top of page
  • Lucas Amaro

Destinos no sul no Brasil para conhecer de moto

Atualizado: 25 de nov. de 2022



O sul do Brasil é tão convidativo para o moto Turismo que fica difícil dizer quais são os principais destinos para você conhecer e as melhores rotas a percorrer.


Na realidade vale a pena visitar toda a região sul do país. Mas eu fiz uma pesquisa e encontrei diversos locais maravilhosos que são perfeitos para visitar. De todos que vi, decidi listar três, e olha que não foi nada fácil.

Quer conhecer? Então viaje comigo.


Preparação


Antes de falarmos sobre os destinos é importante entender que toda viagem requer um preparo. Faça um bom planejamento. Defina o destino, trace o roteiro, pesquise locais para se hospedar, leve sua moto para um check up completo e contrate um seguro de moto.

Rio Grande do Sul


O primeiro destino é o paraíso dos cânions, Cambará do Sul, localizada a 200 km de Porto Alegre. A cidade está a 1.050 metros acima do nível do mar e tem menos de sete mil habitantes. São apenas 1.213 quilômetros de extensão.

A rodovia estadual que dá acesso à cidade é a ERS-020 com alguns trechos ainda sem asfalto. Se você gosta de desbravar os locais que visita este lugar é perfeito para isto, pois o turismo da cidade é de exploração e descoberta.

No inverno o céu é bem claro e não chove muito, clima perfeito para aproveitar as trilhas incríveis da região. Já o verão permite os deliciosos banhos de cachoeira e é famoso por um fenômeno conhecido como viração, que nada mais é que o encontro da umidade da serra com a massa de ar quente vinda do mar, que produz muita cerração sobre os cânions.

Santa Catarina


Minha segunda sugestão é a Serra do Rio do Rastro, que fica ao sul de Santa Catarina, um Estado considerado, por muitas pessoas, como um dos mais lindos do Brasil.


A SC-438 tem 35 quilômetros de extensão de mata atlântica e mais de 250 curvas que criam muita emoção para quem está sobre a moto.

Se de dia o visual é lindo, a noite, a iluminação intensifica a beleza. Mas o destaque é para a estação mais fria. No inverno as possíveis geadas deixam o local fantástico, porém muito perigoso, inclusive por causa da névoa que limita bastante a visualização.

Subir ou descer a Serra do Rio do Rastro é uma experiência incrível e inesquecível para os motociclistas mais aventureiros.


Não há como deixar de aproveitar os aclives e declives bem acentuados. O ponto alto é da Serra é o mirante que fica localizado a mais de 700 metros de altitude.

Paraná


Finalmente a Estrada da Graciosa que te leva ao maravilhoso litoral paranaense. Inaugurada em 1873 ela já foi considerada a estrada mais importante do nosso país. Em 1992 a PR-410 foi eleita Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, tamanha riqueza natural que ela detém.

Para quem ama viajar de moto a Estrada da Graciosa também é um roteiro inigualável. A diversão começa em Curitiba e termina no litoral do Paraná. No trajeto você ainda passa por Morretes e Antonina.

Construída em paralelepípedos, a PR-410 está repleta de paradas obrigatórias, como o Portal da Graciosa (com arquitetura da época das missões jesuítas).

Os recantos (onde o viajante pode encontrar lanches, produtos regionais, mirantes, cachoeiras e churrasqueiras) não podem passar despercebidos, e vou destacar três:

  • Recanto Engenheiro Lacerda: deste ponto é possível avistar as baías Antônia e Paranaguá, além do Pico do Paraná.

  • Recanto Bela Vista: a visualização neste lugar é do berço do montanhismo brasileiro, o Pico do Morumbi.

  • Recanto Parque Mãe Catira: o mais procurado por causa de suas churrasqueiras, estacionamentos e do rio Mãe Catira, muito apreciado pelos banhistas.

Existem muitos outros locais maravilhosos para conhecer. O moto Turismo cresceu nos últimos anos em virtude dos investimentos na infraestrutura, o que aumentou substancialmente o número de pessoas viajando de moto pelo sul do Brasil.

Agora é só escolher o seu destino e boa viagem!

bottom of page