Guia completo: Conheça todos os tipos de motos que existem

conheca-todos-os-tipos-de-motos-que-existem

VOCÊ LÊ EM 2 MINUTOS

Elas estão por todos os lugares: na cidade, na estrada, no chão batido e no deserto. Com diferentes tamanhos, modelos e estilos, cada vez mais surgem motos novas para diferentes tipos de pilotos.

Talvez o mais conhecido seja esportiva, pelas famosas Kawasaki Ninja, mas sabia que existem mais de 7 tipos de motos diferentes? Isso sem falar nas sub categorias e alguns modelos que se encaixam em mais de um estilo.

Ter definido qual será a principal utilização da moto faz toda a diferença na hora de escolher o modelo adequadamente, evitando arrependimento e gasto desnecessário. Por isso confira abaixo as principais categorias de tipos de motos que existem e escolha qual é a sua cara.

CUB

moto-tipo-cub

O nome Cub vem de Cheap Urban Bike (em português algo como moto urbana barata), esse estilo de moto surgiu em 1958 com a invenção do modelo Honda Super Cub, que na época fez um enorme sucesso, sendo produzidas mais de 100 milhões de unidades.

Uma das suas principais características, além do chassi muito resistente, é o câmbio sequencial de 4 marchas com embreagem semiautomática do tipo centrífuga, assim o piloto faz as trocas de marchas sem acionar a embreagem.

Esse tipo de moto é indicado para: quem procura uma moto barata, leve e econômica. Perfeito para quem está começando ou retomando a pilotar.

Confira alguns modelos de moto tipo Cub:

- Haojue Nex

- Honda Biz 125

- Honda Biz 110i

- Honda Pop 110i

- Shineray Jet 50

CITY OU STREET

moto-tipo-street

Assim como o próprio nome já diz, as motos do tipo City ou Street são aquelas ideais para andar nas ruas da cidade, apresentando boa dirigibilidade. São os tipos de motos mais fáceis de serem encontradas nas ruas, e as suas cilindradas variam entre 150, 200, 250 e 500.

Esse tipo de moto é indicado para: quem procura uma moto barata, leve, econômica. Perfeito para cidades com grandes centros urbanos movimentados.

Confira alguns modelos de moto tipo City/Street:

- Honda CB 250 F Twister

- Kawasaki Z 400

- Honda CG 160 Cargo

- Dafra Apache RTR 200

- Haojue Chopper Road 150

TRAIL

moto-tipo-trail

Como o próprio nome já diz, essas motos são indicadas para o uso off-road, trilhas e estradas que são mais irregulares. Também servem perfeitamente para o uso na cidade, principalmente para aquelas que tem bastante buracos, algo bem comum aqui no Brasil.

Confira quais são as melhores motos para fazer trilha.

Esse tipo de moto é indicado para: tanto para cidade como para quem costuma andar em terrenos off-road, ou sejam estrada de chão e com irregularidades.

Confira alguns modelos de moto tipo Trail:

- Honda XRE 300

- Kawasaki Versys-X 300

- Royal Enfiled Himalayn

- Yamaha XTZ 150 Crosser

SCOOTER

moto-tipo-scooter

As motos do tipo Scooter se caracterizam pela sua posição de pilotagem que permite ficar na posição sentado e com os pés apoiados no piso da moto, sem a necessidade de usar os pés para trocar a marcha.

O crescimento desse estilo de moto cresceu muito nos últimos anos aqui no Brasil, pois é muito fácil de dirigir, digamos que é quase “sentar e sair andando”. E alguns modelos ainda oferecem espaço embaixo do banco que possibilita guardar o capacete e demais itens.

Confira quais são as melhores scooter vendidas no Brasil.

Esse tipo de moto é indicado para: pilotos de primeira viagem, quem procura uma opção prática, barata e econômica para se locomover no trânsito dentro da cidade = mobilidade urbana.

Confira alguns modelos de moto tipo Scooter:

- Honda PCX

- Yamaha N-Max

- Kymco Agility 200

- Haojue Lindy 125 CBS</