top of page
  • Lucas Amaro

Seguro de moto cobre alagamentos?


seguro-moto-cobre-alagamento

Seguro de moto cobre alagamentos?


As fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, causando inúmero estragos levantam uma dúvida muito comum: seguro de moto cobre alagamentos?


Muitas pessoas tem dúvidas sobre essa coberturas e também sobre diversos outros desastres da natureza, causando danos parciais e até mesmo total em seus veículos.


Bom, a resposta vai depender da cobertura contratada na apólice. Sim, ter contratado um seguro de moto não significa que estará coberta, é preciso que tenha a cobertura contra alagamentos e inundação.


Se você possui seguro para sua moto eu vou te contar em detalhes sobre essa cobertura e como descobrir se o seu seguro cobre esse tipo de situação.

Como descobrir se o seguro de moto cobre alagamentos?

A cobertura compreensiva no seguro de veículos, também conhecida como "cobertura total" oferece proteção para alagamento, inundação e outros danos causados por desastres da natureza. Porém nem sempre é fácil de identificar.


Muitas vezes na sua apólice ela não aparece como cobertura compreensiva, e muitas vezes são códigos que a seguradora utiliza, sendo possível identificar somente lendo as condições gerais do seguro.


Para confirmar, então você precisa pegar sua apólice e, com ela em mãos é só ir até aonde aparece o campo escrito COBERTURAS.


Todas as apólices de seguro que tiverem a cobertura de colisão contratada cobrem danos causados por alagamentos e inundações.


Confira um exemplo abaixo de uma apólice da Porto Seguradora, aonde aparece a informação no campo mencionado.


coberturas-apolice-porto-seguradora
Imagem 1: coberturas apólice Porto Seguradora.

O primeiro item dessa lista de coberturas é COLISÃO/INCÊNDIO/ROUBO/FURTO, ou seja, essa apólice oferece cobertura de perda parcial ou total para danos materiais causados na moto.


Confira outra exemplo, agora pegando uma apólice de seguro auto da Allianz Seguradora:


coberturas-aolice-allianz-seguradora
Imagem 2: coberturas apólice Allianz Seguradora.

Veja que novamente no primeiro item da lista de coberturas aparece CASCO: BÁSICA COMPREENSIVA - COLISÃO, INCÊNDIO, ROUBO E FURTO.


Aqui já aparece como compreensiva, ou seja, fica mais fácil identificar se possui cobertura ou não, conforme mencionei acima.


Agora como saber quando o seguro não cobre danos causados por alagamentos e inundações, confira a seguir.


Quais seguros de moto não cobrem danos por alagamentos?


Algumas seguradoras oferecem opções de coberturas parciais para o seguro de motos, que é o caso da Suhai Seguradora.


Ela é uma seguradora que oferece diferentes opções de coberturas, possibilitando assim uma redução significativa no preço do seguro, porém uma limitação na abrangência da proteção também.


Por isso, é muito importante ao contrato seu seguro estar atendo no que você está contratando, se realmente vai estar com acordo com aquilo que você procura e precisa.


Confira abaixo um exemplo de apólice da Suhai aonde o seguro não cobre danos causados por alagamentos e inundações.


coberturas-apolice-suhai-seguradora
Imagem 3: coberturas apólice Suhai Seguradora.

Você consegue perceber que agora nessa lista de coberturas, o primeiro item aparece EXCLUSIVA ROUBO/FURTO TOTAL, ou seja, exclusivamente vai indenizar apenas em casos de roubo ou furto.


Todo e qualquer dano por colisão, seja parcial ou total estará excluído nessa apólice, inclusive alagamentos e inundações.


Preste atenção na hora de contratar o seguro para sua moto e tire todas suas dúvidas com o corretor ou corretora de seguros.


O que saber sobre a cobertura de alagamento


Existem algumas informações importante que você precisa estar atento sobre a cobertura de alagamento e inundação no seguro de moto. Existem duas situações diferentes:

  1. Se os danos ficarem acima da franquia, estarão cobertos todos os prejuízos: perda parcial ou total, bem como a limpeza, troca de peças, lataria, elétrica, entre outros possíveis danos;

  2. Se os danos forem abaixo da franquia, a cobertura ocorrerá somente se o segurado tiver a cobertura opcional de limpeza em caso de alagamento. Caso não contrate, todo o prejuízo ficará por conta do segurado(a).

É importante informar também que caso o motorista faça algo, comprovadamente, que tenha contribuído para agravar os danos, como por exemplo entrar em uma rua alagada, a seguradora pode se negar a pagar a indenização.

Isso pode caracterizar calço hidráulico, ocasionando um travamento abrupto e consequente empeno ou ruptura das bielas.

Cobertura de limpeza em caso de alagamento: o que é?


Essa é uma cobertura opcional dentro do seguro de moto que serve para cobrir os danos em caso de alagamento ou enchente que forem menores que o valor da franquia da apólice. Ela podem ser contratada voluntariamente.

O custo dela é baixíssimo, menos de cinquenta reais, mas esse valor pode variar de acordo com a região que você mora.

Ela garante a troca da forração e feltros, limpeza e higienização das partes atingidas por enchentes, inundação e alagamento, e ainda tem abrangência em todo o Brasil.

Hozzászólások


bottom of page