Carro reserva: será que você realmente precisa?


Contratar a cobertura de carro reserva é um item bem importante de se pensar quando você está comprando uma apólice de seguro de carro. Faça uma análise do seu dia-a-dia e veja qual a real necessidade de ter um carro a sua disposição durante 24h caso o seu tivesse que ficar na oficina por uma ou duas semanas. Se você possui compromissos que são indispensáveis para sua locomoção ter um veículo, então não deixe de avaliar a possibilidade de ter essa cobertura no contrato, e veja por quantos dias seria a melhor opção para você.

Leia também:

++ Quais sãos os carro mais roubados no brasil em 2017

++ Quais são coberturas obrigatórias no seguro de carros

Em muitos casos, com a intenção de reduzir os gastos com o seguro, as pessoas deixam de avaliar essa necessidade, quando precisam usar o seguro e o carro fica no conserto, gastam muito mais tendo que alugar direto com uma locadora, ou tendo que usar táxi ou transporte por aplicativos. De fato a cobertura agrava o valor da apólice, mas existem planos que custam menos de R$ 150,00 por ano, praticamente o valor de uma diária em locadoras.

Regras básicas, importante saber antes de contratar

A cobertura poderá ser acionada quando o veículo segurado for roubado ou furtando, e quando se envolver em acidente, sendo o segurado culpado e fazendo o pagamento de franquia. Quando o segurado for terceiro no acidente, ele não possui direito a usar a cobertura de carro reserva, somente no caso do terceiro não assumir a culpa e o segurado acionar seu próprio seguro para o conserto. Algumas seguradoras oferecem cobertura de carro reserva quando terceiros, vale a pena analisar essa questão também para evitar dores de cabeça.

Outro ponto importante é que para locação do veículo, será feito um contrato direto com a locadora, sendo a seguradora responsável pelo pagamento das diárias, mas as regras seguidas são da própria locadora. Assim, deve-se respeitar a idade mínima de 21 anos e ter carteira nacional de habilitação por pelo menos 2 anos, bem como calção, franquia e outras regras que serão bem informadas no momento da retirada.

Após utilizar uma vez a cobertura durante a vigência, automaticamente ela se reintegra, assim, a cada novo evento (acidente, roubo ou furto ou acidente), o segurado terá disponível o número total de diárias contratadas.

Acionando a cobertura

Após o acidente, o próximo passo será a abertura do processo de sinistro junto com a seguradora. Nesse momento será comunicado o acionamento da cobertura, e a mesma será liberada após realização da vistoria no veículo segurado. O prazo para liberação do carro reserva é em média 48 horas, mas pode variar, em algumas seguradoras que oferecem o posto de atendimento, o cliente faz a vistoria no local e já sai com o carro. Mas após liberação confirmada, o segurado entrará em contrato novamente com a seguradora para retirar o veículo na locadora referenciada e no local agendado.

Por quantos dias vale a cobertura e quais modelos estão disponíveis

Existem planos disponíveis para contratar que custam até R$ 150,00 no valor total da apólice, que são para 7 diárias. Mas existe a possibilidade de estender para 15, 30, 45 dias e até mesmo planos que garante o carro até o veículo ser entregue na oficina. Obviamente que quanto maior for a extensão da cobertura, mais carro será o valor pago. Mas como foi dito no início do post, vai da análise do uso de cada pessoa.

Além do número de diárias, o cliente pode escolher se prefere contratar um carro básico (com ou sem ar), carro médio (1.4 com ar e direção) ou um carro superior (2.0 completo). Da mesma forma, quando melhor o veículo escolhido, mais caro será o valor da cobertura.

Gastar mais para ter uma cobertura que você não irá utilizar realmente não faz sentido nenhum, mas gastar mais para alugar um carro com uma locadora faz menos ainda. Veja se você realmente precisa ter a sua disposição um carro para cumprir com suas tarefas diárias, caso sim, pense em contratar a coberturas de carro reserva na sua apólice.

48 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
calculator (2).png
COTAÇÃO
RÁPIDA

Obrigado. Em breve lhe enviaremos.

ARTIGOS EM DESTAQUE
FAIXA VERTICAL - CÂMERA.png
FOTO FRONTAL LUCAS AMARO (REDONDA).png

SOBRE O AUTOR

Lucas Amaro, gaúcho, graduado em Administração de Empresas e pela Escola Nacional de Seguros. Tem 32 anos e trabalha com seguros desde os 17. Sócio e gerente de marketing da Cobra Seguros - @cobraseguros - empresa fundada há mais de 30 anos pelo seus pais.

calculator (3).png