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COTAR SEGURO

5 Coisas que você precisa saber antes de contratar um seguro de celular

18/10/2018

 

 

Por que contratar seguro para celulares? Por estarem cada vez mais repletos de tecnologia estes aparelhos se tornaram muito valiosos. Processadores, câmeras e telas de última geração deixaram os telefones móveis tão completos a ponto de até substituírem, em muitas situações, um computador. Estas inovações valorizando os celulares com o passar do tempo. Há quem diga que o processador é o maior responsável pelo preço elevado. Mas na verdade, todos os componentes contribuem para isso. Quanto melhor for a tecnologia, o desempenho e a capacidade de memória, mais caro será o preço final. Quando investimos alto para adquirir um celular (alguns modelos chegam a custar mais de R$ 10.000,00, como o Iphone X), não queremos que ele quebre ou seja roubado. Mas, então, o que é preciso saber antes de contratar um seguro de celular?

 

Roubo e furto qualificado

 

O simples desaparecimento do aparelho (furto simples ou sem evidências) e perdas não têm cobertura. Geralmente as seguradoras indenizam somente roubo e furto qualificado. Fique atento a isto quando for cotar o seguro para o seu celular. Converse com um corretor e esclareça esta questão, pois seu aparelho não será ressarcido se apenas sumir de sua mochila enquanto estiver em um transporte público a caminho do trabalho, por exemplo. É impossível para uma seguradora evitar fraudes e para incluírem este tipo de cobertura o custo subiria consideravelmente, tornando totalmente inviável a contratação do seguro pelo consumidor.

 

 

Quedas

 

Outro acidente que acontece muito com estes pequenos aparelhos é a queda. Se o celular cair e a tela quebrar a indenização só ocorrerá se ficar entendido que não houve a responsabilidade do segurado. Existem várias exclusões que você precisa ficar ciente para não ser pego de surpresa, como a inexistência de cobertura para um celular que cair na piscina.

Franquia e carência

 

Geralmente a participação do segurado é de 25% sobre o valor total do aparelho, ou do reparo do celular. Para falar de uma forma bem resumida o segurado será indenizado pelo valor do conserto, menos a franquia que consta da apólice. Estes detalhes são importantes, pois é comum as pessoas contratarem um seguro sem conhecer suas regras e depois se depararem com surpresas por falta de conhecimento. Veja também se existe carência, pois é possível que a seguradora coloque um período mínimo para o uso do seguro, que pode ser de 30 dias.

 

Preço e indenização

 

O custo é precificado de acordo com o valor do celular e das coberturas contratadas. Você pode solicitar uma cotação on-line para ter uma ideia de quanto pagaria para proteger seu aparelho. Somente avaliada várias seguradoras você poderá contratar um seguro de celular mais barato e que lhe atenda no caso de um sinistro. Outro fator que você deve analisar é a indenização no caso de uma perda total. Você pode receber um outro aparelho ou o valor de mercado em dinheiro.

 

 

Nota fiscal e Boletim de ocorrência

 

São dois documentos que as seguradoras exigem, portanto guarde muito bem a nota fiscal do seu aparelho. Caso você tenha comprado seu aparelho fora do Brasil, é preciso da nota fiscal do país de origem. Em caso de um roubo, ou furto qualificado, providencie, o mais rápido possível, um BO.

 

Observando estes pontos que destaquei você irá contratar um seguro adequado às suas necessidades.

 

 

 

 

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QUEM ESCREVE OS ARTIGOS

Olá, sou o Lucas Amaro. Sou formado em Administração de Empresas e na Escola Nacional de Seguros. Tenho 30 anos e trabalho com seguros desde os meus 17 anos. Se tiver alguma dúvida pode me enviar por e-mail:

lucasamaro@cobrasguros.com.br.

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