ninguém tem hora para chegar, sair ou obedecer às regras, aí a coisa muda de figura.

O que era para ser uma empresa séria virou bagunça e, nesse caso, é essencial reunir todo mundo e colocar ordem no ambiente de trabalho.

FAZER UMA GESTÃO EFICIENTE

Fazer uma gestão eficiente é a diferença entre manter-se — e crescer — no mercado ou sair dele. Definir escalas de trabalho a serem cumpridas, metas para cada funcionário e para a própria empresa, administrar o fluxo de caixa, estar sempre no azul. Esses são alguns dos resultados esperados de uma gestão eficiente.

Usar um sistema de gestão pode te ajudar, assim como ajudou a mim, nesse árduo e cotidiano exercício — que, se bem feito, é muito compensador!

ALINHAR PREÇO

Determinar valores que sejam justos, estejam na média do mercado e ainda possuam competitividade para seus produtos e serviços parece trabalho de super-herói, não é? Pois bem, esse é um dos mais difíceis desafios da vida de qualquer empresário. Mas, vencê-lo é preciso!

Para isso, informação é fundamental. Analise seus custos, chame fornecedores para negociar: é por aí que você começará a alinhar seus preços para torná-los competitivos. Se os grandes podem comprar muito, você pode é capaz de usar todo seu talento para pesquisar bons fornecedores e buscar lucrativas negociações!

PLANEJAR OS PROCESSOS NA MICRO E PEQUE EMPRESA

Falta de planejamento, ou “deixar as coisas acontecerem”, é péssimo para seu negócio. E, olha que tem muito empresário acreditando que os negócios “andam sozinhos”. Bom, podem até andar, o difícil é saber para onde eles irão.

Se o que você quer é ganhar dinheiro, boa reputação e se consolidar em seu ramo, planeje cada momento de sua micro ou pequena empresa! Projete com clareza cada etapa produtiva e você obterá resultados tão claros quanto os seus planos.

OBTER CRÉDITO

Contar com capital de giro é imprescindível para todo empreendimento ter fôlego. Cada empresa apresenta seus picos de produtividade: aquela época que vende muito ou é contratada para tantos serviços que todos os funcionários se ocupam, e dá até mesmo para pensar em novas contratações.

Também há os momentos de baixa, nos quais o capital de giro é fundamental para manter as portas abertas. Crédito, então, pode ser a solução, mas a burocracia bancária e as garantias exigidas costumam ser assustadoras.

Há uma luz no fim do túnel: a melhor linha de crédito para o micro e pequeno empresário é concedida pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A instituição, que é pública, oferece crédito especial para micros e pequenos empresários, com taxas e prazos para pagamento convidativos. Vale conferir as condições!

É fato: administrar uma empresa é trabalho para os fortes! A vida da micro e pequena empresa é “matar um leão por dia”, mas com muita garra e conhecimento do negócio, você conseguirá atingir resultados animadores, tenho certeza!

Conte aqui nos comentários quais são suas dificuldades como empreendedor e como pretende superá-las!

bottom of page