Como escolher a melhor moto para iniciantes?

Atualizado: 30 de jun.


melhor-moto-para-iniciantes

O número de motociclistas tem crescido bastante nos últimos anos aqui no Brasil, e o mercado vem trazendo diversos modelos para atender diferentes perfis.


Um desses perfis que mais cresce é o de motociclistas iniciantes. Muitas pessoas estão substituindo o carro ou até mesmo o ônibus, pela moto. Sendo uma opção mais rápida e econômica.


Se você é uma dessas pessoas e está pesquisando comprar a sua, então chegou no lugar certo. Confira como escolher a moto certa para iniciantes.


Características de uma moto para iniciantes


Se você está comprando sua primeira moto, é importante conhecer algumas características que farão toda a diferença em relação a sua segurança na hora de dirigir e também no seu conforto.


Isso vale, principalmente, se a sua experiência no trânsito é zero! Os cuidados que você precisa ter serão redobrados, então ter o total domínio sobre a moto fará muita diferença.


Confira então 4 características que você precisa ficar atento da hora de escolher sua primeira moto. Assim você poderá economizar tempo, dinheiro e aumentar sua vontade de pilotar.


1. Aonde você vai andar com a moto


Sim, parece óbvio, mas é importante você lembrar aonde vai andar a maior parte do tempo com a moto. Será na cidade, na estrada ou numa estrada de chão?


Alguns modelos de motos possuem as rodos muito finas, e acaba não só dificultando a pilotagem, mas como ameaçando a sua segurança.


Até mesmo na cidade, em algumas ruas com o asfalto ruim você precisa tomar cuidado, se estiver com uma moto com rodas finas.


Lembre-se disso quando for escolher sua primeira moto. Confira alguns modelos que vou sugerir para os três tipos mais comuns de lugares: cidade, estrada e estrada de chão:


  • Cidade: City, Trail, Naked, Esportiva e Scooter;

  • Estrada: Custom, Naked, Big Trail, Esportiva e Touring, e;

  • Estrada de chão: Trail, e Big Trail.


2. Peso da moto


O peso da moto é importante para você ter o controle dela, porque muitas vezes você vai precisar ficar com ela parada e segurando seu peso.


Você não precisa ser forte para ter uma moto pesada, mais sim experiência. E claro, se você é iniciante, experiência aqui não é o seu forte (no momento).


Se você puder fazer um test ride, ótimo! Assim poderá sentir bem o peso da moto. Caso não seja possível, faça alguns teste na própria loja.


3. Altura da moto


Outra característica importante para você ter o domínio perfeito da moto é a altura dela. O ideal é que você fique em uma posição em pé com ela levemente inclinada.


Se você for mais baixo, procure modelos menores nessa primeira escolha, até que esteja mais seguro em relação a pilotar.


Lembre-se, estamos falando sobre escolher a melhor moto para iniciantes. Depois que tiver mais experiência, conseguirá pilotar motos maiores e mais pesadas.


4. Como sua moto será utilizada?


Outro aspecto que precisa ser considerado é o objetivo para uso da moto. Há pessoas que precisam de uma modelo que rode bem na cidade, pois irão usar quase que exclusivamente para trabalho e estudos, já outras desejam um modelo que seja mais compatível com o lazer.


Modelos adequados para uso comum, ou seja, estudar e trabalhar, precisam ser necessariamente econômicos e confortáveis.


Aqueles que desejam uma moto para lazer buscam mais o critério do design e aconchego. Deu para perceber que – em ambos os casos – o que prevalece é a comodidade? Pense nisso quando escolher a sua.


Motos leves para iniciante


Como falei, o peso da moto vai influenciar bastante sob o controle que você terá sobre ela. Então confira as 5 motos mais leves vendidas no mercado:


1. Honda Pop 110i - 87kg


honda-pop

A Honda Pop tem suas vantagens. Está na lista das motos mais econômicas e também naquela das motos mais baratas do Brasil. É um modelo indicado para iniciantes.


Seu banco está a menos de 75 cm do chão. Pesa apenas 87 kg a seco. Para se ter uma ideia, uma CG 160 Titan, que é uma moto leve, marca 117 kg na balança. São 30 kg de diferença.


2. Haojue Lindy 125 - 106 kg


haojue-lindy-125

A maioria das motos scooter são baixas. Como ainda são automáticos e leves, costumam ser boas indicações para pessoas que estão começando a pilotar.


A Haojue Lindy 125 tem apenas 73 cm de distância em relação ao solo e também é leve: 106 kg.


3. Honda PCX - 125 kg


honda-pcx

A Honda PCX é uma ótima moto para iniciantes, seu peso seco é de 125 kg. Apesar de não ser a scooter mais barata, ela apresenta ótimas características para quem busca conforto e segurança na sua primeira moto.


4. Yamaha NMax - 127 kg


yamaha-nmax-160

A NMax é a principal concorrente da PCX da Yamaha. Pesa cerca de 125 kg seco apresenta um design bem bonito.


5. Yamaha Neo 125 - 95 kg


yamaha-neo-125

Outra moto da Yamaha que é bem leve e uma ótima escolha para motociclistas de primeira viagem é a Neo 125. Pesa cerca de 95 kg seco.



cotar-seguro-online-rapido