top of page
  • Lucas Amaro

Carro reserva: será que você realmente precisa?


carro-reserva-vale-a-pena

Contratar a cobertura de carro reserva pode ser um item bem importante quando você está comprando uma apólice de seguro de carro.


Mas você precisa fazer uma análise de como é sua real necessidade no dia-a-dia, e se ter uma carro a sua disposição durante 24h de fato é preciso.


"compromissos que são indispensáveis para sua locomoção ter um veículo, então não deixe de avaliar a possibilidade..."

Se você possui compromissos que são indispensáveis para sua locomoção ter um veículo, então não deixe de avaliar a possibilidade de ter essa cobertura, e claro, veja por quantos dias seria a melhor opção contratar.

Em muitos casos, com a intenção de reduzir os gastos com o seguro auto, as pessoas deixam de avaliar essa necessidade, e quando o carro fica no conserto, gastam muito mais tendo que alugar com locadora ou transporte por aplicativo.


Contratar um carro reserva também não é alto muito caro, e existem planos que custam menos de R$ 150,00 por ano, oferecendo 7 dias de aluguel.

Regras básicas, importante saber antes de contratar


A cobertura de carro reserva somente poderá ser acionada nos seguintes casos:


  1. Roubo ou furto do veículo, caracterizando perda total, e ou;

  2. Quando o valor do conserto for igual ou maior do que a franquia.

Existem outras situações em que o carro reserva poderá ser acionado, como forma de benefício e diferencial de algumas seguradoras. Por isso, sempre vale a pena analisar bem todas as clausulas do contrato.

Outro ponto muito importante é o caução que precisa ser deixado na locadora. Muitas pessoas não entendem isso, mas a seguradora paga as diárias de aluguel do carro reserva. Mas todas as regras de que a locadora tem de locação, deverão ser cumpridas pelo cliente.


Ter idade igual ou maior de 21 anos e CNH por pelo menos 2 anos, também é outra regra estabelecida pelas locadoras. Isso é importante quando você for contratar o seguro, porque se não se encaixar nesse regra, não adianta contratar carro reserva.

Após utilizar a cobertura de carro reserva durante a vigência, automaticamente ela se reintegra. Isso quer dizer que, se precisar usar novamente, o mesmo período de diárias vai estar disponível.

Acionando a cobertura de carro reserva


O primeiro passo para pode usar a cobertura de carro reserva é realizar o aviso de sinistro. Comunique a seguradora sobre o acidente.


O prazo para liberação é após a vistoria feita, em média 48 horas. Se você fizer no posto de atendimento da sua seguradora essa liberação pode ser de imediato.


Liberação confirmada, agora é só entrará em contrato novamente com a seguradora para retirar o veículo na locadora mais próxima da sua residência.

Diárias de carro reserva disponíveis


Geralmente os planos disponíveis são para que são para 7, 15 ou 30 dias. Mas alguns seguros oferecem opções estendidas, inclusive por tempo ilimitado, até seu carro ficar pronto.


É claro que: quanto maior for a extensão da cobertura, mais carro será. Mas se você precisa usar, o valor da cobertura será muito menor do que alugar um carro por fora do seguro.

Além do número de diárias, você pode escolher se prefere contratar um carro modelo básico ou um modelo mais completo. E sim, isso também vai impactar no valor da cobertura.


Resumindo...

Gastar mais no seguro para ter uma cobertura que você não irá utilizar realmente não faz sentido. Por isso você precisa analisar se precisa ou não contratar um carro reserva.


Se as suas atividades diárias necessitam de carro, como por exemplo: ir trabalhar levar filhos no colégio, entre outras, o carro reserva será muito importante.


E não se esqueça de avaliar o número de diárias contratado, pois cada vez mais as oficinas estão ficando cheias e as peças demorando para chegar. Eu indico sempre no mínimo 15 dias.

Comments


bottom of page