Seguro empresarial: como funciona e o que ele cobre

Atualizado: 23 de mar.


Seguro-empresarial-como-funciona-o-que-ele-cobre

Se você está pesquisando como proteger sua empresa então chegou no lugar certo. Eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre como funciona um seguro empresarial, o que ele cobre, o que ele não cobre, quanto custa, quais as franquias e se vale a pena ou não contratar.


O brasileiro ainda reluta na hora de investir na segurança do próprio patrimônio e, por isso, o seguro empresarial é pouco contratado em nosso país. Proteger somente após um acidente e não prevenir é uma questão cultural em nosso país.

Esse seguro serve para qualquer tipo de negócio, e a maioria das seguradoras possuem em seu portfólio de produtos. São muitas opções hoje no mercado e você pode contratar um produto específico para o seu negócio, seja ele uma pet shop ou um hotel.

Como funciona um seguro empresarial

O seguro de empresarial é feito através de uma corretora de seguros especializada que tenha parceria com seguradoras que oferecem esse tipo de seguro. Sim, para contratar esse seguro você precisará entrar em contato com uma corretora.


São aceitos diversos nichos de mercado, abaixo eu vou listas grande parte delas, mas caso sua empresa não esteja nessa lista é só entrar em contato conosco para confirmar. São mais de 15 nichos com coberturas específicas para cada um deles, confira:


1. Academias;

2. Bares e restaurantes;

3. Cafeterias;

4. Clinicas e consultórios;

5. Concessionárias;

6. Coworking;

7. Escolas;

8. Estética e beleza;

9. Farmácias;

10. Floriculturas;

11. Hotéis e pousadas;

12. Lavanderias;

13. Organizações religiosas;

14. Papelarias;

15. Perfumarias;

16. Pet Shop e clinicas veterinárias;


Também são aceitas grandes indústrias, como engenharias e usinas, porém a aceitação é mais criteriosa, sendo sempre necessário realizar uma vistoria prévia antes da aceitação. Essa vistoria é feita pela própria seguradorae não possui nenhum custo.


Falando em custo, o preço do seguro empresarial é calculado em cima de duas variáveis: tipo de atividade e as coberturas contratadas. Existem muitas e é importante você conhecer todas para deixar sua empresa mais protegida possível.


Existem algumas diferenças entre as seguradoras, por isso é importante você pedir a cotação em mais de uma delas, assim você consegue comparar valores e franquias.

O que um seguro empresarial cobre?


O seguro empresarial oferece coberturas completas, que vai desde danos causados na estruturas do prédio, como também para os funcionários, através da cobertura de vida. Confira abaixo quais são as coberturas do seguro:


Incêndio, Explosão, Implosão e Fumaça (obrigatória)

Cobre os danos materiais causados por incêndio, explosão, implosão, queda de aeronave ou fumaça, mesmo se iniciarem fora do local segurado. Essa cobertura poderá amparar tanto a estrutura física quanto o mobiliário e as mercadorias.


Cobertura de alagamento

Com contratação liberada para todo o Brasil e para qualquer atividade, essa cobertura protege contra excesso de água de chuva que cause enchentes ou ruptura de reservatórios de água com origem fora do local do segurado.


Cobertura de danos elétricos

Garante danos a aparelhos e instalações elétricas por curto-circuito, variação de energia ou queda de raio.


Cobertura de roubo e furto de bens e mercadorias

Em caso de assalto à mão armada ou arrombamento da empresa, cobre mercadorias, máquinas, equipamentos e a destruição causada ao imóvel.


Cobertura de responsabilidade civil empregador

Cobre os danos materiais ou corporais sofridos pelos funcionários, dentro ou fora da empresa, desde que estejam em serviço. Abrange inclusive as despesas médico-hospitalares, odontológicas e funerárias desses funcionários.


Cobertura de subtração de valores

Cobre os valores monetários da empresa em caso de assalto à mão armada ou arrombamento do local. Até 50% do valor contratado para a cobertura pode ser utilizado para garantir valores nas mãos de portadores, quando estiverem em trânsito para remessa a bancos, pagamentos e cobranças de terceiros, em caso de assalto à mão armada.


Cobertura de bullying

Na cobertura de danos morais, é possível contratar de forma adicional os danos por bullying, causados aos alunos das instituições, seja por outros colegas ou até por funcionários da escola, desde que a instituição seja responsável judicialmente pela situação.


Cobertura de contaminação e deterioração de mercadorias em ambiente frigorificado

Garante a reposição de mercadorias armazenadas em geladeiras, freezers ou câmaras frias, danificadas por falta de energia elétrica por mais de 24h ou por falha no sistema de refrigeração.


Cobertura de danos morais

Cobre os danos morais de terceiros, se a empresa for responsabilizada civilmente a indenizá-los, por conta de um dano material e/ou corporal.


Cobertura de delivery

As mercadorias transportadas em veículo próprio da empresa, durante um percurso de até 100km, para entrega a clientes, estarão protegidas em caso de roubo e de acidentes com o veículo transportador.


Cobertura de desmoronamento

Cobre os danos por desmoronamento de muros, paredes, queda de marquises e beirais, inclusive os equipamentos, móveis e mercadorias danificados pelo desmoronamento. Cobre, também, os custos para proteger um desabamento e as despesas com a retirada de entulho.


