Como fazer um aviso de sinistro?


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Se você possui algum tipo de seguro contratado, seja carro, moto, vida, empresarial, residencial, viagem, profissional ou qualquer outro tipo, é importante saber como fazer um aviso de sinistro junto a sua seguradora.


Antes de qualquer coisa é importante você saber alguns conceitos básicos sobre o que é aviso de sinistro, assim todo o processo ficará mais fácil e você irá conseguir resolver sem dúvidas.


Se você contratou o seguro através de uma corretora de seguros, então aconselho entrar em contato com ela para providenciar o aviso de sinistro. Tenho certeza que poderão lhe ajudar.


O que é um sinistro?


Sinistro é o termo usado para definir qualquer evento em qualquer tipo de seguro, o acontecimento de algum acidente que já esteja previsto e coberto no contrato.


Vamos pegar como exemplo o seguro de carro, que é o mais contratado aqui no Brasil. Quando um carro que possui um contrato de seguro se envolve em algum acidente, ao acionar o seguro ele fará um aviso de sinistro junto a seguradora.


"...evento que já esteja previsto e coberto no contrato de seguro''.

No seguro de vida, quando algum acidente com o segurado(a), por exemplo uma doença é diagnosticada, será necessário comunicar a seguradora sobre o fato. Isso será o aviso de sinistro.


Então se você tiver um contrato de seguro e precisar utilizar, você fará um aviso de sinistro junto a sua seguradora para providenciar todos os documentos necessários para receber sua indenização. Simples, certo?


Como fazer um aviso de sinistro?


A primeira coisa que você precisa para fazer um aviso de sinistro é saber qual a seguradora foi contratado o seguro. Pode parecer óbvio isso, mas tem muitas pessoas que não sabem ou perderam o documento.


Depois disso, você poderá fazer seu aviso através dos canais de comunicação oferecidos pela seguradora. Antigamente isso era feito exclusivamente através da central pelo telefone, mas hoje pode ser feito de várias forma: site portal do cliente, sitie chat, WhatsApp e aplicativo.


Você pode consultar a disponibilidade de canais no próprio site da seguradora ou então perguntar para seu corretor ou corretora de seguros. Lembrando que eles poderão também lhe ajudar nesse processo.


Para lhe ajudar vou colocar abaixo uma lista com os site e telefones da área de sinistro das seguradoras que trabalhamos. Você poderá acessar e confirmar quais sãos os canais de atendimento:


Aviso de sinistro Aliro Seguros

Telefone: 0800 770 1318

Acessar o site aqui


Aviso de sinistro Allianz Seguros

Telefone: 0800 013 700

Acessar o site aqui


Aviso de sinistro Azul Seguros

Telefone: 0800 703 0203

Acessar o site aqui


Aviso de sinistro Bradesco Seguros

Telefone: 0800 701 2757

Acessar o site aqui


Aviso de sinistro HDI Seguros

Telefone: 0800 770 1608

Acessar o site aqui


Aviso de sinistro Liberty Seguros

Telefone sinistro veículos e vida: 0800 701 4120

Telefone sinistro patrimonial: 0800 702 5100

Acessar o site aqui


Aviso de sinistro Porto Seguro Seguros

Telefone sinistro veículos e patrimoniais: 0800 727 0800

Telefone sinistro pessoais: 0800 727 9393

Telefone sinistro equipamentos eletrônicos: 0800 727 8118

Acessar o site aqui


Aviso de sinistro Sulamérica Seguros

Telefone sinistro veículos e patrimoniais: 4090 1012

Telefone sinistro vida: 0800 778 1073

Acessar o site patrimoniais aqui

Acessar o site pessoais aqui


Aviso de sinistro Suhai Seguros

Telefone: 3003 0335

Acessar o site aqui


Aviso de sinistro Tokio Marine Seguros

Telefone: 0800 318 6546

Acessar o site aqui


Quais documentos para sinistro são necessários?


Os documentos solicitados para um aviso de sinistro poderão variar de acordo com o tipo de seguro contratado. Por exemplo, se for um seguro de vida, então laudos médicos serão solicitados. Mas se for seguro de carro, o boletim de ocorrência será solicitado.


Aqui nesse artigo vou comentar apenas os documentos solicitados de forma geral, aqueles que são solicitados para qualquer tipo de seguro:


  • Cópia do comprovante de residência do beneficiário;

  • Cópia da folha de cheque ou cartão do beneficiário;

  • Laudos/documentos que comprovem o dano ocorrido (será emitido pelo órgão ou profissional especializado);

  • Ficha cadastral (modelo é enviado pela seguradora);

  • Cópia do CPF, RG ou CNH do beneficiário;


Além desses documentos serão solicitados outros pertinentes a cada tipo de seguro, conforme mencionado acima. Em alguns casos, como seguro empresarial, são solicitados documentos técnicos emitidos por profissionais especializados.



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