top of page
  • Lucas Amaro

Seguro para casa container: como funciona?


Seguro-de-casa-container

Fenômeno que vem crescendo muito nos últimos anos, as casas container estão cada vez mais aparecendo em projetos arquitetônicos. Essa alternativa de construção, que já bastante conhecida em cidades na Europa, vem criando cada vez mais adeptos aqui no Brasil.

Esse estilo de construção tem sido a opção de muitas pessoas por ser uma alternativa mais barata, rápida e sustentável. Mas será mesmo?

A ideia em construir seu doce lar em um container, passa a impressão de que exige menos trabalho e tempo até que o projeto fique pronto, porém existem construções que são verdadeiras mansões e antes de construir, existem alguns detalhes que você precisa saber para não ter nenhuma surpresa depois.

Seguro-casa-container-existe

Assim como qualquer outra edificação erguida, as casas container precisam de aprovação do projeto na prefeitura e registro imobiliário com recolhimento de IPTU normalmente.

Outros detalhes são bem importantes como a forma de chegar com os containers dentro do terreno, qual o tipo de carga que era transportado anteriormente, o tamanho correto para suas necessidades e de sua família e também o isolamento térmico, já que por ser material de metal, podem se atingir temperaturas bem elevadas, tanto no inverno como no verão.

O QUE É UM SEGURO RESIDENCIAL?

Um seguro residencial serve para diminuir, reduzir ou até mesmo acabar com os prejuízos causados no imóvel segurado contra possível acidentes como: incêndio, vendaval, roubo e furto de bens e diversos outros que uma casa está suscetível.

Ao optar em contratar uma apólice você pode escolher quais as coberturas de proteção são mais adequados para o perfil e tipo de imóvel que você quer proteger. Por exemplo, se possui muitas janelas de vidro, é interessante que a cobertura contra danos aos vidros seja contratada.

É POSSÍVEL CONTRATAR UM SEGURO PARA UMA CASA CONTAINER?

Sim. A maioria das seguradoras ainda possuem restrição para aceitar esse tipo de construção, porém hoje já existem algumas alternativas. A aceitação é recente para seguros residenciais para casas container, e pode ser solicitado através de um corretor parceiro.

O seguro funciona da mesma forma como um seguro residencial de construções de alvenaria. Mas você precisa informar na hora de contratar que a construção é feita de container, pois essa informação precisa aparecer no seu contrato de seguro. Veja na imagem abaixo:

QUAIS COBERTURAS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CONTRATAR?

O seguro oferece a opção de contratar 8 coberturas diferentes, veja abaixo quais são elas:

Incêndio, Raio e Explosão: Danos causados na residência decorridos por fogo, queda de raio ou explosão de qualquer origem;

Vendaval, Furarão e Ciclone: Cobre os danos causados no imóvel devido a ventos fortes, e tempestades;

Danos Elétricos: Cobre os danos causados em eletrodomésticos que ficam dentro do imóvel segurado, devido a cargas de alta tensão. Exemplo: queda de raio;

Roubo e Furto de Bens: Garante indenização ao seguradora devido ao arrombamento do imóvel segurado e dos bens roubados;

Quebra de Vidros, Mármores e Granitos: Indenização em caso de quebra de portas, janelas, mesas e balcões;

Responsabilidade Civil Familiar: Garante os custos ocasionados a danos causados à terceiros, oriundos do imóvel seguradora. Exemplo: queda de uma árvore no muro do vizinho;

Impacto de Veículos Terrestres: Cobre os danos causados ao imóvel e os bens dentro dele, devido a impacto de veículos conduzidos por terceiros;

Escritório na Residência: Garante a indenização dos equipamentos, móveis e materiais de escritório instalado dentro da residência devido a fogo, danos elétricos, roubo e furto;

A escolha de cada uma vai depender do tipo de construção que está sendo realizada, se possui muitas janelas de vidros, arvores em volta da residência, etc. Por isso, é sempre bom pedir a ajuda de um corretor que tenha experiência com esse tipo de seguros para fazer a escolha mais adequada;

Além das coberturas, a seguradora ainda oferece 3 planos de assistência residencial que possuem diversos serviços para auxiliar com pequenos imprevistos, como: chaveiro, eletricista, encanador e até mesmo instalação de móveis e objetos;

QUANTOS CUSTA UM SEGURO PARA CASA CONTAINER?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, um seguro residencial possui um custo muito baixo. O valor anual custa em média R$ 300,00. Porém os valores podem variar de acordo com as coberturas contratadas e os valores de indenização para cada uma delas.

A forma de pagamento é feita em boleto bancário, cartão de crédito ou débito conta, e o seguro não possui nenhum prazo de carência para começar a contar a cobertura. É um seguro muito simples e fácil de contratar.

Cote-seguro-container
bottom of page