Cobertura de despesas fixas

Garante o pagamento de contas fixas, como água, luz, impostos, salários, entre outras, caso a empresa tenha que ser paralisada por causa de incêndio, danos elétricos, tumultos ou vendaval.


Cobertura de despesas com instalação de novo local

Cobre as despesas com a mudança para um novo local se, por causa de um sinistro, a empresa tiver que se mudar definitivamente.


Cobertura de equipamentos cinematográficos

Cobre os danos causados a filmadoras, máquinas fotográficas, lentes e demais equipamentos de áudio e vídeo da empresa, em caso de acidentes, inclusive durante atividades externas.


Cobertura de equipamentos eletrônicos com ou sem roubo e furto

Garantia de cobertura para os equipamentos eletrônicos, como computadores, impressoras, televisores, entre outros, caso sejam danificados acidentalmente durante transporte interno ou por incêndio, danos elétricos, desmoronamento ou vendaval.


Cobertura de equipamentos estacionários

Cobre os danos causados a equipamentos estacionários, em acidentes dentro da empresa. Os equipamentos estacionários são aqueles de uso comercial ou industrial de uso fixo, ou seja, que não se deslocam por si só.


Cobertura de equipamentos móveis e empilhadeiras

Cobre os danos causados a equipamentos móveis, por causa de acidentes dentro da empresa, durante deslocamento ou durante transporte externo. Os equipamentos móveis são aqueles que se deslocam por si só.


Cobertura de fidelidade de empregados

Cobre os prejuízos que a empresa possa ter por causa de crime de roubo ou furto praticado por seus empregados contra seu patrimônio.


Cobertura de lucros cessantes

Garante a perda do lucro líquido e o pagamento das despesas fixas, caso a empresa precise ser paralisada por causa de incêndio, danos elétricos, tumultos ou vendaval, durante o período de paralisação.


Cobertura de painéis, anúncios luminosos e letreiros

Cobre os danos a anúncios e antenas do estabelecimento em caso de acidentes, inclusive por incêndio e ventos fortes.


Cobertura de perda ou pagamento de aluguel do imóvel

Garante o pagamento do valor do aluguel e das parcelas de IPTU de um novo local provisório, durante o período de reparo, caso a empresa não possa realizar suas atividades no local em que está, devido a danos causados por incêndio. Se o imóvel tiver um inquilino, garante também o aluguel que o proprietário deixa de receber.


Cobertura de reformas

Amparar os danos aos clientes em caso de erro na interpretação da receita médica ou na aplicação de curativos e injeções.


Cobertura de responsabilidade civil guarda de veículos

Cobre os danos causados a veículos de terceiros estacionados na empresa, em caso de incêndio e assalto. A cobertura ampla ampara, também, danos por batidas durante manobras, danos pela queda de objetos nos veículos, além de danos por desabamento ou desmoronamento do local.


Cobertura de responsabilidade civil

Garante o reembolso das despesas com danos causados a terceiros dentro da loja.


Cobertura de responsabilidade civil (farmácia)

Amparar os danos aos clientes em caso de erro na interpretação da receita médica ou na aplicação de curativos e injeções.


Cobertura de sprinklers

Ampara as mercadorias e bens danificados se os chuveiros automáticos (sprinklers) forem acionados acidentalmente e também os custos para normalização do sistema de sprinklers.


Cobertura de tremor de terra e terremoto

Garante os danos a estrutura do imóvel e bens incorporados, como antenas e placas solares, além de seu conteúdo, caso venham a cair por conta de tremor de terra e terremoto.


Cobertura de tumultos

Cobre a depredação sofrida pela empresa, por causa de tumultos ou greves.


Cobertura de vazamento de tubulações

Ampara danos causados por problemas com as tubulações ou tanques da empresa. Se uma tubulação ou um tanque se romper e a água danificar a construção ou os móveis, equipamentos, estoque e até matéria-prima de uma empresa, iremos garantir todos esses danos. Essa cobertura ampara, inclusive, casos de desabamento de estrutura e também de danos elétricos, em situações onde a água atinja a rede elétrica, queimando equipamentos.


Cobertura de vendaval, furacão, ciclone e granizo

Cobre danos decorrentes de ventos fortes, ciclone, tornado ou queda de granizo, que causem destelhamento do imóvel, quebra de letreiros, danos a janelas, portas e inclusive o conteúdo (móveis e mercadorias), danificados ou molhados por esses acidentes naturais.

Vale a pena contratar um seguro empresarial?


A contratação de qualquer tipo de seguro sempre irá depender do valor que esse bem entrega para você. Eu sempre falo que seguro é sinônimo de prevenção, então se você é uma pessoa prevenida e enxerga grande valor agregado, então vale a pena contratar o seguro sim.


Tratando-se de um seguro empresarial, algo que pode ser sua principal fonte de renda então é indispensável. Talvez você não consiga ver isso pois os acidentes não são tão frequentes, mas quando ocorrem o prejuízo é enorme!


Se você tem uma empresa com funcionários que dependam dela também para sustentar suas famílias, pense nisso. Como falei, o preço do seguro muitas vezes é baixíssimo comparado aos prejuízos que pode ser gerados.



cotar-seguro-empresarial